quarta-feira, 12 de março de 2014

Feridas na alma

De duas décadas pra cá surgiram inúmeros “escritores” que pegaram carona no tema autoajuda, mesmo sem conhecimento específico sobre o assunto, e começaram a despejar “suas” ideias sobre os mais variados temas, e todos sobre os sentimentos, emoções, cura da alma, receitas de motivações, de como vencer isso ou aquilo, e enfim, todos sabem alguma coisa que vai mudar o mundo emocional das pessoas...

Mas será que sabem mesmo?

Muito embora a maioria dos conselhos não seja de todo ruim, e às vezes até ajudam em alguma coisa, é necessário entender que não basta querer ajudar os outros, é preciso conhecimento sobre as áreas especificas que compõem o ser humano, para que haja uma cura real concernente à alma.

As feridas na alma, ou nas emoções, é um assunto muito delicado e que necessita de amplitude de visão e compreensão do ser em sua tridimensionalidade, ou seja, corpo, alma e espírito.

Definição de alma: É um impulso de vida, substância incorpórea criada por Deus à Sua Semelhança.  Todo ser vivente possui uma alma. Porém existem diferenças em cada tipo de vida.

Ex. Uma árvore possui alma vegetativa, isto é, tem vida, mas não tem mente, logo não possui sentimentos, sensações e nem tampouco sobrevive por si só, tira sua fonte de vida da Terra.

Um animal possui vida instintiva (instinto de sobrevivência), isso quer dizer que sente dor, fome, necessidade de procriar, dormir, busca por sua alimentação na natureza, vive em bando e domina um território para continuar sobrevivendo.

O ser humano possui tudo o que um animal possui, mas vai além do instinto de sobrevivência. Ele possui inteligência (capacidade de resolver problemas), tem empatia (consegue se colocar no lugar do outro emocionalmente), tem um código moral, ético e uma crença em algo superior a si mesmo (fé) e é capaz de mudar o ambiente para nele sobreviver (é criativo), e por isso mesmo evolui sempre.

Essa capacidade de interação, unida a sua inteligência e sentimentos, dá origem ao que chamamos de alma humana.

Feito esse esclarecimento sobre o que é a alma, o assunto agora é sobre o tema: Defraudação.

Muito falado entre os cristãos, mas pouco esclarecido sobre o que realmente é isso...

Defraudação: Lesar, fraudar, iludir, enganar. Usar da inocência de alguém para tirar proveito para si.  Utilizar o potencial de alguém que o ama em proveito de si próprio, tal como homens ou mulheres que vivem às custas do outro tirando proveito com lisonjas (adulação enganosa), para um fim individual.

A bíblia condena tal comportamento:  Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
Marcos 10.19

"Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador." 
Tito 2:10.                                                                                                    

Como se vê existem vários de tipos de defraudações, mas o foco será sobre um específico (Defraudação Emocional)...

Hoje em dia, infelizmente é muito comum, a defraudação emocional dentro das igrejas, e é nisso que quero dar enfoque principal. Quase não se ouve falar sobre esse pecado da defraudação. Mas são incontáveis as (os) jovens (na maioria mulheres), que sofrem caladas, esse tipo de abuso, por parte dos namorados, e que se calam por medo, culpa e vergonha.

Com falsas promessas “eles” tiram proveito das moças, que acreditando poderem um dia casar com o sujeito em questão, se deixam lesar permitindo que usufruam de seu corpo como bem entendem, sem qualquer pudor ou sentimento de responsabilidade.

Depois de algum tempo, enjoam-se, como fez Amnom a Tamar... "... Mas Amnom não quis ouvir e, sendo mais forte que ela, violentou-a. Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira.   E disse a ela: "Levante-se e saia!”
II SAMUEL 13.14-15.                                   

Assim eles agem, e partem para outra garota usando os mesmos artifícios.
Só se descobre que vivem fazendo isso, quando a jovem cansada de ser enganada aplica-lhe o golpe da “barriga”, e aí então se ouve: ohhhh!!!... Como isso pode acontecer?  
Isso vem acontecendo o tempo todo, mas na verdade, é um assunto que não dá ibope, afugenta os pecadores.  E a maioria que ouve o assunto, quando exposto numa reunião, nem mesmo está envolvido na situação, pois os defraudadores fogem ao serem confrontados.

É muito “chato” falar de pecado...  Não enche as igrejas...“As pessoas não querem saber dessas coisas”...

E assim, vai se amontoando um número gigantesco de pessoas feridas e doentes na alma, com sinais claros de depressão, amarguras e até doenças no corpo, por somatizações...  Isso aos poucos vai esvaindo as pessoas, enfraquecendo-as na fé, vão desacreditando na palavra Deus, e perdem até a vontade de viver...

O que fazer?

É preciso tratar os feridos, trazê-los à luz da Palavra. Ensiná-los a perdoar os ofensores através de uma cura interior inteligente, mediante um tratamento espiritual-emocional que inclua os métodos utilizados por Jesus, os quais são infalíveis.

É tempo de curar os corações feridos, libertar os cativos de mente, trocar a tristeza por óleo de alegria no lugar do pranto, uma coroa ao invés de cinzas e um manto de louvor em lugar de espírito deprimido... Isaias 61: 1-7.

Lúcia Maria (Psicóloga, Escritora, Palestrante e Pastora).
Casada com Samuel William (Pr. Sênior da Comunidade Vineyard Oásis).
É psicóloga Clinica Atuante.
Possui vários livros públicados.

Site: www.luciamariaescritora.com

Um comentário:

  1. Obrigada Renata por inserir em seu blog, assuntos que podem ajudar muitas pessoas a se livrarem da mágoa, culpa, medo e vergonha, por confiarem em pessoas descompromissadas e sem temor de Deus, as quais são tão doentes, quanto os que sofrem os assédios e defraudações emocionais.
    É colocando luz sobre as trevas, conhecimento sobre a ignorância, que nos livraremos de problemas como esses...

    ResponderExcluir