sábado, 8 de dezembro de 2012

As marcas do chamado por Deus

“Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele. Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.“ 1 Reis 19:19-21

1ª marca) Produtividade

Deus chama pessoas produtivas. Quando Deus chama Abraão, (Gn 12.5), ele saiu com fazenda, gado e criados, ele era um homem produtivo. Noé foi produtivo por 120 anos e construiu de forma produtiva. Jesus quando chamou os discípulos (Mt 4.18) escolheu os produtivos. Paulo em I Ts 2.9 diz: “Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.”  Paulo era produtivo, trabalhador!

A passagem que mais gosto sobre produtivo é a respeito da história deGideão: Juízes 6.11, 12 diz:  “Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.”
Gideão foi chamado de varão produtivo, varão valoroso.  Fico assustando quando alguém diz para mim que abandonou o emprego, o trabalho e que está à disposição para trabalhar na igreja. Quem falou que tem que largar tudo? Deus não chama preguiçoso, nem vagabundo, mas pessoas produtivas.

2ª marca) Quem é chamado por Deus recebe pelo menos um sinal da chamada (Vs19)

Chamada sem sinal é equívoco, engano e emoção. Elias lançou sobre Eliseu o símbolo de sua autoridade ministerial e profética. É importante ressaltarmos que Deus dá sinais!  Há pessoas que acreditam que Deus falará tudo que acontecerá com elas, mas o Senhor nos dá sinais.

Ele disse a Abraão: “Sai da sua terra e da sua parentela e vá para a terra que eu te mostrarei!”
Abraão não sabia para onde estava indo, ele tinha um sinal, uma palavra para sair e ir!

Existem dois tópicos para confirmação nessa área:

- Paz  “Seja a paz de Deus o árbitro nos vossos corações!”

- Não tomar decisões debaixo de confusão (2 Co 14.33)

Você foi chamado para o ministério de sacerdote ou de rei?

Existem pessoas que foram chamados com a unção de rei, mas querem a unção de sacerdote e vice-versa. Muita pessoas  na igreja com  excelente condição financeira querem  ter unção de sacerdote.

Uzias tinha unção de rei e foi um dos reis mais espetaculares de Israel, um dia ele pensou que tinha unção de sacerdote e ofereceu sacrifício no lugar do sacerdote – o resultado? Ficou leproso.

Há também, pastores querendo se bancar financeiramente, esquecendo-se da provisão do Senhor.  Se quem te chamou não te garante, então, porque você é pastor? Saiba distinguir a unção que está sobre a sua vida. Aquele que te chamou é quem garantirá a provisão para a sua vida...

3ª marca) Atitudes radicais

Atitude é um comportamento ditado por uma disposição interior que nos leva agir em direção a chamada, em direção a visão.  Abraão saiu sem saber para onde ia. (At 7.3.) O chamado ministerial requer atitudes radicais.  Se você não está disposto a sofrer mudanças radicais, fique quieto onde você está.

4ª marca) O chamado por Deus tem vínculos ( Vs 20)

Noé fez uma arca para ele e sua família. Davi era da casa de Jessé, Paulo,  judeu religioso  como seu pai.
Você tem vínculos com quem? Existem pessoas que caem de paraquedas e mesmo assim muitos dão oportunidade. É importante termos a ciência que não existe homem sem história.  Uma pessoa que não se importa com a família não presta para o ministério.

Pr. Silas Malafaia no Programa Vitória em  Cristo – 8/12
Edição: Renata G. Santana

Um comentário: