sábado, 27 de outubro de 2012

A sua promessa é maior que sua dor

Ref: I Samuel 30. 1-8,  17-19.

Essa história é muito conhecida. Davi e seus homens faziam o trabalho do Senhor e quando voltavam para a cidade de Ziclague, onde haviam deixado mulheres e filhos, perceberam que havia fumaça saindo da cidade e quando se aproximaram viram que a mesma estava queimada.  Seus filhos e esposas não estavam ali, haviam partido.  Aqueles homens então procuraram saber o que havia ocorrido.

O que fazer quando sua dor é maior que sua promessa?  Quero lembrá-lo que a sua promessa é maior que a sua dor!
No dia 28 de abril desse ano, minha filha Raquel estava grávida de seu segundo bebê, foi uma gravidez perfeita, sem problemas, o ultrassom mostrou que era um menino. Decoramos o quarto todo para o bebê - nos EUA fazemos festa antes da criança nascer, para que os amigos da moça tragam presentes para o neném. Haviam mais de 100 pessoas nessa festa.

Então chegou o momento do bebê nascer, as contrações começaram, levamos nossa filha para o hospital, estava tudo bem.  (Se soubéssemos que os netos nos faz mais alegres que os filhos, iríamos querer tê-los primeiro...). Seria o nosso primeiro neto. Na casa da minha filha havia o quartinho para ele e também na casa dos avós. Nosso entusiasmo era grande, comprávamos presentes para um bebê que não havíamos visto.

Mas, de repente, o coração do bebê começou a acelerar e depois a diminuir. Levaram minha filha para fazer uma cesárea e viram que a criança havia falecido.

Os familiares estavam esperando, o médico pediu para falar conosco e disse: “O neto de vocês nasceu morto.” Pedimos para vê-lo, ele tinha quase 4 kg, era um bebê saudável.

Segurei-o nos meus braços - naquele momento não tinha palavras, fiquei paralisado. Olhei para minha esposa, meu genro, minha neta (que estava tão entusiasmada com o nascimento do irmãozinho, que até Smoking havia comprado para ele, com seu nome numa abotoadura) e agora não tínhamos o bebê para levar para casa.

Dois dias depois fiz o funeral dele, centenas de pessoas estavam ali.  Era um dia lindo, ensolarado e enterramos meu neto. Lembro que eu estava em pé, e enquanto falava a Palavra de Deus a única certeza que tinha era que falava a Palavra de Deus.

O que você faria se chegasse na sua cidade, visse que ela estava queimada e sua família não estiva mais ali?
Ao pregar no funeral do meu netinho, estava ali por fé. Na noite anterior eu dizia: “Eu quero meu neto, eu quero meu neto”! Mas quero lembrá-lo, que a sua promessa é maior que a sua dor. A minha promessa é maior que minha dor.


Com essa história aprendi 4 lições

Iª lição: Você tem que lidar com a dor e não pode negá-la (vs4)

Você pode orar por sua dor e tem que reconhecer que está ferido. O exército de Davi chorou e chorou alto. A Bíblia diz que eles não tinham mais lágrimas para chorar. Talvez você tenha passado situações terríveis na vida e não tenha tido mais lágrimas. 

Eu tive que abraçar a minha dor, reconhecer que estava com as mãos vazias.  Voltamos para casa tiramos toda a decoração, colocamos os brinquedos de lado, a mala do bebê, porque naquele momento tínhamos que saber que estávamos feridos.

Quando as pessoas não reconhecem a dor, começam a medicá-la, então passam a beber, se drogar, ter sexo ilícito, porque não souberam lidar com a dor. Temos que lidar com a dor, ou a dor é que vai lidar conosco. Deus mostra o Seu amor através do Seu povo.

Não vamos à igreja apenas para cantar, ofertar/dizimar, louvar, ouvir a Palavra de Deus, vamos para todas essas coisas, mas a causa principal de irmos a igreja é porque ali está a nossa família, a família de Deus. Quando você passar por momentos difíceis, nunca saia da igreja. O povo de Deus irá segurar você, irar amá-lo, abraçá-lo, orar com você.

IIª lição: Você tem que lidar com o povo (vs 6)

Davi muito se angustiou porque o povo falava em apedrejá-lo. O seu exército agora queria matá-lo.
A família de Davi também havia sido levada. Muitas vezes o pastor prega a Palavra de Deus e por dentro está passando pela luta que está pregando.

Lembro que na quarta preguei no funeral do meu netinho e na quinta numa conferência. Tudo dentro de mim queria cancelar aquele compromisso, mas sabia que minha promessa era maior que minha dor.

Quando passamos por momentos difíceis, o pastor também passa ou já passou pela mesma coisa e muitas vezes, no domingo, não importando o que está acontecendo, ele tem que proclamar que a promessa é maior que a dor. Ore pelo seu pastor.

No meio de tudo isso, Davi, se fortaleceu no Senhor Seu Deus! Davi se encorajou no Senhor. No meio da sua dor, Davi se encorajou.
Alguém pode orar a Deus quando tem dinheiro, qualquer um pode adorar o Senhor quando se sente bem, mas estou buscando alguém que no meio da dor possa adorar a Deus. Adore ao Senhor em todo o tempo, porque essa é a Sua vontade – a nossa promessa é maior que a nossa dor.

Lembro que Raquel (a mãe do bebê), seu esposo, minha neta, minha esposa, minha filha mais jovem, a mãe do meu genro e seu esposo estavam ali.  Eu disse a eles: “Agradeçam em todo o instante!” Se eu tivesse o bebê nos meus braços, seria fácil agradecer! Mas será que podemos adorar, agradecer ao Senhor quando não há bebê nos braços?

IIIª lição: Você tem que lidar com seu provedor (vs 8)

Davi consultou ao Senhor. Talvez você não tenha respostas, mas pode fazer perguntas. Há pessoas que dizem: “Quando estiver no céu farei algumas perguntas!”  Eu sempre digo, que quando eu chegar no céu, estarei tão feliz que não terei tempo para fazer perguntas.

Pergunte ao Senhor, com uma palavra Ele pode dizer:  sim ou não, vá, perdoe, etc. Muitas pessoas procuram palavras longas proféticas. Mas com uma palavra Ele pode mudar a trajetória. Não espere sentenças grandes. Na dor Deus fala coisas que não somos capazes de ouvir quando tudo está bem!

IV ª lição: A promessa e a manifestação da promessa (vs 8,19)

Deus prometeu a Davi que ele recuperaria tudo, e a promessa se cumpriu no verso 19, mas o que fazer entre a promessa e a manifestação da promessa? Deus prometeu a cura e você está esperando a cura.

Prometeu o ministério e você está esperando. Deus prometeu um bebê e você está esperando. Prometeu que a igreja cresceria e você está esperando. Deus prometeu prosperidade e você está esperando... e enquanto isso não acontece, o que fazer?


(A continuação dessa mensagem continua na próxima semana) 



Pr. Samuel  Chand

Edição: Renata G. Santana
Palavra ministrada no Programa Vitória em Cristo no dia 27/10

4 comentários:

  1. A paz no senhor eu gostaria de rever o video como fasso......

    ResponderExcluir
  2. Olá Max, a paz do Senhor Jesus! Essa mensagem foi veiculada no sábado 27/10, no Programa Vitória em Cristo do Pr. Silas Malafaia - Você pode ligar para os números: (0xx21) 2187-7000 / 2598-2018 - Canal Interativo: (0xx21) 2461-2019. Ou enviar um e-mail para: comunicacao@editoracentralgospel.com
    A assessoria do Pr. Silas irá orientá-lo como fazê-lo. Deus te abençoe e obrigada por acompanhar o Blog Mensagens e Notícias!

    ResponderExcluir