domingo, 7 de setembro de 2014

Espere de Deus


"E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava. E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e de além do Jordão." Mateus 4.23-2.

"E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava"Mateus 5.1-2.

O povo estava revoltado, indiferente com as religiões. Estavam incrédulos quanto aos profetas. A população estava revoltada com os sacerdotes, fariseus. Eles estavam dominados por Roma, que fazia com o povo o que queriam, abusavam sexualmente das mulheres israelitas não havia política, o povo judeu estava subjugado.

Havia falta de perspectiva, descrédito, desesperança, não havia possibilidade de sonhar, uma pessoa sem sonhos, que não tem ideais na vida, não projeta nada para o amanhã, torna-se como um zumbi. 

Não havia emprego, saneamento básico, escola, hospital, não havia nada. Então chega Jesus; pobre, sem espada nas mãos, filho de um carpinteiro, com alguns homens que ele chamou para serem seus discípulos e o povo esperando algo sobrenatural acontecer.

Jesus chega nesse cenário e a Bíblia diz que ele viu as multidões e começou a ensiná-las. Ele queria trazer paz; ou seja, tranquilidade de mente, diante dos problemas, das dificuldades, para raciocinar e conseguir decidir com a mente tranquila.

- A verdadeira paz não vem somente pelos nossos desejos de agora, eles nem sempre produzem um amanhã feliz! 

Jesus disse: “Bem aventurados os mansos”, e o povo esperava guerra, espada, Jesus quis ensiná-los o princípio da misericórdia.

Quando Jesus pregava, as pessoas ficavam estateladas o ouvindo! O coração da multidão ficava apertado, mas, os sacerdotes, ficavam de longe procurando alguma falha para levá-lo até  César. Ele tinha dois auditórios, a multidão e os sacerdotes.

As pessoas querem ver se debaixo de pressão iremos ceder as armadilhas ou reagiremos, porque a mesma multidão que dizia: “Jesus é o nosso rei.” Tempos depois disse: “Crucifica-o”. Somos o sal da terra. Deus sabe todas as tentações que você abre mão por amor a Jesus e isso virá a você com juros e correção monetária. 

Vós sois a luz do mundo - Mateus 5.14

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.” Mateus 5.21-22

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mateus 5.27-28
Os judeus viviam baseados apenas nos atos, Deus quer o coração do homem. Pare de esperar coisas de ‘Roma’, ‘Herodes’, ‘Pilatos’, espere coisas de Deus.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário