segunda-feira, 3 de março de 2014

Seja um instrumento nas mãos de Deus na sua geração

"E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.
Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais." Gênesis 37.3-5

Muitas pessoas tem sido instrumento, mas,  não o instrumento que Deus gostaria de usar.
 
Precisamos ser instrumentos nas mãos de Deus na nossa geração.
Jacó tinha total alegria com José e por ser alguém que trazia alegria para seus pais, naturalmente sofreu perseguição, porém, ele tinha convicção de quem era e por isso resolveu ser um instrumento nas mãos de Deus.
Para sermos instrumentos nas mãos de Deus precisamos:
-  Não ser preguiçosos
“A preguiça anda tão devagar que a miséria facilmente a alcança.”
Tem gente que dorme com fome porque tem preguiça de esquentar a comida no micro-ondas. Não veste uma roupa, porque tem preguiça de lavar... Para marcar a geração não podemos ter preguiça para ler, para fazer um curso, para estar mais envolvido com as coisas de Deus.
- Não compactue com os erros
Existem pessoas hoje em dia, que por causa de um status, fumam, bebem, se drogam, apenas para serem aceitos.  Quando você não compactua com erros, o que é seu é seu e ninguém toma de jeito nenhum.
- Não tenha medo de sonhar
“E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem. E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor! Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.” Gênesis 37.18-20
José era um sonhador, os sonhos de José os mantiveram firme no dia da adversidade e o fortaleceu nos momentos de crise.
Sonhe com seu ministério, com seu trabalho,  com seu casamento, em conhecer outros lugares.

José foi alguém que fugiu do pecado. Existem pessoas que correm para o pecado, correm para o erro, não fogem de jeito algum. São pés que se apressam para a morte, todos os dias somos desafiados para fugir do pecado.
Vamos agradar o coração de Deus fugindo do pecado e mudando o que está a nossa volta sendo instrumento nas mãos de Deus.
É melhor ser mal interpretado pelos homens e aprovado por Deus, do que praticar o pecado escondido e ser reprovado pelo céu. Às vezes sofremos por causa da nossa fidelidade a Deus.
- Seja temente ao Senhor
Depois de 13 anos José chegou ao palácio. Às vezes o que parece demorado, está no tempo certo de Deus. Tudo que fazemos na força do nosso braço, precisamos fazer novamente.  Tudo que Deus faz é eterno.
José foi amado pelo pai, traído pelos irmãos, vendido como escravo para estrangeiros, caluniado pela sua patroa, esquecido na prisão pelo copeiro de Faraó.
Às vezes o caminho da coroação passa pelo vale. Você pode até passar por um deserto, mas, no finalzinho do deserto, Deus vem com a provisão e te dá a vitória.
- Seja perdoador
Depois de 22 anos, José encontrou-se com seus irmãos e os perdoou. Não podemos administrar as circunstâncias que nos cercam, mas, podemos administrar os nossos sentimentos.  Perdoe!
- Esqueça o passado
Esqueça tudo o que um dia trouxe a você más recordações e siga prosseguindo para o alvo.
Pr. Ismael Luz
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário