terça-feira, 23 de outubro de 2012

Corpo, alma e espírito

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
2 Timóteo 3:16-17

Precisamos compreender que somos corpo, alma e espírito. Há uma parte em nós que tem sede de Deus e se não houvesse em nós essa sede de Deus, ficaríamos satisfeitos com as conquistas materiais. Mas precisamos de Deus!

O corpo

Existem pessoas que passam muito tempo em academias, fazem plásticas, preocupam-se muito com o corpo e Deus não é contra isso – mesmo porque não podemos desfrutar de nada ou sermos ativos se não estivermos bem de saúde.

Não adianta uma pessoa ter tudo se ela não tiver saúde! Deus deseja que sejamos saudáveis, que tenhamos saúde! Perder a saúde muitas vezes pode ser irreversível – por isso cuide de sua saúde.

A alma

A alma é o psiquê! A alma gosta de celebrar, de ser reconhecida, de obter conquistas. Uma sapato novo, um elogio, uma vitória do time revigora a alma!

Mas a alma também fica triste e entra em depressão. A alma doente mata o corpo. Às vezes a pessoa tem uma saúde perfeita, mas tem a alma doente. Muitos se matam, porque têm a alma enferma. A alma precisa de alimento!

E há os que preocupam-se com o corpo, com a alma e esquecem-se do espírito – esquecem-se de Deus!

O espírito

Muitos estão bem de saúde, a alma delas está satisfeita, mas estão extremamente carentes de Deus. Entorpecidos por ensinamentos errados e sendo enganados por pessoas inescrupulosas.

Têm tempo pra tudo, tempo para passear, para participar de feiras, congressos, para ir para o shopping, para ver futebol, novela, mas na hora que fala para a pessoa ir para a igreja, ela não tempo.

A Bíblia, a oração, a pregação são alimento espiritual. Por isso o diabo faz de tudo para que você não seja alimentado espiritualmente.

Faça uma conta de quanto tempo você gasta para cuidar do seu corpo (dormir, tomar banho, etc) e de quanto tempo você gasta com a sua alma lendo livros, jornais, assistindo televisão e de quanto tempo você gasta na presença do Senhor – lendo a Bíblia, orando, jejuando.

Busque ao Senhor em todo tempo. Ore, jejue, clame ao Senhor por socorro.  A Bíblia diz: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós!” Você com Jesus é maioria!
Quando aprendemos da Palavra de Deus nos tornamos mais maduros! Mudamos o comportamento, desviamos do caminho do mal.

A Palavra de Deus nos ensina, nos admoesta, nos ensina o caminho que devemos seguir. Ela é apta para a educação na justiça. Quantas pessoas são desonestas no trabalho? Funcionários que usurpam objetos, fazem telefonema interurbano, dão troco errado, etc... Mentem, são tranbiqueiros e depois levam o patrão na Justiça e também muitos patrões, que abusam dos empregados, assediam, maltratam, etc.... Mas quando essas pessoas conhecem a Palavra de Deus, têm suas vidas transformadas.

Podemos ter problemas em muitas áreas da vida, mas o Senhor nos diz que a Palavra de Deus nos aperfeiçoa. 

Quando Jesus pregava, o coração das pessoas ardia, porque Ele falava a Palavra de Deus! A Palavra de Deus nos purifica, nos limpa!  Quando somos alimentados espiritualmente somos fortalecidos para resistir o mal. O Espírito Santo nos guia. 

Talvez você tenha tido uma grande decepção na vida, tenha fé, busque a Deus, porque Ele quer te sarar e alimentar a sua alma, o seu espírito. 

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário