domingo, 27 de outubro de 2013

Qual a sua atitude diante da promessa de Deus?


“E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.”  Números 13. 25-33

Creio nas promessas de Deus, creio que o Senhor tem promessas tremendas para a minha vida.  Creio que Deus tem para a minha família, sustento, provisão. Sei que algumas promessas de Deus ainda não se cumpriram, mas irão se cumprir. 

Esse texto fala a respeito de uma promessa de Deus a Abraão, passaram-se muitos anos para que essa promessa se cumprisse. O texto fala que o  povo estava às portas da Terra Prometida. Moisés enviou 12 espias à Terra, os quais atestaram que a promessa era verdadeira – Deus não mente, o Senhor havia dito que daria uma terra que manava leite e mel, mas o grupo se divide a partir daí. 

Dez espias tiveram uma percepção e os outros dois outra percepção.  Quero refletir sobre essas duas visões.

1ª barreira) Os 10 espias pararam de olhar para Deus e passaram olhar para as dificuldades humanas 

As promessas de Deus se cumprirão na nossa vida, mas é necessário pararmos de olhar para as dificuldades e olharmos para as promessas. 

Deus nunca nos disse que não teríamos problemas, enfrentamos dificuldades, mas sabemos que a promessa se cumprirá. 

II Coríntios 4.16-18 – Quando olhamos para as dificuldades, para as barreiras nossa tendência é desistir, mas quando olhamos para o Eterno nos fortalecemos. 

Às vezes sua promessa ainda não se concretizou, e por isso, você tem vontade de desistir, não desista.

Está difícil hoje? Essa leve e momentânea tribulação passará! Não coloque seus olhos nas dificuldades. Às vezes as promessas de Deus são tão grandes que pensamos não ser capazes, mas Deus é. 

2ª barreira) Muitas pessoas não dão ouvidos à voz de Deus

É  muito bom no momento de fraqueza, das lutas,  ouvirmos palavras de ânimo enviado por alguém de Deus.
 Não faça pouco caso da voz de Deus.

Sempre tem alguém para tentar nos prostrar, nos desanimar e exaltar nossos ‘defeitos’, creia no que o Senhor diz a seu respeito. 

3ª barreira) Aqueles homens menosprezaram o poder de Deus

Aqueles espias permitiram que aquela voz do inferno tirassem os olhos deles de Deus e olhassem para as dificuldades terrenas. Foi Deus quem fez a promessa e eles se esqueceram disso. 

Não menospreze o poder de Deus, muitas vezes o Senhor permite as dificuldades na nossa vida para reconhecermos a nossa dependência d’Ele.

A promessa era para aquele tempo, mas por causa da incredulidade do povo, eles deram volta no deserto por 40 anos. 

No cap 14 de números, verso 24, vemos que Calebe tinha um espírito diferente, um espírito conquistador. 

“Os homens de Judá vieram a Josué em Gilgal, e Calebe, filho do quenezeu Jefoné, lhe disse: "Você sabe o que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, sobre mim e sobre você.
Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança,
mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus.
Por isso naquele dia Moisés me jurou: ‘Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus’.
"Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!
Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época.
Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu". Josué 14. 6-12.

- Calebe não se esqueceu da promessa que o Senhor tinha feito para ele

Crer na promessa nos mantém vivos, fortes independentes do tempo.  Mesmo que demore, não podemos nos esquecer da promessa, porque o tempo de Deus é diferente do nosso. 

Deus prometeu levantar José como alguém de autoridade, e levou 13 anos para que ele fosse feito governador do Egito. As dificuldades na nossa vida não são para nos abater, mas para nos fortalecer. 

Fidelidade e perseverança são os elementos que nos levam a conquista da promessa, Calebe esperou por uma promessa 45 anos. 

A Palavra de Deus nos ensina a crer e sossegar porque no tempo certo as coisas vão acontecer.

- Calebe tinha força para guerrear

Calebe se manteve forte porque não desistiu das promessas do Senhor, tem muito crente que na primeira dificuldade desiste, entrega os pontos.  Deus não chamou o povo para ser frouxo, mas para ser guerreiro. Se formos frouxos, na hora da dificuldade, seremos derrotados. “Se te mostrares fraco no dia da angústia a sua força será pequena.” Se ficarmos desmaiados, as coisas realmente não acontecerão. Calebe aos 85 anos queria lutar!!! Se Deus prometeu Ele irá cumprir!

- Calebe tinha visão de excelência

“Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu
. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas...”

Calebe não tinha medo do mais difícil. Ele queria o melhor, Deus havia prometido a ele. Se Deus prometeu o melhor, não se contente com menos, ainda que você tenha que lutar para conquistar. 

Não se contente com um casamento que não seja exatamente o que Deus prometeu, não se contente com uma vida cristã que não seja exatamente a que Deus ensina. Calebe tinha visão de excelência. Se Deus prometeu, Ele vai fazer.
 
Qual é a sua atitude diante da promessa de Deus? Se você for incrédulo diante do que Deus te prometeu, atrasará a sua bênção!

{Davi esperou 30 anos depois que foi ungido por Samuel e não esqueceu da promessa. Ele nunca aceitou ser menos do que Deus falou com ele que ele seria. 

Samuel derramou o óleo sobre a cabeça dele e ele acreditou na promessa. Quando alguém, um homem de Deus lhe  der uma palavra, creia, segure a promessa!  Abraão esperou 25 anos (Gn 17.17).  Josué esperou 1 ano e Jesus há 2.000 anos espera que todos os corações tomem posse da vitória. Ele ainda não voltou porque Ele acredita que Isaías 53.11 se cumprirá...} Pr. Jorge Linhares


Pr. Leo China
Edição: Renata Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário