quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vença o medo

"E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.  E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?  E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.  E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?” Gênesis 3.8-11
Vivemos dias em que muitos estão vivendo amedrontados.  Imagine a insegurança em que  pessoas que moram em zonas de conflito como a Coréia do Norte, o Afeganistão vivem, a insegurança que muitos vivem pela falta de segurança no ambiente onde vivem... o homem tem muitos motivos pra temer, contudo muitas vezes o medo não tem razão de ser.
O medo é criado pela mente humana. Muitas vezes temos medo de cometer erros, de perder o amor das pessoas, de sentir dor, medo da morte.
Todos estamos sujeitos a ter medo. Olhe para um grande líder, ele também sofre medos, inseguranças... todavia, o medo pode ter um lado positivo, preventivo que se manifesta quando vemos as consequências de atitudes erradas.

O grande problema do medo, é quando o medo domina a pessoa. Se uma pessoa é motociclista, por exemplo, e não tiver medo de sofrer um acidente poderá tomar atitudes que colocarão sua vida em risco.
O medo não pode nos dominar, nos limitando e nos impedindo de fazer coisas elementares, como por exemplo, viajar de avião.
O medo nem sempre será vencido, mas ele pode ser enfrentado!   Deus nos premia quando enfrentamos o medo, quando confiamos n’Ele.
Preste atenção nas consequências das suas atitudes, ter medo do que pode lhe causar dano  é saudável, mas nunca permita que o medo o impeça de conquistar, de lutar pelos seus objetivos, pelos seus sonhos.
Muitas pessoas têm medo de serem decepcionadas porque não se previnem contra isso. Casar é um risco, você não conhece a pessoa, é preciso confiar em Deus.
800 vezes aparece na Bíblia a frase: “Não temas!”  Veja algumas pessoas que tiveram medo, mas que receberam uma  palavra de vitória:

Jeremias
- Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.
Jeremias 1.8
Isaías - Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Isaías 41.10
Daniel - Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste. Daniel 10.19
Estamos sujeitos a situações que podem nos amedrontar, mas precisamos ter segurança no Deus que servimos. A segurança em Deus nos ajuda a enfrentar o medo.
Lembre-se sempre: Melhor é não pecar, porque depois a duplicata vem. Adão teve medo porque pecou! O pecado nos faz ter medo!
- Há pessoas  que têm medo de não serem aceitas pela outras. Repreenda esse medo e transforme sua vida em alegria.
- Não tenha medo de morrer, de arriscar, tem gente que tem medo de errar. Invariavelmente quem faz alguma coisa está sujeita a errar.

-  Há pessoas que tem medo do futuro. Jesus Cristo disse: “Basta cada dia o seu mal...!”  Se soubéssemos das mazelas que podem acontecer, nos precaveríamos.
“Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. Nunca estive tranquilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação.” Jó 3.25-26
Como vencer o medo? A vitória sobre o medo em muitos casos é algo que temos que aprender e até mesmo conviver, só não podemos desesperar.
O melhor remédio contra o medo é ler a Palavra de Deus é inculcá-la no seu coração.  “Eu sei em Quem tenho crido!” “Guardei a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti!”
Pr. Jorge Linhares
Edição: Pr. Jorge Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário