domingo, 14 de outubro de 2012

Aguente firme, por causa de Jesus

“Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência;
As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo,
Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”
Tito 2:1-11

A Igreja  não é constituída por paredes, mas por pessoas. Sem pessoas não existe igreja.  O grande milagre de Deus é pessoas diferentes se reunirem no mesmo lugar com o mesmo propósito. Uns cantam, outros tem o dom do ensino, alguns tem o dom de ofertar para missões, há os que tem o dom do socorro e assim sucessivamente.

A igreja é um ‘edifício bem ajustado’ e Jesus é o alicerce, a pedra de esquina. O alicerce não ó homem, o alicerce é Cristo. Por isso, não podemos basear nossa fé nos homens mas em Jesus.

Feliz é a pessoa que confia no Senhor e está na igreja por causa d’Ele. Todas as pessoas que colocam sua esperança e expectativa no homem se decepcionam. “Maldito o homem que confia no homem e faz do homem mortal seu braço forte!” O único que não falha conosco é o Senhor Jesus.

A igreja é a noiva e o pastor zela por ela. É importante lembrarmos que igreja não se abre, igreja nasce e quem a institui é Cristo porque Ele é o dono da igreja.

Quando vim para a Getsêmani confiava tanto num pastor auxiliar que viajava para pregar e  deixava a igreja nas mãos dele. Resultado: ele achou que era o pastor da igreja. Quando descobri expliquei a ele que o dono da igreja era Jesus e que igreja não era brincadeira. Depois desse dia nunca mais esse pastor colocou os pés  na igreja e morreu precocemente!

A Bíblia nunca mandou ninguém fazer discípulos pra si, mas pra Ele. Nós temos que ensinar o que Ele já ensinou – fazer discípulos é seguir as pegadas do mestre. Siga os passos de Jesus.
Um dia Jesus Cristo virá resgatar Sua noiva pura, sem mácula e sem defeito e nós somos essa noiva.

A igreja deve se reunir regularmente

Existem pessoas que acham que podem vir à igreja apenas quando estão ‘sentindo’ que devem. Não é assim. Israel era constituído por 12 tribos e cada uma fazia o que bem entendesse. Então Deus falou com Moisés que o povo deveria escolher um altar onde consagrariam seus filhos, fariam sacrifícios, onde conheceriam as leis do Senhor.

A conta bancária da igreja é menos importante que as pessoas
A igreja deve prestar socorro a ovelha que está precisando seja  espiritualmente, emocionalmente ou financeiramente.  A igreja tem compromisso com a ovelha e a ovelha deve ter com a igreja. Ou seja; se a ovelha precisar a igreja deve prestar socorro e a ovelha deve colocar o dízimo no altar, porque o dízimo não é da pessoa é de Deus! Quem administra o dizimo não somos nós!

A igreja tem que ser organizada

A igreja não é clube, shopping,  não é lugar para sermos paparicados, a igreja é um exército onde estamos alistados, e fomos convocados para esse exército. A igreja não é lugar para fazer negócios, para arrumar namorado (a), igreja é  o lugar para adorarmos a Deus! “A minha casa será chamada Casa de Oração”

Tito nos ensina algumas atitudes que devemos ter como igreja

“Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.” Tito 2:1 
O pastor não pode pregar o que ele quer, mas a sã doutrina.


Os homens devem ser temperantes

Não importa o local que estivermos,  representamos Cristo e o que fazemos deve ser feito com muita responsabilidade. Os homens devem ser respeitáveis, sensatos, sadios na fé (existem pessoas inconstantes que um dia estão bem, no outro, não chegue perto delas.)

Conselho as mulheres

As mulheres devem ser sérias (vestir-se decentemente). Não devem ser caluniadoras, nem dadas a vinho. Existem muitas coisas feias nessa vida, mas uma mulher bêbada é campeã.

As mulheres  mais velhas devem ensinar as mais novas a amar os maridos e também os filhos.  Devem ensiná-las a  serem sensatas, equilibradas – existem pessoas que não podem morar em prédio, de tanto que a pessoa grita.

As mulheres devem ser honestas, pagarem o que devem. Devem ser boas donas de casa, sujeitas ao marido, para que a Palavra de Deus não seja  difamada.

Conselho aos jovens

“Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.” Tito 2:6

Os jovens devem ser em tudo criteriosos. Devem agir com sabedoria não apenas numa área da vida, mas em todas as áreas.  Jovem, estude, seja respeitoso, trabalhador, esforçado, dedicado, solícito!
 
Conselho aos empregados

“Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo,
Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.” Tito 2:9-10

O funcionário não deve ser respondão, resmungão. Existem pessoas que furtam grampeador, defraudam nas ligações telefônicas, no papel ofício, etc. Não faça isso, seja exemplo!

Na igreja há pessoas de todos os tipos e devemos procurar o zelo e o temor do Senhor em tudo que fizermos.

É importante entendermos que nem tudo é de todos, nem tudo é pra todos, nem todos ficarão satisfeitos, mas o alvo da igreja é estar com Cristo na glória.

Por causa de Jesus aguente mais um pouco, um dia estaremos com Ele, andaremos com os discípulos, com o ex ladrão da cruz, conversaremos com Rute, Ester, com Isaías, iremos estar na Canãa Celestial.

Se a nossa vida se limita somente a esta somos os mais infelizes dos homens diz a Palavra de Deus!  Aguente firme mais um pouco por causa de Jesus.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário