sábado, 13 de outubro de 2012

Reavive, Reconstrua, Revolucione

“No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo:
Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada.
Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:
Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?
Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.
Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.
Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.
Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR.”

Ageu 1:1-8

O povo de Deus havia sido escravizado por uma nação inimiga. Eles foram levados para outra terra e Israel  foi totalmente destruída.  Mas Deus na sua infinita misericórdia, abriu as portas para que o povo saísse do cativeiro e voltasse para a sua terra.

O povo retornou e encontrou um caos, tudo estava acabado e agora eles tinham uma missão que era estaurar o que estava destruído.

Essa também é a nossa missão – Deus trabalha para reconstruir, renovar, reavivar as coisas. Jesus veio para nos reconectar com o Senhor.

A missão do mundo é destruir – enquanto Deus quer consertar as coisas, satanás quer destruir, o diabo trabalha para desintegrar as coisas. A vida sem Deus é uma vida suicida!

Os israelitas reconstruiram a cidade, mas o mais importante que era reconstruir o Templo de Deus que significa comunhão, relacionamento com Deus, eles não reconstruiram!

Nós também somos assim - nos preocupamos com os nossos afazeres, sonhos, alvos e esquecemos do principal que é a nossa comunhão com o Senhor!

Há três sinais que mostram que não colocamos Deus como prioridade na nossa vida
- Dar desculpas o tempo todo para não fazer as coisas de Deus!

“...Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada.”Ageu 1:2

Existem pessoas que o tempo todo dão desculpas para não servir a Deus. Geralmente são ‘Mestres’ nas desculpas, têm sempre uma resposta na ponta da língua e se justificam o tempo todo.

- O mundanismo

“Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?”Ageu 1:4

Existem pessoas muito mais preocupadas com o passageiro do que com o eterno. Somos muito individualistas. Até a arquitetura moderna remete ao ‘eu’. Na casa dos nossos avós haviam varandas para as pessoas estarem juntas. Nos apartamentos antigos, tinha sala de estar para favorecer a comunhão. Hoje os imóveis são construídos favorecendo o individualismo, tudo é reduzido e o closet é o maior espaço da casa onde apenas a pessoa pode estar. Vivemos numa direção egoísta, que vive o aqui e agora.

Os valores estão invertidos - o nosso caráter não é medido pelas nossas posses, mas pelo que somos diante de Deus!

- Letargia espiritual

O povo queria tudo, mas estava cheio de preguiça para as coisas de Deus. Existem pessoas que estão cheias de letargia espiritual, não fazem nada na Casa de Deus, não se envolvem com as coisas do Senhor – o ministério deles é o ministério do ‘canto’.

O resultado de uma vida sem Deus é uma vida frustrada eternamente, cheia de medo, cismas, complexos, feridas, amarguras.

Esse texto fala três coisas que podemos fazer para reavivar o nosso coração

- Reconsiderar os caminhos

Já era para você ter sido usado por Deus, sua família ter sido salva, mas não aconteceu, porque você não está levando Deus a sério. O salmista disse: “Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os teus testemunhos.” Salmos 119:59 - Volte para Deus!

De nada adianta empolgação sem transformação! Examine seus caminhos, reflita, veja se há algum relacionamento que você tem que cortar, algum lugar que você precisa parar de ir...


- Reordene as suas prioridades

“Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça”, Jesus deve ser o primeiro na sua vida. Ele não é alguém que você encaixa na sua agenda, Jesus tem que ser o núcleo da sua agenda. Reordene suas prioridades.

Quando mantemos os olhos fitos no autor e consumador da nossa fé temos força para sermos santos.

- Reconstrua aquilo que está derrubado

Reconstrua o altar da oração, da sua leitura bíblica, o relacionamento com seus pais, com seus  irmãos. Suba no monte e comece a reconstrução. Termine o que você  começou. O que você tem feito da sua vida, do chamado que Deus te deu, com o seu tempo?

Jesus quer usar a sua vida – Jesus morreu na cruz, foi zombado, cuspido, ridicularizado e o ergueram no madeiro, colocaram sobre Ele uma coroa de espinhos, lançaram maldições sobre ele, deram-Lhe vinagre para beber... disseram: “Se Tu és o filho de Deus, desça da cruz” e porque Ele não desceu da cruz, hoje podemos subir aos céus, aleluia! Ao terceiro dia, Ele venceu a morte e ressuscitou!

Reconsidere, Reordene e Reconstrua aquilo que está derrubado na sua vida!

Pr. Davi Lago
Edição: Renata G. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário