domingo, 28 de outubro de 2012

Qual é a sua expectativa?

“E chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.” Lucas 4:16-20d

Qual o objetivo de estarmos na Igreja? Jacó quando fugia, saiu de onde estava e não chegou onde queria. (Gênesis 28) Ele estava num certo lugar; ou seja, num lugar indefinido.

Na vida cristã, saímos do modo como vivíamos em direção ao lugar que Deus tem para nós e muitas vezes nos cansamos na caminhada, dormimos sobre qualquer coisa e até mesmo temos a pedra como travesseiro. A falta de expectativa rouba de nós a sensibilidade de querer ver Deus agir na nossa vida

Jacó nasceu numa família que tinha compromisso com Deus, mas ele ainda não tinha percebido Deus, ele se preocupava com a primogenitura e na sua trajetória de saída da casa dos pais, Ele encontrou o Senhor.

É proibido entrar na presença do Senhor sem ter uma expectativa. Quem não tem expectativa nunca experimentará coisas grandes de Deus.

Os discípulos estavam com Jesus e o Senhor falou a eles que fossem na frente, eles entraram no barco e foram. O mestre foi ter com eles andando por sobre as águas e quando eles viram aquela cena, Pedro disse: “Se Tu és Jesus mesmo, manda eu ter contigo sobre as águas!” Pedro não estava priorizando ter um encontro com Jesus, ele já tinha se encontrado com Cristo, ele queria uma experiência a mais com Ele.

Quando vamos a igreja, temos que ter a expectativa de ter uma nova experiência com Deus. Às vezes ficamos satisfeitos com a presença de Deus no ‘Carmelo’ e nos esquecemos que onde está a presença de Deus, há o poder de Deus para operar novas experiências.

Sempre me incomodei com a miséria. Perguntava-me: “Porque as pessoas prosperam e eu não?” Muitas vezes quis ser filho do vizinho. Jesus nasceu numa casa pobre. E nesse texto vemos que Ele voltou para Nazaré (um local pobre) – a pobreza tem o poder de nos roubar a expectativa de um amanhã melhor. A pobreza nos rouba a coragem de tentar, nos marca de tal forma, que nos diz que nascemos para ser miseráveis.
Jesus nasceu num ambiente hostil e quando Ele dizia que veio de Nazaré, havia risos. “Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?”
Existem pessoas que foram ‘deformadas emocionalmente’ dentro de suas casas porque não tiveram pais e quando tiveram foram pais terríveis. Porque nasceram e viveram em ambientes de desesperança, mas quando Jesus abdicou da sua condição de Deus e se humanizou estava dizendo: “Homens de Deus vocês podem realizar o que eu realizei!” Nesse texto Jesus nos mostra como a vida pode dar certo.

Quando eu encontrei Jesus descobri que podia mudar minha vida. Aos 20 poucos anos, fui para a faculdade e me formei em Administração, meu filho que hoje tem 21 anos, está se formando em Direito. Nossa vida mudou, porque percebi que a minha história poderia ser transformada por Aquele que está sobre mim – o Espírito Santo de Deus!

- Para dar certo na vida verifique quem está sobre você

Quem está sobre você? Tenha postura de dependência de Deus!  A Bíblia diz: “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem seus dias na Terra” Fique debaixo da autoridade de seus pais, de seus líderes. Fique debaixo da autoridade do Espírito Santo.

Você não será nada na vida se não olhar pra cima e ver Quem está sobre você. No plano humano Rute era autoridade sobre  Noemi, Moisés sobre Josué...  Os projetos de Deus só se efetuaram quando você reconhecer quem está sobre a sua vida!

Quem está sobre você? No plano vertical Deus, mas no plano horizontal, homens de Deus!

- Precisamos entender para quê fomos ungidos

“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;”  Isaías 61.1

As coisas vão acontecer, a medida que você as faça acontecer movido pelo Espírito Santo de Deus!

Deus deu a você habilidades diferenciadas, colocou o Espírito Santo dele sobre a sua vida! O Senhor não unge a pessoa para ela mesma, mas para as outras pessoas.
Apregoe o ano aceitável do Senhor. Quando cuidamos de outras vidas a nossa vida está nas mãos do Todo Poderoso!

- Jesus deu certo porque Ele cria na Bíblia

Jesus pegou o livro, abriu no profeta Isaías, leu o que estava escrito e creu que aquela palavra era pra Ele.  A Palavra de Deus o impulsionou para ser o que Ele foi chamado para ser.

Ame a Bíblia, leia a Palavra de Deus, Ela o instruirá a respeito do caminho que você deve seguir!


- Uma das coisas para a vida dar certo é perceber a hora de começar
A sua voz chegará e coisas novas virão. Mas Deus já estabeleceu o nosso dia. “O dia do homem começa hoje.” Ninguém se forma no dia da formatura, mas no dia que dá início na faculdade.
Jesus declarou a Palavra de Deus e disse: “Hoje se cumpriu essa escritura!” Quando cremos na Palavra de Deus e declaramos que já começou o milagre, Deus revela as pessoas a nossa ousadia no Espírito Santo.
Hoje começa a ser feito o que precisa ser feito em nome do Senhor Jesus! A Bíblia diz em Hebreus: “Se ouvirdes a voz do Espírito não endureçais o vosso coração!” O dia do homem é hoje!
Pr. Reginaldo Martins
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário