sábado, 12 de outubro de 2013

Os propósitos de Deus

“Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos. E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações. Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam. E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir. Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.” Juízes 6. 1-6

“Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.  Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.”  Juízes 6.11-16

No final Gideão consegue libertar Israel da opressão com 300 homens, ele consegue vencer seus inimigos e libertar o povo. Podemos entender algumas coisas interessantes nesse texto.

1ª) O diabo quer que você viva longe do propósito de Deus

Não estamos num playground, mas num campo de batalha. Nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra os principados nas regiões celestiais.

O diabo quer afastar você do propósito de Deus para a sua vida, distanciar você daquilo pelo qual você foi criado.

O povo de Israel se afastou do  propósito divino e se empobreceu, começaram a se esconder nas cavernas.  Quem sabe você não usa o talento que Deus te deu? Vemos pessoas que se afastam do propósito divino, porque satanás luta para isso.

Em nome de Jesus você vai ter tudo que o Senhor que você tenha, tudo que o Senhor quer que você seja!
Gideão malhava trigo num tanque de prensar uvas. Quando nos afastamos dos propósitos de Deus começamos a trocar as prioridades. O que era certo deixa de certo.  

O diabo inutilizou algo que era para ser alegria e assim muitas vezes acontece na nossa vida, o diabo inutiliza o que era para ser alegria e paralisa o propósito de Deus na nossa vida.

Não sei o que está parado na sua vida, mas em  nome de Jesus o que estava parado voltará a funcionar!

Veja como Deus nos vê: guerreiro, valente, princesa, guerreira, mulher de Deus, de oração... Deus acredita tanto em nós que entregou seu filho por nossa causa. Deus via Gideão como um valente, como um guerreiro.

Você pode ser usado como um valente na obra do Senhor.  A respeito do tempo: só vai piorar – não sou profeta do caos, mas se não fizermos algo no hoje, não faremos no amanhã.

Precisamos decidir servir a Deus e o resto ele vai cuidar! Toda vez que priorizamos o reino de Deus o reino prioriza  a nossa vida.

Gideão se via como o menor, Deus o via como grande. Precisamos entender a vontade de Deus a nosso respeito e absorvê-la. A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.  O segredo e deixar o Senhor reproduzir a vontade dele na nossa vida.

Muita gente sabe qual é a vontade de Deus e foge dela.  Quantas vezes eu sabia qual era a vontade de Deus e fugia dela? Jonas pagou do próprio bolso a passagem para entrar no navio e  fugir da vontade de Deus – há muitas pessoas pagando para fugir da vontade de Deus.

Precisamos parar de agir conforme o que pensamos a respeito de nós mesmos e assumir a nossa verdadeira identidade de filhos de Deus.  Não somos ‘coitadinhos’ somos filhos de Deus!

Existem marcas no mercado que são tão boas que o produto perde o valor do seu nome, porque a marca sobrepõe o produto - #Credibilidade. 

Ninguém pensa no produto, pensa no produto. No mundo espiritual a marca é maior que o seu nome,  seus problemas, maior que as suas impossibilidades. 

Deus disse a Gideão: “Com a força que você tem”.  Você tem uma força que às vezes não sabe que tem, mas tem. Deus colocou algo dentro de nós que só nós temos. No mundo inteiro ninguém tem a mesma impressão digital que temos, somos únicos. 


“Porquanto eu hei de ser contigo...” Juízes 6.16. A garantia de que Ele está conosco é a garantia de que teremos sucesso. Ele não te chama e te deixa, Ele te chama e te capacita.

Pr. Marcus Salles 
Edição: Renata Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário