domingo, 21 de setembro de 2014

Ana e Penina

“...Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor.” 1 Samuel 1.1-28

Ana era uma mulher com muitos problemas, ela era estéril  e por isso considerada desprovida da bênção do Senhor.

Esse era o primeiro grande problema dela, mas ela tinha outro problema, uma rival dentro de casa, havia um triangulo amoroso dentro do lar. 


Elcana escolheu uma mulher chamada Penina para ter filhos, Ana tinha essa rival e ela não era uma rival qualquer, Penina irritava Ana. 


A língua de Penina feria Ana. Todo ano quando eles subiam a Siló para adorar,  Penina irritava Ana e Ana não comia.

Se Ana sofria tudo isso na tenda da congregação, imagine na sua casa. Mas Elcana amava Ana. A porção excelente era destinada a Ana. 


Elcana era um marido omisso, não tinha entendimento do que acontecia com sua esposa. “Por que choras, não te sou melhor que dez filhos...” Conjecturando, “Por que você está chorando, não te basta cartão de crédito, carro do ano...?”


Ana tinha mais um problema, o local onde ela congregava, havia sacerdotes naquele lugar, eles também não perceberam o que acontecia com ela. 


Um dia Eli ao vê-la chorando, a teve por embriagada. O sacerdote deveria ter chamado Elcana e dito: “Arrume tua casa, você não está vendo o que está fazendo com Ana?”

Ana ao ouvir aquilo do sacerdote disse: “Sou angustiada de espírito, por excesso de aflição é que tenho chorado até agora.”

Ana estava em depressão. Uma mulher de Deus pode ter depressão? Pode!


Existem enfermidades do corpo que são resultado da falta de cuidado com o corpo, do envelhecimento celular, etc.


Existem enfermidades da alma. Todos sabem que uma mulher abandonada pode desenvolver um câncer, um homem que perde o emprego uma gastrite e existem enfermidades do espírito. 


Crente pode ter depressão na alma. Elias esteve em depressão. Um dia ele estava debaixo de um zimbro e pediu a morte, o estágio, mais profundo da depressão. 


O ser humano tem necessidade de ser acolhido. A pessoa em depressão muitas vezes acha que  está só, ela deseja morrer. Curamos uma depressão reativa trazendo à memória aquilo que pode trazer esperança. Sempre há possibilidade de um recomeço!


Perdeu um casamento porque seu cônjuge não o honrou, lembre-se que Jesus morreu na cruz por você, siga em frente!

Ana desistiu de ter alegria, não tinha prazer em nada, um dia ela tomou uma atitude diferente, descobriu que não seria Elcana, Penina, ou o sacerdote que teriam que mudar, mas ela que teria que ir a fonte que é o Senhor.  Ela recebeu a palavra do sacerdote: “O Senhor conceda o teu desejo...”

Ana voltou para casa, concebeu Samuel e depois que o desmamou ela levou  o menino para ser consagrado e o entrega ao sacerdote, ela não volta com o menino pra casa.


Às vezes queremos a cura de inúmeras coisas para o nosso próprio deleite, mas Ana entregou Samuel ao Senhor.


Ninguém poderia imaginar que aquele menino que Ana entregava ao Senhor seria o grande profeta Samuel. 


Só Jesus pode mudar a sorte de uma pessoa, seja qual for a tua dor, o teu sofrimento, na cruz há um bálsamo que cura.

Juíza Tânia Tereza
Edição: Renata G.Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário