sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O resultado de quem entende a lei de Deus

“Então  todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a fazer grande regozijo; porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber.” Neemias 8.12
Pra se aprender alguma coisa, alguém tem que ensinar e pra alguém ensinar tem que ter o domínio do conhecimento daquilo que quer ensinar. Se queremos ensinar a lei de Deus temos que ter o domínio do conhecimento dela.


Existem duas fontes para aprendermos a lei de Deus: 


- Busca de informações com o intelecto
Ref:  (Dn 9.2) (I Tm 4.13) (Lc 2.52.) (João 5.39) 


Daniel usou o intelecto e foi pesquisar nos livros. Paulo pesquisava a Palavra de Deus com seu intelecto.Jesus buscava informação através do intelecto. Quem não tem o domínio do conhecimento teológico, fala heresia. Medite na Palavra de Deus!


- Existem duas formas para se buscar conhecimento:


1º) A oração 


2º) Ato de soberania divina

A pessoa pode ter revelações da Palavra por um ato soberano de Deus. II Pe 3.15: (Elemento transcendental dado a Paulo).  Deus deu a Paulo uma capacidade para entender coisas do mundo espiritual que a capacidade humana não consegue atingir. 


“Não basta ter o domínio do conhecimento, tem que ter a autoridade autenticada.  (vs 9)  Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.”


Pastor, para quem você está entregando o microfone da sua igreja?  Existem pessoas usadas por Deus, que possuem um  papel fenomenal na igreja, mas que não têm autoridade para ensinar sobre vida, relacionamento!


Os dons manifestam o sobrenatural de Deus, os ministérios manifestam o conhecimento, a estrutura, a base da vida cristã. 


Tem gente que está com problemas e vai num monte de gente para receber ‘profecias’, de menos no pastor, que é autoridade autenticada. 


Quem tem autoridade autenticada precisa ter o domínio de comunicar a Palavra de Deus. Jesus passava o conhecimento pelo poder da comunicação e pela vida. Fp 4.13


Jesus tinha conhecimento teórico e prático!  O conhecimento de Deus vem por saber a Palavra de Deus e pela vida!


Existem  “pastores” que manipulam o culto, porque se o fogo não cair, não vende CD, não vende DVD. Manipuladores do inferno!


O que os pastores estão ensinando ao povo? Bobagem, vida cristã superficial?  


Pastor como está sua igreja? Dividida em ministérios? Igreja Coral, Departamento de Mocidade, Escola Dominical? E o ‘panaca’ do pastor comendo na mão dessa gente. Cada departamento tendo seu caixa, e o pastor igual a um lerdo comendo na mão de grupos. 


Não negocie um milímetro da autoridade que Deus te deu! O povo da minha igreja já sabe, se usarem a internet para falar mau de algum crente, de pastor, vai ‘perder a cabeça.’  


O QUE DEVEMOS ENSINAR AO POVO?


Ref: Os 4.6. Nenhum poder politico, econômico destrói o povo de Deus, mas a falta de conhecimento sim. 


Outras referências: Sl 119.11; Sl 119.166, 167 – Sabe o que faz uma pessoa não pecar? Esconder a Palavra no coração, ela é a blindagem!


Onde a fé e a incredulidade operam? (II Co 4.4/ Hb 13.3.) 

Na mente. Porque a mente humana controla todo ser!  Ou a mente é dominada pela incredulidade, ou pela fé! 


Em Atos 3, Pedro e João levantam um paralítico na porta do Templo, foi um alvoroço, mas os sacerdotes não ficaram preocupados com isso. Em Atos 4, elas ficaram condoídos deles ensinarem a Palavra de Deus. A preocupação não foi com o milagre, mas, com o ensino. 


Em Atos 19.20, diz que a Palavra de Deus crescia e prevalecia. O império das trevas é prudente, sabe onde quer chegar e o crente está com cara de tacho, fazendo movimento emocional na igreja, só podemos confrontar o erro, com o ensino da Palavra de Deus.


A sabedoria pode ser comprada, como? Através do conhecimento! Leia, se prepare!
O que faz a igreja crescer? A Palavra de Deus. Atos 16.5 


Olhe o resultado de quem entende a Lei de Deus: “Então todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a fazer grande regozijo; porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber.”  Neemias 8.12.


- Antes do povo entender a Lei de Deus, eles não tinham paz, alegria, mas quando entenderam, descansaram, passaram a ter comunhão. Comer para o judeu, indica profunda comunhão. 


- Enviar porções, remete ao amor, misericórdia, compaixão. A igreja precisa entender o amor e entender a necessidade do outro.


- Fazer grande regozijo. Só fazemos festas, porque reconhecemos e honramos. Reconhecimento e festa tem haver com adoração. Quando o povo entende a lei de Deus passar a ser um verdadeiro adorador. Adoramos a Deus com a nossa vida e para isso é necessário que o povo entenda a Palavra de Deus que prevalece contra o pecado, contra o mundo! 


Pr. Silas Malafaia 
Edição: Renata G. Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário