quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Assim também é a nossa família

“E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré. E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;
E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
Lucas 2.39-46

No nosso dia a dia vamos perdendo sem perceber muito dos nossos maiores valores, isso se dá por causa da agitação, da falta de tempo e não nos damos conta disso, afastando do essencial. As coisas essenciais vêm primeiro que as coisas importantes. 

José e Maria saíram de Nazaré e foram até Jerusalém... Naquela época não tinha carro. 112 km eles percorreram. As mulheres não eram obrigadas a estar na festa, os homens sim eram obrigados, mas as mulheres não. Por que então Maria foi junto com José, enfrentando o tempo e a estrada? Isso me faz dos relacionamentos familiares, do companheirismo. Por isso Deus fala da adjutora – adjutor é  aquele que está junto.

Jesus foi para Jerusalém aos 12, ele seria considerado ‘filho da lei’, membro efetivo da comunidade religiosa. Quando eles regressaram de Jerusalém para Nazaré, Jesus ficou em Jerusalém.
Há pessoas que ao lerem essa passagem recriminam José e Maria, como eles esqueceram Jesus? Alguns historiadores dizem que Jerusalém na época de Jesus tinha mais ou menos 120.000 habitantes, na Páscoa iam para a festa, 3.000.000.000 de pessoas (três milhões de pessoas). Havia pessoas pra tudo quanto é lado. 

Jesus tinha 12 anos e estava numa transição. Ele tinha 12 anos e sentia como um rapaz de 13 anos. Aos 13 anos, o jovem era apresentado a sociedade como ‘filho da lei’. 

Quando José e Maria viram que Jesus não estava entre eles, se apressaram a procurá-lo.
Algumas lições: 

1ª lição ) Em tudo na nossa vida é necessário fazer  um balanço

Há muitas pessoas que precisam avaliar como está a situação

Muitas vezes é necessário parar, fazer um balanço e verificar onde estão os nossos valores.

Quantas vezes vamos andando perdendo coisas e pessoas e não fazemos um balanço – o que está acontecendo com meus sonhos, projetos, com o outro? 

Precisamos parar e nos perguntar: “Como está a minha vida? O que tenho perdido? Onde e como estão o que valorizo?” 

Lembra da mulher das dracmas? Ela percebeu que faltava uma dracma porque ela contava. Você precisa contar os teus valores, porque vamos andando ‘mais ou menos’ e achando que estamos indo bem.

2ª lição) Nem todo pensamento lógico é o certo 

Maria estava pensando lógico, mas pensava errado. Há coisas que os homens pensam ser a lógico – Ana queria um filho e chorava por isso, Elcana chega e pergunta a ela: “Não sou melhor pra você que dez filhos?” Ana queria um filho!

Muitas vezes é necessário pararmos e verificarmos como está de fato a nossa vida! Precisamos para de jogar a responsabilidade para outro, senão poderemos correr o risco de ninguém resolver o problema. 

Tudo que é combinado não sai caro, mas tem que estar combinado! Todo mundo tem qualidades e defeitos. 

Às vezes e quase sempre temos que dar o braço a torcer e geralmente quem tem que dar o braço a torcer é o homem. A mulher tem uma antena que a gente não tem, ela vê coisas que o homem não vê. 

3ª lição) Para ter de volta o que foi perdido, temos que tomar a decisão de procurar

Não basta apenas dizer: “Perdi!”  Se você quer reaver as coisas que perdeu precisa tomar uma decisão na sua vida. 

Temos que tomar decisão, postura... José e Maria tiveram que voltar a Jerusalém, enquanto buscaram Jesus no meio dos parentes não encontraram. 

Muitas vezes temos que voltar e  reconhecer que erramos. Já foi comprovado que  100% dos casamentos que não dão certo são provenientes de algo chamado: ‘Ira reprimida’.  Casamento para ser vitorioso, os dois precisam perder. 

4ª) Não desista daquilo que Deus te deu

Quando olhamos para o que não temos, não valorizamos o que temos.  José e Maria não desistiram na primeira busca, eles procuraram Jesus no meio dos parentes, em meio aos conhecidos, e não encontrando resolveram ir a Jerusalém... 

Não desista da tua casa, dos teus filhos, do seu cônjuge, você não foi chamado para desistir, mas para vencer. Desistimos fácil das coisas e logo colocamos um ponto final.

Não desista dos valores que o Senhor deu a você!

Há valores na sua vida que você ainda não descobriu, é uma riqueza ter filhos bons, vizinhos bons, reconheça os valores que Deus colocou junto a você!

Se necessário dê o braço a torcer, peça perdão, volte a ‘Jerusalém’... conhecemos um homem e uma mulher de Deus quando ele é capaz de pedir perdão até quando não está errado. 

Conhecemos uma mulher, um homem de coração quebrando quando o mesmo (a) é capaz de pedir perdão mesmo não tendo errado.

Ainda é tempo de correr e valorizar o que é essencial no lugar daquilo que é importante. O seu trabalho é importante, a sua conta bancária é importante, mas existem coisas essenciais e às vezes estamos abrindo mão das coisas essenciais. 

Pr. Arnolfo Pinheiro
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário