quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ciúmes

Não nascemos ciumentos, o ciúme é um sentimento ruim e ele passa a ser maligno quando a pessoa não tem domínio de si. O diabo sempre trabalha na nossa fraqueza.

Uma pessoa precipitada precisa identificar sua fraqueza.  Assim como um egoísta, um invejoso, um ciumento, um ansioso, etc...  tudo isso é um reflexo do que recebemos ao longo da vida, de pessoas que de alguma maneira nos influenciaram.

Em quem você se transformou? Em alguém extremamente ciumento, ansioso, precipitado?

Caim teve um irmão chamado Abel e Abel dava sempre o melhor do rebanho, ele oferecia das primícias  a Deus e consequentemente se achegava mais a Ele. (Gn 4.1-11)

Quando vemos uma pessoa serena, ponderada, cheia de Deus, é fácil estar perto dessa pessoa. O Senhor se agradava de Abel, mas, de Caim não e Deus disse às claras a Caim: “Não me agrado da sua oferta.” E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” Gênesis 4.4-7.

Caim transferiu a responsabilidade que era dele para o irmão a ponto de querer matá-lo para ter a atenção de Deus para si. Quando Deus o alertou era hora dele perguntar onde  poderia melhorar, como poderia crescer...

Caim não só pensou em matar Abel, como o matou. Se a nossa vida não está muito bem, e estamos vendo a vida de alguém próximo, melhor que a nossa, é o caso de perguntarmos: “Onde posso melhorar?”

Em Gênesis 37, vemos um caso clássico de ciúme entre irmãos. Atenção papais: tomem cuidado com a forma como vocês tratam seus filhos.

Quando os pais deixam explicito a predileção por um dos filhos estão causando inimizade, ciúmes entre os irmãos.  Cuidado com as comparações, com a maneira que você trata um filho e outro.


Davi e Saul:  (I Samuel 18.8-16) A Bíblia diz que Saul amou Davi, mas aconteceu um evento que Saul não esperava. Davi era um excelente guerreiro e certa feita quando voltou da guerra, as mulheres cantaram: “Saul matou milhares e Davi seus dez milhares.” Daquele momento em diante os olhos de Saul nunca mais foram os mesmos sobre a vida de Davi. Saul teve ciúmes, inveja, raiva e um espírito maligno entrou na vida dele.

O ciúmes está intimamente ligado a inveja.  Saul amava a Davi, mas a partir desse momento, passou a odiar Davi.

Faça uma leitura de si mesmo, a respeito de quem se transformou. Não nascemos ciumentos, nervosos, ansiosos, descompensados. Fomos estimulados negativamente através de palavras, vivencias, até nos transformarmos em quem nos transformamos.

Diga ao Senhor em quem você se transformou! O ciumento em algum momento da vida foi rejeitado e esse rejeitado, torna-se possessivo, inseguro... Lembre-se: Deus quer curar você e torná-lo uma pessoa saudável em todas as áreas da sua vida!

Pra. Cristina Fialho
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário