quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Nada haver?

E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, e o SENHOR os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos. Juízes 13:1
Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou.
E o Espírito do SENHOR começou a incitá-lo de quando em quando para o campo de Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.   Juízes 13.24-25

Sansão era um nazireu separado por Deus, filho de uma mãe estéril – ele era um milagre, um salva vidas. 

Sansão era um exército de um homem só. Um só homem salvando vidas. A geração de Sansão estava corrompida e o Senhor o levantou como um salva vidas.
 
Um salva vidas sempre deve estar onde está o perigo eminente. 

Sansão era portador de uma força sobrenatural porque o Espírito de Deus estava sobre ele, e ele tinha um caminho a trilhar, porque Ele era um salva vidas

Sansão passava pelas mesmas privações e provações que passamos, só que sobre ele estava o Espírito de Deus. 

Em dado momento da vida de Sansão vemos na Bíblia (Jz 14.1) que ele começou a descer...

Sansão era nazireu e havia algumas coisas que ele não podia fazer dentre elas  tocar em coisas imundas, beber vinho e ele desceu as vinhas de Timna e lá ele se interessou por uma mulher filisteia. 

Sansão não podia com nada dessas coisas, mas começou a se aproximar do que Deus havia orientado para que ele não chegasse perto, iniciando uma caminhada rumo a destruição. Ele começou a brincar não com suas forças, mas com suas fraquezas. 

Gostamos de brincar com nossas fraquezas.  Sansão cresceu o olho na filisteia.  Nessa vinha ele também encontrou com um leão... “Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.” Juízes 14.5

A Bíblia diz: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”  1 Pedro 5.8

Sansão continuou em declínio.  “E desceu, e falou àquela mulher, e ela agradou aos olhos de Sansão. E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.” Juízes 14.7-8

Na terceira vez que Sansão brincou com sua fraqueza, ele se apartou do caminho. Pode ser que você ainda tenha prazer na sua fraqueza, mas brincar com as fraquezas nos leva a desviar do propósito de Deus para a nossa vida. 

Como se não bastasse tanta confusão Sansão vai até o Vale de Soreque,  “E depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.” Juízes 16.4

Sansão não aprendeu com o erro, ele estava sempre brincando com a própria fraqueza.  O significado de Vale de Soreque é também vinho – ele não podia com o vinho, a ele era proibido.
Devemos lutar contra as nossas fraquezas, nosso chamado é para salvação de vidas, não para administrar as nossas ambições.
 
Sansão se esqueceu disso, se esqueceu que a força que ele tinha vinha do Espírito de Deus.  Se o cheiro da ‘vinha’ tem levado você para longe de Deus e quebrado sua consagração, essa história pode terminar mal. 

Sansão se descuidou e enfraqueceu a sua comunhão com Deus. A força de Sansão não estava nele mesmo, mas na comunhão que ele tinha com o Deus de Israel.
 
Você tem tido comunhão com o Deus de Israel ou o cheiro da ‘vinha’ tem te afastado cada vez mais d’Ele? 

Não se perca no caminho da vida, procure hoje se concertar com Jesus, do contrário, como diz Spurgeon , você será um Mefibosete dos pés e um Bartimeu dos olhos. 

Quando Sansão saiu do propósito de Deus tudo começou a dar errado. Pedro também se afastou do caminho e viu Jesus de longe e o que aconteceu com ele? Negou o mestre. 

Perder a comunhão com Deus custou muito caro a Sansão:  “E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.” Juízes 16.20

Pensa em algo triste, desesperador, o Espírito do Senhor já não era mais sobre Sansão e ele não notou. Ele se afastou tanto do caminho, que tudo passou a ser normal. 

Logo após esse fato Sansão perdeu a visão. Quem perde a  unção, perde também a visão. Depois de perder a unção e a visão, Sansão pede a Deus que se lembre dele. 

Em Atos 1.8 diz: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês...” Atos 1:8
O nome Sansão na tradução é pequeno sol. Que possamos iluminar verdadeiramente para honra e glória do Senhor Jesus. 

Pr. Pett
Edição: Renata Santana




Nenhum comentário:

Postar um comentário