domingo, 14 de setembro de 2014

A Ansiedade

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?  Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?  E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?  E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;  E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.  Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?  Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;  Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.  Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6.25-34.


Jesus nunca apresentou o Evangelho como um mar de rosas. Cristo disse que no mundo teríamos aflições. Enfrentamos adversidades no nosso dia a dia. O Evangelho não é uma ilusão: “Crê-se em Cristo e acaba-se os problemas.”

Há coisas que acontecem, que estão acima das nossas forças, não temos o controle de todas as coisas, mas, Jesus tem. 

Otimismo não resolve nada, o que resolve é a nossa esperança em Deus.  Existe uma maneira cristã de resolver os problemas e essa maneira não é a ansiedade. 

- A ansiedade desgasta a nossa saúde

Ela não resolve os problemas, e tira a energia do individuo. 

- A ansiedade desgasta a fé


Talvez seja o pecado mais terrível que existe. “Quando aumenta a ansiedade diminui a fé.” A ansiedade reflete a falta de confiança em Deus.

- A ansiedade desgasta o nosso testemunho cristão 
             
Existem algumas atitudes que podemos ter contra a ansiedade:

- Substitua sua ansiedade por orações 

 “Não se preocupem dizendo: que vamos beber, comer, vestir?” Pare de reclamar, de ser pessimista, faça do seu lar um lugar de paz. 

Quando estamos em sintonia com Deus, paramos de reclamar. Há pessoas que antes de amarrar satanás, precisam amarrar a própria língua. Nada para elas está bom. 

Matthew Henry um dos grandes comentaristas bíblicos foi assaltado e chegou em casa dando glória a Deus. Pare de questionar, reclamar. Se a ansiedade vir, ore, suplique!

- Busque em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça

Precisamos ter prioridades na vida. Se reordenarmos a nossa vida a partir de Deus, combateremos a ansiedade.  A nossa prioridade deve ser Deus. Comece a priorizar Deus que as ‘picuinhas’ da vida começam a ficar no lugar delas.

Priorize a Deus na sua vida em tudo que você fizer. Há pessoas que cuidam tanto do corpo e esquecem-se da alma. Eu prefiro ser ‘ninguém’ aos pés de Cristo do que ser ‘tudo’ em qualquer outro lugar. 

- Basta a cada dia o seu próprio mau 

Às vezes nos preocupamos tanto com o ‘amanhã’ que não conseguimos desfrutar do ‘hoje’ com a nossa família.

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6.34.


Aproveite as coisas mais simples da vida. Um toque e a mulher do fluxo de sangue foi curada. A oferta da viúva foi a menor oferta, mas, Jesus disse que foi a maior porque ela deu tudo que tinha.
Valorize cada um dos momentos da sua vida!


Você não pode controlar tudo, mas, Deus pode. Ele continua no trono, o cetro continua nas suas mãos. 

Creia que Deus está no controle e que todas as coisas cooperam  para o bem daqueles que amam a Deus.

Em um instante essa situação que aparentemente é impossível resolver pra Deus é uma poeirinha.
Talvez você não veja escapatória, saiba, que Deus não promete caminho fácil, mas, sim uma chegada segura.

“Busque pois, em primeiro lugar o reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas.”

Pr. Davi Lago
Edição: Renata  G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário