quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Sexo é saúde

Quando uma mulher se casa nutre a expectativa de receber muito carinho. Toda mulher sonha em ter um marido romântico. Já o homem nutre a expectativa de viver uma vida realizada plenamente sexualmente.

A insatisfação sexual é um indicador sensível de que o plano de Deus para o casamento está desalinhado.


A sexualidade é a parte psíquica é a dimensão da nossa personalidade ativada pelo sexo.
Por que muitas vezes os casais experimentam um desajuste nessa área e os que se casam, se casam já nos primeiros dias tendo problema nessa área?

Infelizmente ainda há ranços com respeito ao tema sexo. Agostinho trouxe para o leito conjugal um cerne de pecado, um presente do demônio.

Algumas ideias infundadas difundidas no século passado:

- Tudo aquilo que produz prazer é de origem diabólica
- O Espírito Santo sai do quarto na hora do ato sexual
- O casal deveria se abster do ato sexual em todos os dias santos

Olha o que o Senhor disse a respeito dos recém-casados: “Quando um homem for recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá encargo algum; por um ano inteiro ficará livre na sua casa para alegrar a mulher, que tomou.” Deuteronômio 24.5.

Deus projetou o sexo para ser muito mais que uma relação sexual. Pra fazer amor é preciso haver cumplicidade, aliança, amor responsável. O sexo não é apenas um incidente no casamento, ele é a música do matrimônio.

O sexo é um indicador que reflete a saúde do casamento em geral. A morte do amor é sempre o assassinato cometido pela negligência. Ref:  I Co 7.

Degraus do sucesso para satisfação sexual: - Honra; - Segurança; - Intimidade; - Sexo com qualidade dentro do casamento

A Bíblia diz: “Maridos, vivei a vida comum do lar.” Vive intensamente, se envolva, participe com discernimento, conheça você mesmo, o cônjuge.  Trate a mulher com honra porque ela é a parte mais frágil.
Aquilo que a esposa fala do marido é extremamente revelador da sua própria essência. Uma mulher com dignidade não fala mau do marido, porque sabe que estará falando mau de si mesma. O primeiro degrau é a honra.

Honrar é reconhecer o valor! Passei a reconhecer ainda mais o valor de minha esposa, quando entendi que antes de ser minha esposa, ela é filha de Deus.


Marido, se Deus tratasse você como você trata sua esposa como seria o tratamento? Você trata sua esposa como uma princesa?

Não adianta o homem querer plenitude orgástica, se não sabe honrar e honrar verbalmente. Maridos que não honram sua esposa verbalmente, jamais desfrutarão de plena vida sexual.

 A vida conjugal não é tão difícil quanto as pessoas julgam que é, costumo dizer que casamento é a escola do quebrantamento e a regra principal é a humildade para mudar o que for necessário.

Casamento é para quem está disposto as mudanças radicais e necessárias. Quem não quer mudar, não deveria se casar, morresse solteiro (a), rodeado de cachorros, porque cachorro não cobra mudança.

O segredo de um casamento bem sucedido está no cotidiano da vida. O que excita o homem? A visão. “Quão formosos são os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe! Os contornos de tuas coxas são como jóias, trabalhadas por mãos de artista. O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios. Os teus dois seios como dois filhos gêmeos de gazela. O teu pescoço como a torre de marfim; os teus olhos como as piscinas de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim; o teu nariz como torre do Líbano, que olha para Damasco.  A tua cabeça sobre ti é como o monte Carmelo, e os cabelos da tua cabeça como a púrpura; o rei está preso nas galerias. Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias!” Cânticos 7.1-6

A mulher é auditiva e não se excita como o homem; o que excita a mulher? Quando ela vê o marido se preocupando com o seu bem estar. Honrar é reconhecer o valor do outro. Você está tratando sua esposa como uma princesa porque ela é filha do rei. Quem é honrado se sente seguro e nada melhor que estar seguro do amor do outro.  Nada melhor que viajar e ter a certeza que o outro na ausência continuará te honrando!

Quando há honra, a abertura para se conhecer a intimidade!  O sexo é puro quando praticado dentro do casamento, fora do casamento é um esgoto que contamina tudo o que toca.

Deus criou homem e mulher e os programou sexualmente. Sexo e saúde andam de mãos dadas. No momento do sexo, o fluxo do sangue é favorecido para as genitálias e é bom para o casamento. A liberação de endorfina que é bom para a endorfina.

Pessoas sexualmente ativas parecem ser menos vulneráveis a depressão e ao suicídio. Combate a dor. A endorfina é o maior analgésico do corpo humano.  É bom para o sono. A imunidade é reforçada. Ciclos menstruais regulares, é bom para a próstata. Consome em média 100 calorias, é mais divertido emagrecer.

Pr. Josué Gonçalves
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário