segunda-feira, 3 de março de 2014

O perigo da intimidade com o Espírito Santo

“E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles. E levantou-se um grande pranto entre todos e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, Entristecendo-se muito, principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E acompanharam-no até o navio.” Atos 20.36-38.

O perigo da intimidade com o Espírito Santo é o perigo de uma orientação que pode te entristecer. Se você for intimo d’Ele, em alguma vez, você terá que negociar algo que antes era inegociável, mas,
descobrirá lá na frente que o que era tristeza será uma alegria muito grande.

Quer intimidade com o Espírito Santo? Saiba que nem sempre  Ele age como gostaríamos.

Essa igreja tinha intimidade com o Espírito Santo e no momento mais difícil, na hora  da decisão, eles se abraçaram, se beijaram, e tinham no coração uma profunda convicção da orientação do Espírito Santo de que eles não mais veriam a face do Apóstolo Paulo.

Qual a relação da intimidade do Espírito Santo e da maturidade da igreja? Já vi muita gente madura que não tem  intimidade com o Espírito Santo.

Quem tem maturidade, tem  profundidade no pensamento, sabe no que crê e porque crê. , tem consistência nos seus relacionamentos, convicção de que a voz do Espírito Santo é a melhor.

A nossa geração é uma geração liquida – Fast Food, que muda quando precisa. Está com o Espírito Santo enquanto é conveniente, porque se ficar inconveniente e tiver que mudar, muda.

Não acredito em pessoas que mudam constantemente, mudança sem processo, sem reflexão. Maturidade tem consistência e convicção, o que leva tempo, choro e riso também.

Uma igreja imatura quando recebe uma noticia desagradável, mas agradável ao Espírito Santo, não tem densidade nos relacionamentos, mas fragilidade.
O imaturo coloca acima da unanimidade as divergências.

Uma igreja imatura é superficial. Maturidade exige de nós profundidade. Uma igreja que não tem maturidade, não tem convicção é displicente porque não consegue perceber as implicações do que ela mesmo crê.

Deus quer nos fazer uma igreja madura para que tenhamos intimidade com o Espírito Santo, porque existirão vezes  que a notícia que virá d’Ele poderá nos entristecer, e precisaremos ser muito maduros para perceber isso.

O Espírito Santo disse que Paulo  seria preso e sofreria.  “E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.” Atos 20.22-23

As pessoas que amavam Paulo disseram para ele não obedecer porque ele morreria, já pensou o que passava na cabeça dele?

“E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém.” Atos 21.10-12.

Mas quem tem o Espírito Santo prefere a opinião d’Ele e o obedece ainda que doa! Faça  um compromisso com Deus para ser íntimo d’Ele e lembre-se: se você sabe a vontade d’Ele obedeça, não fique orando toda hora para saber a vontade d’Ele se você já sabe.

Pr. José Renato
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário