terça-feira, 2 de setembro de 2014

Elias na caverna

“E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 1 Reis 19.1-8
Ser líder espiritual,  qualquer que seja o patamar da liderança não é uma atividade simples, mesmo porque privilégio impõe responsabilidades.  A quem mais é dado, também será cobrado. Vemos no texto, Elias num cenário caótico, político espiritual e político. Acabe, que não era um homem bom, casa com uma mulher maligna.
Elias desafia Jezabel, Acabe, os profetas de Baal e Azera e todos os desafios que ele lançava foram vencidos, porque Deus estava com ele.
 
Quando Deus manifesta que está conosco, a nossa expectativa é que as pessoas considerem isso. Com Elias isso não aconteceu, o povo não se converteu, Acabe não melhorou sua conduta e Jezabel ficou enfurecida e o ameaçou de morte.
Nesse momento especifico o Senhor não disse a Elias para permanecer firme e ele fugiu, teve medo. O homem, a mulher de Deus na hora da tribulação, muitas vezes deseja a morte. Às vezes a angústia do homem da mulher de Deus é tão grande, que a pessoa não consegue ver Deus!
Movido pelo medo, Elias vai para a caverna. Várias situações para a cura de Elias aconteceram. Ele dormiu, foi alimentado, falou com Deus sua queixa e viu os sinais sobrenaturais de Deus. Mas o Senhor não estava nos grandes sinais sobrenaturais, a presença de Deus estava na brisa suave.

Muitas vezes Deus não usará profetas para falar conosco, Ele irá querer que paremos para escutá-Lo.
O poder não garante a presença, mas a presença de Deus garante o poder. O sinal da presença de Deus não está nos milagres enquanto você prega, o segredo está na presença.
Muitas vezes a presença de Deus é silenciosa!  Na crise, Deus nos permite ter novas experiências com Ele. Toda crise gera ampliação se você souber direcioná-la.
Aceitar a orientação divina é bonito poeticamente, pois, nem sempre o que Deus nos manda fazer é o que queremos fazer.
Quem passa pelo que Elias passou não tem mais vontade própria. Derrota não é chantagem pra quem já foi derrotado. A morte não faz mais medo para quem já passou por ela. Deus pode estar te levando a um nível que satanás não encontrará mais nada para te frear.
O deserto, a caverna é estágio. Há uma vitória na caverna!
Pr. Josué Brandão
Edição: Renata G. Santana

Um comentário: