domingo, 28 de outubro de 2012

Resiliência


Todos enfrentamos no nosso dia a dia batalhas, dificuldades, crises constantes e às vezes por um sistema de crença militante, nos falta habilidades para esses enfrentamentos.

Essa incapacidade em função desse sistema de crença militante dificulta a superação. Administrar as emoções no nosso século é praticamente uma arte. 

O século XXI é conhecido como o século dos desafios. No livro de João 16.33 diz: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:3

A física mostra que resiliência é quando uma matéria é colocada diante de um grande desafio e resiste a qualquer processo de destruição. Deus nos convida para esse processo de superação emocional.

Roosevelt disse: O pessimista quando vê uma pedra em seu caminho se desespera, mas o otimista vê a pedra como uma escada.

Einstein disse que no caos encontramos oportunidades. A depressão é o corte da esperança, mas a resiliência é a capacidade natural que Deus colocou no nosso coração. Resiliência é a capacidade de superar os momentos difíceis.

Em Deus tudo podemos: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo e vós vencereis também!”

Deus tem  o melhor para aqueles que são determinados e decidem deixar a linha da mediocridade.

Quando cheguei em Maranguape, estava determinado a vencer. Queria abrir uma faculdade, mas só tinha R$150,00 no bolso. O homem que veio me buscar no aeroporto, perguntou-me o que eu fui fazer ali no Ceará e eu respondi que queria abrir uma faculdade. Esse homem foi a pessoa mais pessimista que conheci – mas os ‘loucos’ sonham. Ele tentou me desanimar de todas as formas – mas as grandes coisas são reservadas para os ‘loucos’. 

Thomas Edison aos 65 anos viu seu laboratório pegando fogo, e falou para seu filho chamar sua mãe, porque ela veria o último incêndio da vida dela. Por causa da resiliência de Thomas Edison, hoje temos uma luz mais barata – a fluorescente.

O pessimista não vence e não quer que ninguém vença. Encontrei-me com um amigo que também colocou em ‘cheque’ o meu sonho. Naquela cidade consegui um quarto que haviam várias muriçocas – tempo difícil. Mas eu estava determinado! Você não sairá diante de onde está se não tomar a decisão de romper. Romper é uma decisão.

Eu tomei uma decisão – fiz uma grande faixa com os dizeres: “Inscrições abertas para o curso de Teologia”. Coloquei uma gravata vermelha, um terno Bordô, uma pasta debaixo do braço e sai de porta em porta vendendo o curso.

As pessoas olhavam para aquela cena pitoresca e perguntavam o que eu estava vendendo. Com as técnicas de um bom vendedor, tentava vender o curso – mas ninguém quis. Porém quando Deus tem um plano para a nossa vida, a despeito de qualquer adversidade, conquistamos o que Ele tem pra nós.
Começando com as coisas humildes que você chegará às coisas grandes! Uma pessoa que não tem sonhos, está sempre mau humorada. Existem muitas pessoas que não querem ver seu sucesso e a todo custo querem puxar você para a ‘cova’.

Quando você tem um sonho e crê nele, ele se multiplica em outros melhores! Já tentaram exorcizar meus sonhos – quando era criança tinha o sonho de um dia ser rico, mas na religião de minha mãe, que era muito severa, ser rico era coisa do demônio.  Tentaram exorcizar os meus sonhos.
Eu superei todas as tentativas de frustrar os sonhos de Deus na minha vida.

O que tem tentado exorcizar seus sonhos? A maioria das pessoas não acredita que têm um potencial - acredite em você mesmo! Creia que Deus pode multiplicar a sua capacidade!

Sou um dos poucos reitores negros, um dos poucos proprietários de universidade negros e em reunião de negócios, muitas vezes querem me tratar com distinção, mas eu não aceito isso – quero ser tratado como alguém que venceu. No mundo espiritual não existe raça, existe filhos de Deus!

Há tanto potencial dentro de nós que se estivermos dispostos a mudar a nossa história acontecerão grandes milagres na nossa vida.

Transformei os R$150,00 em um prédio em Maranguape,  fui comprando prédios e nunca peguei emprestado com ninguém. De vendedor de curso, hoje sou presidente de um grupo com mais de 13.000 alunos. Você vai vencer, você vai superar, não desista! A fé é a capacidade de Deus na nossa vida!

Dr. Augusto Neto 
Doutor em Psicologia, Presidente do Grupo Kurios 
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário