segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O segredo de Jacó

Ref: Gn 25.26-

Muitas vezes para chegarmos onde Deus deseja temos que passar por caminhos não muito agradáveis. Isaque tinha dois filhos Esaú e Jacó.

Esaú era o filho cabeludo e Jacó o retardatário. Na hora de nascer pegou no calcanhar do irmão – seu nome significa enganador. O sonho de Jacó era receber as expectativas da sociedade presente, ele queria a primogenitura.
 
Jacó só era amado por sua mãe. Naquela época ganhar o respeito e a admiração do pai era ganhar o respeito da sociedade. Ele queria ser Esaú.

Não sei quem você quer ser, só sei de uma coisa, Deus tem pra você, mais do que você pensa a respeito de si mesmo.

Jacó estava tão focado em viver a vida do outro que se esqueceu da  própria vida.  A vida é como um eco se você não gosta do que está ouvindo, mude o que está falando. 

Jacó enganou seu pai e se passou por Esaú e não bastasse isso, ainda, comprou a primogenitura de Esaú.

 
Para crescermos e prosperarmos não precisamos passar por cima de ninguém. A mulher do fluxo de sangue para chegar a Jesus deixou impuro um monte de gente – ninguém fala isso né?  Não é preciso fazer nada de errado para vencer, só é necessário obedecer a Deus.

Se você está sofrendo é porque ainda não é o final e Jesus dá a garantia que no final dá tudo certo!

Jacó teve que fugir por causa de seu engano e foi para terra de seus parentes. Lá conheceu Raquel  e trabalhou sete anos por ela - Esaú ficou no passado. Mas naquela noite ele foi enganado, no dia seguinte de manhã, descobriu que não era Raquel era Lia.

Labão seu sogro disse que o costume era dar a filha mais velha primeiro, então Jacó, trabalhou mais sete anos por Raquel. Jacó ficou rico na negociação que fez com o sogro, mas ele não tinha paz.

Em determinado tempo Deus fala com ele para voltar para a casa de seus pais, e agora? Jacó voltou e no meio do caminho deparou-se com uma milícia liderada por Esaú e apareceu-lhe então, um anjo do Senhor e ele não o largou enquanto não teve a sua bênção.

Qual era a bênção que ele queria? O perdão de seu irmão! E naquela luta o nome de Jacó foi mudado para Israel. A Bíblia diz que no sepultamento de Isaque os dois irmãos estavam lado a lado.

Talvez hoje seja um momento de fuga pra você, de dor, medo, solidão, de adversidade e no meio dessa situação caótica o que imperará é o vazio, e é aí que Deus entra para tratar o que precisa ser tratado.
O que você precisa para ser feliz é acabar de uma vez por todas com o lixo que foi depositado no seu coração.

Revele sua dor ao Senhor. Em momento algum Jacó revela o que está sentindo a Deus!


Pr. Claudio Duarte
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário