terça-feira, 2 de outubro de 2012

Honra a quem merece honra!


“E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos.”  João 12:9


Muitos deixam de honrar pessoas com medo de idolatrar – mas a honra é um principio bíblico e esse princípio abre portas. Muitas portas são fechadas para aqueles que não honram.

O princípio da honra está na Bíblia. Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.Romanos 13:7

Uma multidão foi ali ouvir Jesus falar, mas também estava ali para ver o  milagre ocorrido na vida de Lázaro.

Vivemos nos últimos dias e satanás tem tentando cegar a visão espiritual. Já não há mais respeito, filhos desrespeitando pais, alunos a professores, as pessoas já não respeitam as autoridades. O mundo está cego para a questão da honra.

Honrar alguém significa valorizar, reconhecer que determinada pessoa está dentro do seu papel é reconhecer o valor.

Muitas famílias estão sendo destruídas porque a esposa não honra o marido e vice-versa. O principio da honra é divino e nos faz prosperar, nos abençoa, mas, o princípio da desonra amaldiçoa. Quando honramos  a quem de direito, atraímos sobre nós a bênção.
Todas as vezes que honramos alguém estamos semeando sobre a nossa própria vida. A honra é uma atitude, não é uma palavra, um elogio. 


Existem alguns princípios sobre a honra que precisamos aprender:

- Para honrar alguém precisamos reconhecer que sobre aquela pessoa há uma unção de Deus

Quando olhamos para o nosso patrão, por exemplo, precisamos reconhecer que aquela pessoa tem uma marca de autoridade e por isso deve ser honrado.

Por muitos anos fui professor e havia um professor amigo meu, que às 6h45 da manhã,  entrava na escola murmurando. Sempre falava pra ele que se a escola acabasse,  o primeiro pão que sairia da mesa seria o nosso.

Não podemos desonrar quem é o nosso patrão.  Essa situação também se dá dentro do lar. A Bíblia diz que os filhos devem honrar os pais. Talvez o seu pai seja a pessoa mais problemática do mundo, mas há sobre ele a unção, a autoridade de pai, honre-o.
Quem sabe sua mãe tenha uma atitude fora do contexto, honre-a, ela é a sua mãe. Quando você honra, Deus te honra!

Muitas portas na nossa vida podem estar fechadas pela ausência por não honrarmos a quem está sobre nós.  Existem alguns princípios sobre a honra que precisam ser observados:

- Para honrar alguém precisamos servi-lo em amor

Num serviço remunerado não há sentimento. No serviço obrigatório, por exemplo,  servir ao exército, nem todos que estão à postos. Quem quer honrar alguém precisa servir em amor e o amor é sacrificial, é doação.

No livro de  II Samuel 23.13,14 é narrado uma historia interessante. Davi estava na caverna de Adulão e sentiu saudade da água de um poço que havia em Belém. Só que Belém estava tomado pelos inimigos e ele sentiu desejo de tomar aquela água e expressou seu desejo para os seus valentes.

Três dos seus valentes correram o risco, foram até o poço e pegaram aquela água para ele. Davi não bebeu da água porque custou o risco de vida daqueles homens, mas viu a honra que foi dispensada a ele.

No casamento é assim.  A Palavra de Deus diz que o homem precisa amar a esposa como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.

Por que a Bíblia diz que a mulher deve ser submissa ao marido? Submissão não estar debaixo dos pés do marido, mas,  estar debaixo da missão do marido que é amar a esposa como Cristo amou a igreja e a  esposa deve trabalhar como cooperadora nessa missão.  

Os filhos precisam servir seus pais com amor. Uma igreja precisa servir seu pastor com amor.

- Para honramos alguém precisamos caminhar no mesmo propósito dessa pessoa

Não há como honrar alguém deixando de obedecer quem deve ser honrado. É assim em todos os lugares !

Tenho muitos amigos médicos, mas quando chego no consultório, eles são doutores, não os chamo pelo apelido.  Precisamos fazer a distinção correta em todos os lugares.

Em Exôdo 17, vemos que Israel estava em guerra e Moisés falou a Josué: “Vá para a batalha que eu ficarei de mãos levantadas intercedendo!” Todas as vezes que as mãos de Moisés baixavam, a guerra tornava-se mais aguerrida e Israel ia perdendo.

Então Arão e Hur, pegaram uma pedra e falaram para que Moisés assentasse sobre ela  e  quando  as mãos de Moisés se baixavam, Arão e Hur as levantavam e Israel  venceu a guerra. Arão e Hur reconheciam a unção sobre a vida de Moisés,  eles estavam no mesmo propósito.

Nunca se esqueça desse principio: Dai honra a quem merece honra! Os frutos sobre a sua vida resultantes dessa atitude serão abençoadores!

Pr. Arnolfo Pinheiro 
(Itaperuna)

Edição: Renata G. Santana

11 comentários:

  1. fiquei triste por não poder copiar

    ResponderExcluir
  2. Mas o que acontece muitas vezes é quando damos honra a quem se honra!

    ResponderExcluir
  3. Mas o que acontece muitas vezes é quando damos honra a quem se honra!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, me ajudou muito pois, precisava de uma palavra para valorizar alguém e esta veio bem na questao. Honrar alguém é reconhecer seus valores.

    ResponderExcluir
  5. Honrar como respeito sim. Mas o que existe hoje é idolatria; principalmente aos pastores!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho pensado a mesma coisa, o que tem acontecido é na verdade bajulação e não honra, acredito que honrar é vc respeitar e não bajular e idolatrar

      Excluir
  6. https://bereianos.blogspot.com.br/2009/05/perniciosa-doutrina-da-honra-humana.html

    ResponderExcluir
  7. A quem honra, honra.Eu tenho obrigação de honrar aquele que honra.Não basta ele se dizer ungido.É não sirvo meu pastor eu sirvo a Deus. Obedeço e respeito meu pastor sr ele tb honrar a sua missão principal que é cuidar dr suas ovelhas.

    ResponderExcluir
  8. O Pastor é que dever servir a igreja, e não o contrário, como diz o texto.

    ResponderExcluir
  9. Gostei Deus abençoe pastor pinheiro Deus abençoe sua vida e seu ministério.

    ResponderExcluir
  10. Que palavra ,que reflexão .Que Deus continue abençoando e usando como canal de bençãos por onde passar.

    ResponderExcluir