domingo, 13 de outubro de 2013

Não enterre o talento!

"E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois.
Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. "Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles.
O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’.
"O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’
"Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’.
"O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’
"Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou.
Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’.
"O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei?
Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.
" ‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez.
Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.
E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’ ". Mateus 25. 14-30

 
Essa história que Jesus contou levanta uma pergunta para todos nós, o que você está fazendo com a sua vida, com o que Deus te deu? O que está fazendo com a sua existência? O capítulo 5 de Mateus fala sobre a volta de Jesus e Ele contou algumas histórias sobre o que devemos fazer enquanto ele não volta, devemos ser vigilantes. 

A parábola dos talentos diz que devemos ser produtivos enquanto Jesus não volta. O talento são nossos valores, habilidades, a nossa família, o que temos são talentos de Deus. Perceba que o talento é de Deus, somos os mordomos. 

Cada um de nós têm talentos diferentes. Cada cristão tem um dom, nenhum cristão tem todos os dons espirituais, mas todo cristão tem pelo menos um talento.

Um dia nos encontraremos com o Senhor e iremos prestar contas do que o Senhor colocou em nossas mãos. 

Essa história mostra pelo menos três coisas que Deus espera de nós:

1ª) Deus espera de nós iniciativa

Se apresente diante de Deus, não fuja do que precisa ser feito, tenha a iniciativa de realizar no reino de Deus.
 
Na vida não há o tiro de largada e muitas pessoas ficam paradas a vida inteira esperando esse tiro

Tudo na vida esse tipo de pessoa precisa ser empurrada, se ninguém a empurra, ela fica no mesmo lugar. 

Não fique esperando alguém pedir a você para realizar algo, faça algo por você mesmo. Tenha #iniciativa. 

Tenha iniciativa para trabalhar nos ministérios da igreja, para fazer algo diferente na sua faculdade, no ambiente onde você trabalha, faça algo  que traga produtividade à vida das pessoas. 

Quando começarmos a ter iniciativa, colheremos frutos. Deus quer de nós uma vida mais cheia de ação.

2ª) Deus quer de nós fidelidade

“Servo bom e fiel...” Não se venda para o mundo, não ceda diante das pressões. Transforme ‘tudo’ num púlpito, pregue, evangelize, para a glória de Deus. Durante o dia tomamos decisões e fazemos escolhas o tempo todo e a fidelidade a Deus passa por todas essas decisões.

O que você mudaria, transformaria por Deus? O que você não daria, não faria por Deus?

Seja fiel no pouco, em todas as áreas. Consagre seu corpo, sua família, sua casa, ao Senhor. Seja fiel nas suas palavras – tem gente que fala de mais: críticas, fofocas, murmuração.

3ª) Deus quer que assumamos riscos

Aquele que enterrou o talento deu uma desculpa, disse que tinha medo, que seu senhor era muito severo... 

Há pessoas que quando Jesus voltar irão apresentar um monte de desculpas para seus erros.

Assuma riscos para a glória de Deus. Não pode haver medo para servir a Deus, o cristianismo é uma vida empolgante, vibrante... é amor, é Jesus, é ser útil para a glória de Deus. Fale do amor de Deus no trabalho, na faculdade. 

Assuma riscos e o Espírito Santo irá te capacitar. “Aquele que perder a sua vida irá acha-la!” 

O que você quer ouvir dos lábios de Jesus no último dia? “Venha e participe da alegria” ou “Saia de perto de mim!” O servo inútil não aproveitou as oportunidades, ele enterrou tudo que havia sido dado a ele. 

Multiplique tudo que você é em prol do evangelho. Spurgeon disse: “Matem-se trabalhando para Deus e ressuscitem pelo poder da oração.”

A oração mais perigosa que podemos fazer é: “Usa-me”

O mundo não precisa de mais um servo inútil – inútil não serve pra nada, o mundo não precisa de mais um jovem maconheiro que dá trabalho para os pais, de mais assassinatos...  

O mundo precisa de Jovens Salva Vidas, esposas sábias, pais tementes a Deus, pessoas que tenham iniciativa para fazer as coisas do Senhor!

O mundo não precisa de mais uma pessoa para ser ‘barreira’, mas de construtores de pontes. 

Pr. Davi Lago
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário