terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ao invés de mentor, perseguidor

“Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.
E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.

Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?
E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.
E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança.
E Saul atirou com a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes.
E temia Saul a Davi, porque o SENHOR era com ele e se tinha retirado de Saul.
Por isso Saul o desviou de si, e o pôs por capitão de mil; e saía e entrava diante do povo.
E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele.
Vendo então Saul que tão prudentemente se conduzia, tinha receio dele.
Porém todo o Israel e Judá amava a Davi, porquanto saía e entrava diante deles.
1 Samuel 18:6-16

A Bíblia relata que certa vez Saul estava muito perturbado e sugeriram a ele para aplacar sua perturbação, um excelente músico que tocava harpa- o moço Davi.  Você será buscado pelas pessoas não pela beleza ou construção do seu nome, mas, pela obra que você faz com zelo para o reino do Senhor.
O livro de provérbios diz que os que fazem o serviço com nobreza, se assentarão com os nobres. Faça o que está em suas mãos com excelência.  Davi era um músico excelente e Saul sentia-se bem ao ouvi-lo tocar. O tempo passou e a Bíblia diz que Davi passou a mostrar-se mais excelente que Saul. 

Certa vez, ao retornar de uma guerra vitorioso, as mulheres enalteceram Davi, cantando uma cancão: “Saul matou milhares, Davi seus dez milhares”.  Isso causou  grande incomodo no rei Saul.  I Sm 18.8 e 9.

Saul ficou com raiva, mágoa e desconfiança de Davi. Quando ficamos com raiva abrimos uma porta para o diabo, quando temos paz, abrimos uma porta para o Espírito Santo. Saul passou a ficar o tempo todo em estado de alerta, armado contra Davi.

Saul começou a desenvolver um desejo de matar a Davi. (I Sm 18.11) – Ele  não tinha motivos para agredir Davi, mas ele agredia.

Saul desenvolveu um espirito de medo. (Vs 12). É como um pastor que tem medo do outro pastor, que exerce uma função, com medo de ser superado por outro. As motivações do nosso coração são mais importantes que as nossas ações.

Jesus reprovou grandes quantias depositadas no gazofilácio, mas ressaltou beneficamente a atitude da viúva que ofertou o pouco que tinha.

Saul preferiu a solidão (vs 13). Líder que tem problema de conviver com outro líder é solitário. Muitas vezes vemos essa atitude como se o pastor estivesse em reflexão, mas a Bíblia diz, que não é bom que o homem esteja só.

Sansão foi um líder sem equipe, veja o fim dele! Ele vivia uma realidade ministerial repetitiva. Quando você não tem gente, ajunta a você gente errada! “Quando você não é convencido pela verdade, será dominado pela mentira.”  Agostinho
Se Sansão tivesse uma equipe, seria dito a ele para fugir para as montanhas até que seu cabelo crescesse. Mas ele não tinha ninguém que desse a ele um feedback.

Sansão andou tão sozinho, que quando estava totalmente só não percebeu que o Espírito Santo havia se ausentado dele.  O fracasso de Sansão foi um dos mais terríveis na Bíblia, porque morreu um forte, não um fraco.
A música cantada por aquelas mulheres para Davi,  nos mostram características de uma transição ministerial.

Iº)  Existem pessoas que são melhores que nós

Diante de Deus 1.000 e 10.000 é a mesma coisa, porque a sua prioridade é a qualidade que gera quantidade. Existem pessoas mais inteligentes e mais competentes que nós. Muitos estão onde estão, por não reconhecerem quem Deus enviou até elas para as abençoar.

Os homens não tiram o ‘cajado’ das suas mãos. Aprenda com quem é melhor que você! Não se preocupe com quem tem mais capacidade que você – o ‘cajado’ foi colocado em suas mãos.

IIº) A pessoa competente que Deus colocou ao seu lado não veio para tomar seu ministério, mas para te ajudar

Os competentes que vão até você, irão ajudá-lo, eles não tomarão seu lugar, porque foi Deus quem o colocou onde você está. Na igreja, o pronome possessivo não cabe, a igreja é do Senhor.

IIIº) Deus já escolheu a pessoa que irá substituí-lo no ministério

O ministério não é nosso é de Deus. Josué não foi escolhido por Moisés, ele foi escolhido por Deus. Davi estava no campo, matando leão, urso, sendo treinado por Deus para substituir Saul.

Não se preocupe se você está atrás, no meio, ou na frente, preocupe-se em obedecer e fazer a vontade de Deus.

Eliseu treinou seu moço e na última hora, na hora da transferência ministerial, ele amou mais a prata que o ministério. Fique tranquilo sobre quem o substituirá no ministério, Deus irá revelá-lo a você no momento oportuno.

 IVº) Seja o mentor do seu substituto
Saul já sabia que Davi iria substituí-lo. Saul poderia ser conhecido como mentor do maior Rei de Israel, mas foi conhecido como perseguidor.

Barnabé foi lembrado como mentor de Paulo, Paulo como mentor de Timóteo, Jetro foi o mentor de Moisés, Eli, mesmo falhando, foi o mentor de Samuel e deu uma das mais importantes lições para Samuel : ouvir a Deus. Noemi foi a mentora de Rute; se não fosse Noemi, Rute não se casaria com Boaz.  Além de ser mentora de Rute, Noemi a colocou na genealogia de Jesus Cristo. O mentor pode colocá-lo na presença do Senhor Jesus.

Não queira que seu liderado seja a sua repetição, ele tem que ser maior que você! Seja mentor da vida de alguém, torne-o melhor que você!


Vº) Não afaste de você o seu substituto (vs 13)



Não afaste de você os capacitados, os competentes. Se você expulsar os excelentes, você terá uma igreja medíocre. Se você oprimir os excelentes, eles buscarão espaços onde possam expandir suas tendas.

Seja um mentor que forma pessoas melhores que você!

Pr. Reginaldo Martins
Mensagem ministrada no CPEMG 30/10/2012

Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário