sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Seja forte

“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:"Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.
Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste.
Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. "Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.
Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.
Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".  Josué 1.1-9

“Todo aquele que se rebelar contra as suas instruções e não obedecer às suas ordens, seja o que for que você lhe ordenar, será morto. Somente seja forte e corajoso! " Josué 1.19

 Os conselhos de Deus para Josué são também para a nossa vida e que podemos colocar em prática todos os dias em todos os momentos. Nesse texto percebi que por 4 vezes Deus disse a Josué: “Seja forte, Moisés meu servo é morto!” Quero ministrar sobre a sua vida que Deus há de fortalecer muito mais do que você imagina.  (Efésios 6.10/ Romanos 4.20/ Isaías 35.3) 

Josué agora estava à frente de um grande povo. Certamente Josué deveria estar desanimado, seu  líder maior havia morrido. Moisés tinha aberto o mar vermelho, tirado o povo do Egito entre tantas coisas e agora ele estava morto.

Porque precisamos ser fortes?
1º) Para saber superar as perdas e conquistar novos objetivos

Diante das perdas não se perca! O que fazer diante das perdas? Precisamos ser fortes.  Na perca de um ente querido é necessário ser forte. Diante da perca de um emprego, seja forte. Diante da perca de um bem, de um relacionamento, seja forte.  Diante de perdas seja forte em nome de Jesus. 

2º) Para acreditar que é capaz de fazer algo que nunca fez

Josué nunca pensou em estar na posição de Moisés, porém, Deus disse: “Seja forte!”
Você será forte para fazer algo que nunca fez no seu ministério, na sua casa, no seu  trabalho -seja forte. 

3º) Para ser fiel a Palavra de Deus e não desviar nem para direita nem para esquerda

Como está difícil ser forte no mundo em que vivemos.  As moças estão se oferecendo aos rapazes na maior cara dura.  Fuja do pecado para que um dia você possa dizer: “É possível fugir do pecado!”

São muitas as propostas que o  mundo oferece –seja forte, não ceda ao pecado! Como ser forte, ser santo, com vestimentas que induzem ao erro? Moças tomem cuidado com o tipo de roupa que vocês estão vestindo!

4º) Para saber relacionar com as pessoas

Existem boas pessoas, produtivas, mas existem pessoas que vivem num só dia os 4 temperamentos.
Há uma necessidade de termos essa compreensão de sabermos relacionar com as pessoas, tem gente que tem mau hálito, que é pedante, inconveniente.
5º) Precisamos ser fortes para continuar crendo que o Senhor é conosco por onde quer que formos

Em cada passo da nossa vida Deus nos fortalece nos capacita. No nosso lar, na nossa vida ministerial, familiar, no nosso casamento -  Quando o Senhor nos fortalece nos dá compreensão de coisas importantes que devemos saber, como por exemplo: casamos para fazer o outro feliz não para sermos felizes!

Deus é quem nos fortalece, nos capacita. “Fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder.” “Abrãao se fortalecia dando Glória a Deus” Dê Glória a Deus!
A história de Josué foi linda, ele se tornou um dos grandes nomes da Bíblia, um estrategista de guerras, porque Deus o fortaleceu! Que você se sinta fortalecido pelo Senhor.

Pr. Ismael Luz
Edição: Renata Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário