terça-feira, 8 de outubro de 2013

O naufrágio de Paulo

“Não aparecendo nem sol nem estrelas por muitos dias, e continuando a abater-se sobre nós grande tempestade, finalmente perdemos toda a esperança de salvamento. Visto que os homens tinham passado muito tempo sem comer, Paulo levantou-se diante deles e disse: "Os senhores deviam ter aceitado o meu conselho de não partir de Creta, pois assim teriam evitado este dano e prejuízo. Mas agora recomendo-lhes que tenham coragem, pois nenhum de vocês perderá a vida; apenas o navio será destruído. Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me: ‘Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe as vidas de todos os que estão navegando com você’. Assim, tenham ânimo, senhores! Creio em Deus que acontecerá do modo como me foi dito. Devemos ser arrastados para alguma ilha". Atos 27.20-26

Como cristãos, como igreja de Deus, como obreiros não estamos isentos de lutas, problemas. Há tantas pessoas com tantos problemas, gente parada à beira do caminho, pessoas desanimadas, frustradas, dizendo: “Parece que Deus se esqueceu de mim...” Mas Deus não te esqueceu, Ele é o Senhor da igreja, o guia da igreja e ainda que pareça que Ele não está agindo, Ele está agindo.

Ainda que pareça que Ele não está operando, Ele está operando. Comece a crer que Deus está agindo. 

Luta neste mundo não acaba, mas o Senhor nos deu o Senhor Jesus para vivemos uma vida em vitórias – não há vitória sem luta. Os gigantes se levantam dia após dia, mas não tenha medo, há UM que já se levantou em seu favor e ele reinará para sempre!

Se a luta está ferrenha, pesada, calma porque a tua vitória está chegando!

Paulo estava no navio com pessoas que não conheciam o Senhor.  Eles estavam em meio a uma tempestade e Paulo anima os que estão no barco e os incentiva  a comer. 

Há pessoas que no meio da luta perdem o apetite, o sono, mas Deus não envia a luta para que as pessoas percam o apetite ou o sono, se este é o seu caso, tenha bom ânimo, fortaleça-se no Senhor. 

Quando comemos e bebemos em meio a luta estamos dizendo que há um Deus que não perde o controle da situação. Sobre a luta que você está passando o Senhor está no controle. Paulo disse aos tripulantes do navio para ficarem animados.

“...Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me: ‘Paulo, não tenha medo...” 

A quem você pertence? Eu sou serva do Grande Eu Sou. Deus diz a você: “Não temas” Na Bíblia tem a palavra “Não temas” 365 vezes, uma para cada dia do ano. 

Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.  Quem sabe você esteja levantando os olhos aos céus e não tem visto nenhuma estrela brilhando? Deus diz a você que haverá dias em que você não verá estrelas nos céus, nem o sol brilhar, mas não temas, porque acima das nuvens que estão tampando o sol, está o sol da justiça que vai brilhando, brilhando até ser dia perfeito. 

A luta vai passar e nós sairemos dela livres de todo mal.  O texto diz que a tempestade os acometeu por muitos dias... quem sabe você está vivendo um momento de vergonha, de dor, humilhação, choro? A Bíblia diz que o choro pode durar uma noite, Deus determinou um tempo até para o choro, mas a alegria vem ao amanhecer. A alegria de Deus irá chegar. Nenhum de nós vai se perder, só o ‘navio’.

Por causa de Paulo todos foram  preservados.  Quando Paulo chegou na ilha de Malta, os bárbaros acenderam uma fogueira. Isso nos mostra que não estamos sozinhos na batalha. Deus pode levantar um ímpio para nos abençoar, para nos dar a vitória. 

Paulo foi à luta. A fogueira é feita por pedaços de lenha forte, mas aprendi o segredo: para a fogueira acender mais rápido é necessário por graveto. 

... Paulo foi buscar gravetos  - quer vitória? Dê a sua participação. A fogueira, os bárbaros prepararam, mas os gravetos para o fogo vieram através de Paulo. O fogo virá através da sua vida.  O fogo arderá continuamente sobre o altar e o sacerdote pela manhã tirava a cinza. 

Quer fogo na sua vida? Tire a cinza. Quer fogo? Jogue gravetos.  
 
Quem trabalha se expõe, mas também tem o socorro do seu Senhor. Quando Paulo jogou os gravetos na fogueira, saiu uma víbora do meio dos gravetos e agarrou na mão dele. 

Os bárbaros disseram: “Esse homem é assassino, escapou do naufrágio, mas a justiça não deixa esse homem viver.!” Mas eles não sabiam que o Deus de Paulo é o autor da vida. 

O 'fogo' que você prepara te serve na hora da necessidade. Paulo sacudiu a víbora no fogo. Os bárbaros pensavam que Paulo ia inchar e cair morto – aqueles que estão esperando você cair morto verão você sacudir a víbora no fogo.  

O fogo aceso é para queimar  a víbora. Vá a luta, pegue os gravetos, os gravetos da fé, da oração, do renovo espiritual!

Pra. Luzia Viana
Edição: Renata Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário