sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O valor da amizade

A amizade é a melhor maneira de curar a solidão, até porque existem casais que não são amigos, não têm dialogo. 

Salomão falou muito sobre a amizade e teve um papel preponderante no discurso dele. Ec 4 fala que é melhor serem dois que um.

. Quando temos amigos somos mais prósperos no que fazemos e quando caímos, a outra pessoa que nos ama,  irá querer nos levantar. 

“Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo.” Provérbios 27.17

Quer crescer de verdade? Tenha amigos, de preferência que confrontem  você. 

“Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.” Provérbios 18. 1

A verdadeira sabedoria está na dimensão dos relacionamentos. Não temos que ter inúmeros amigos – ter muitos amigos sem aprofundar a amizade é furada, é melhor ter poucos amigos verdadeiros. 

Uma amizade pode ser tão benéfica pra você que pode ser mais profunda que o relacionamento com um irmão.

Daniel tinha a oportunidade de fazer aliança com várias pessoas de diferentes etnias, mas ele escolheu fazer aliança com Sadraque, Mesaque e Abdnego. 

Daniel se integrou a esse grupo dos três.  Daniel escolheu se ajuntar a esse grupo, escolheu andar com os crentes. 

Escolha ter amigos que servem a Deus, que são amigas da pessoa que você quer mais ter na vida que é Jesus. 

A igreja às vezes é um lugar em que as pessoas colocam uma máscara. A santidade cristã deve ser ativa.  Evangelho se vive em comunidade, relacionamento. “Onde estiverem dois ou três reunidos no meu nome...”

A alma de um jovem que se une a  pessoas que não servem a Deus, tende a pender para a práticas dessas pessoas. “Não se prenda  a um jugo desigual.!”

Daniel propôs no coração fazer um jejum, seus amigos não, mas quando ele foi falar com o chefe dos Eunucos, ele os colocou no propósito.

Você é um amigo que levanta, que estimula a busca pelo Senhor, ou é um freio de mão na vida das pessoas? 

Em outra situação complexa, Daniel foi buscar orientação com os amigos. Amizade boa é aquela que você pode contar com ela na hora da prova.  

É na angustia que a amizade vira irmandade. A amizade na hora da dor salva alguém de cometer uma loucura. Jesus no auge da dor no Getsêmani chamou três discípulos para orarem com ele.
 
No Salmo 46 diz que Deus é socorro bem presente na hora da angústia.

Os amigos de Daniel sabiam que o rei exaltaria quem interpretasse o sonho, e mesmo assim, eles oravam por Daniel,  porque a vitória dele, seria a  deles também e quando ele foi honrado, ele honrou seus amigos.

“Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de babilônia. E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei.” Provérbios 18.48-49

Sabe o que é isso: Os amigos devem estar conosco na  luta e também na bênção.



Pr.  Diogo Dantas
Edição: Renata Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário