terça-feira, 30 de outubro de 2012

Bronze ao invés de Ouro?!!!

 “Sucedeu que, havendo Roboão confirmado o reino, e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e com ele todo o Israel.” 2 Crônicas 12:1
“Subiu, pois, Sisaque, rei do Egito, contra Jerusalém, e tomou os tesouros da casa do SENHOR, e os tesouros da casa do rei; levou tudo; também tomou os escudos de ouro, que Salomão fizera. E fez o rei Roboão em lugar deles escudos de cobre, e os entregou na mão dos chefes da guarda, que guardavam a porta da casa do rei.” 2 Crônicas 12:9-10


A narrativa bíblica fala que o  filho de Salomão, Roboão, foi um rei cruel. Em I Reis 12, o vemos dizendo que seria pior que seu pai e das suas atitudes irresponsáveis e duras, acontece uma divisão entre o reino do Sul e do Norte.

Salomão havia feito escudos para o palácio e esses escudos representavam a bênção do Senhor sobre o rei. Roboão tomou a decisão de tirar tudo do palácio, inclusive os escudos. Ele achava que qualquer coisa servia para fazer a obra de Deus e no lugar do ouro, colocou bronze. Uma atitude extremamente perigosa e prejudicial.

Muitas vezes temos essa tendência perigosa  em nossas vidas. Tenho visto homens que eram pastores de grandes ministérios, caindo por nada, porque ofereceram palha, no lugar do ouro para Deus.  Existe um proverbio que diz: “Quem não tem cão, caça com gato” Caçar com gato é  inadequado! Como também é inadequado um pastor, oferecer qualquer coisa para Deus. Nunca ofereça qualquer coisa para Deus – oferecer bronze no local do ouro é inapropriado! Roboão fez isso.
Muitos estão preocupados com a satisfação da programação visual, com a liturgia do culto, tomando-os  como preocupação principal, quando a preocupação principal deveria ser a própria vida espiritual do líder.

Em lugar do ouro (oração), muitos trazem o bronze (repetição). São pastores que não têm tempo para buscar a Deus, não tem tempo para fazer um devocional.

Muitas vezes deixam o ouro da santidade e oferecem o bronze. Em lugar do ouro, pretendem o bronze das fantasias, procurando  o mais fácil para fazer. Lembre-se: O que dá trabalho é o que dará grandes frutos.

Paulo disse a Tito: “Em tudo seja o exemplo de boas obras. O pastor deve ser o exemplo para a ovelha.”
Fazendo isso você conseguirá conquistar aqueles que não são exemplo e que podem ser grandes fiéis na casa do Senhor.

A coisa mais poderosa que Jesus conquistou para a igreja foi a unidade.  O alvo do diabo é destruir a unidade pastoral, porque fazendo isso, destruir a unidade das ovelhas fica  fácil.  Precisamos viver a unidade na prática e parar de pensar como Roboão: “Não tem ouro, vai de bronze mesmo. Não tem amor, vai de qualquer jeito, etc.”

Como pastores, precisamos dar o OURO da nossa vida para Deus, porque para Deus qualquer coisa NÃO serve. Ou damos o melhor  para o Senhor, ou não damos nada!

Pr. Márcio (Santa  Luzia)
Ministração no CPEMG 30/10/2012
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário