terça-feira, 25 de março de 2014

O poder do perdão

“Vendo então os irmãos de José que seu pai já estava morto, disseram: Porventura nos odiará José e certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos. Portanto mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo: Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam. Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos. E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus? Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles. “Gênesis 50.15-21

José entrou no Egito como escravo e saiu como Governador do Egito. Ele foi vendido pelos próprios irmãos, dito como morto para o próprio pai. Foi humilhado, injuriado, preso, até que foi usado imensamente para revelar o sonho de Faraó e tornou-se o Governador do Egito.

Houve o dia em que a fome, a escassez, alcançou o povo de Israel e os irmãos de José precisaram ir até o Egito para buscar mantimento.

José tinha tudo para ser revoltado, mas, ele foi muito maior que sua crise, porque Ele tinha o Deus vivo com Ele.

Neste versículo vemos como as pessoas que não sabem pedir perdão vivem: “Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos.”

É necessário não apenas perdoar, mas saber pedir perdão.
 Perdão não se resolve com o tempo, não é tão fácil. O tempo não cura ferida.

A falta de perdão pode explodir numa depressão, numa síndrome do pânico, etc.  José tinha motivos para estar deprimido, doente, revoltado.

Não dá para esquecer ferida, os anos se passaram, e os irmãos de José, quando o viram entraram em pânico, mas José tomou a decisão de perdoar e isso mudou a vida dela sobrenaturalmente.

Foi Deus que liberou no coração de José o perdão.  Quantas pessoas foram feridas, sofreram bullying, foram molestadas? É importante que o ofendido queira liberar perdão para seguir adiante.

O Deus que o criou e o salvou é o mesmo Deus que derramará unção de cura sobre as suas feridas.

Veja a reação de uma pessoa que tem Deus – José  não ficou irado, mas disse: “E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus? Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.” Gênesis 50.19-20.

Quando você decide resolver o problema por sua conta e risco, no mundo espiritual você está dizendo: “Deixa comigo que eu resolvo.” 

Quando você não perdoa, está dizendo que é capaz de resolver por conta própria e o final disso é o abismo.  

Quem perdoa, abre mão do direito de revidar, de se vingar. Quando você entrega o ofensor nas mãos de Deus, você tira de dentro de você dor, doenças e coloca amor, bênçãos e milagres.

Cada pessoa que te fere vira uma mala e se você não perdoa vai multiplicando o peso sobre a sua vida.

José tomou algumas atitudes:

- Ele falou a verdade

“Vocês planejaram o mal” José não falou mentira, ele mostrou que não estava alheio ao que lhe haviam feito, e disse: “O meu Deus transformou o mal que vocês fizeram em bênção na minha vida.”

- Ele acreditava que Deus transformava qualquer desgraça em bênção

Quem sabe você está carregando ódio, rancor, por coisas que fizeram a você e não consegue liberar perdão?

Dizem que as duas coisas mais difíceis no mundo é perdoar e pedir perdão, mas isso é uma mentira diabólica. A mentira escraviza, mas a verdade, liberta!

Pr. Pierre Peresin
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário