terça-feira, 16 de setembro de 2014

Não transgrida, obedeça

"Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos.
E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações.
Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.
E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.
Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir.
Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.
E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao Senhor por causa dos midianitas,
Enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão;
E vos livrei da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós, e a vós dei a sua terra.
E vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz.
Juízes 6.1-10

Israel se corrompeu e essa corrupção gerou todo esse processo descrito nos versículos acima. Israel fez o que era mau perante os olhos do Senhor. 

A transgressão que eles cometeram subiu aos olhos do Senhor como um cheiro desagradável e por causa dessa conduta equivocada, Deus permitiu sentenças.
Em alguns momentos, algumas circunstâncias adversas se fazem presentes na nossa vida, para que o Senhor nos leve a um propósito maior.
Deus permitiu a tempestade no navio em que Paulo estava a ponto de destruir o barco e era Deus que estava destruindo aquele barco, para que Paulo não chegasse ali em Roma como prisioneiro. Paulo saiu da ilha de Malta  como passageiro.
Muitas vezes Deus destrói o ‘barco’ porque ele tem um propósito maior para a nossa vida. Existem lutas que o Senhor  permite para correção.
Veja as consequências do pecado de Israel
- A nação fica nas mãos do adversário por sete anos
Há pessoas que colocam as mãos nas coisas e não prosperam (Mq 5.12)
- A nação foi morar nas covas

“E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações.” Juízes 6.2.
E isso porque não tinham compromisso com Deus. Eles plantavam e não colhiam; como é triste quando plantamos e não colhemos. O povo além de não colher, ainda tinha a semente destruída. O diabo muitas vezes destrói o investimento que fazemos nos negócios, no casamento, nos filhos.
O povo perdeu o ânimo porque tudo o que eles tinham, produziam, era destruído, confiscado...  “Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam. E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.” Juízes 6.3-4
Não adianta ser membro de igreja, tem que ter a vida no altar. Se a nossa vida não estiver alinhada no ALTO, jamais estará alinhada aqui em baixo.
Deus quer caráter, justiça, verdade, coração limpo, boca limpa. De Deus não se zomba, não se brinca. Deus nos perguntará naquele dia: “Fostes fiel?” Não tente impressionar ninguém pela eloquência, carro, casa que você mora, Deus se impressiona com  um coração contrito e quebrantado.
Por causa dessa situação (pecado)  Israel se enfraqueceu e como Deus tratou com o povo de Israel? Veja os passos:

1º) Coloque  a casa em ordem

A Bíblia diz que aquele que confessa seu pecado e o deixa alcança misericórdia. Se uma casa estiver desprotegida o ladrão entra.
Quando Pedro foi a casa de Enéas disse a ele: “Enéas arruma o teu leito (tua casa, tua vida), levanta e anda". Quando você coloca as coisas em ordem, Deus abre a porta do milagre.
2º) Clame a Deus

“Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.” Juízes 6.6.
Quando você clama a Deus, algo começa a acontecer. Um clamor muda tudo. Ana estava no santuário e ela se demorou no clamor, Ana chegou a ser chamada de bêbada, mas ela clamava ao Senhor, ela sabia que a oração muda tudo.

- Quando eles clamaram a Deus o Senhor enviou um profeta
Quando você crê no profeta você prospera! “Enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão;” Juízes 6.8. Deus tem compromisso com a Sua Palavra.  “O Senhor dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará.” Isaías 14.24.
Elias tinha uma palavra (Vai chover), Acabe estava na carruagem  e Elias a pé. Elias começou a correr e passou Acabe. Acabe saiu primeiro, mas, quem chegou primeiro foi Elias.
Quando fechamos as brechas, tiramos a legalidade do diabo e damos a Deus.  Quando Deus deu a palavra por  meio do profeta, ele disse que Israel estava passando por aquele momento, porque não obedeceu a Deus.
 
O segredo da vitória não é só ouvir, é ouvir e obedecer. Gideão obedeceu a Deus! Há pessoas que querem edificar em cima do que Deus não abençoou.
O Senhor deu a vitória por meio do profeta, da palavra e do libertador. Hoje quem é o libertador? Creio que somos nós quem Deus usará para sermos libertadores! José foi o libertador de sua família, ele foi o resgatador, ele entendeu que o diabo tentava frustrava o propósito de Deus na vida dele e tornou-se governador do Egito. 
Não transgrida os mandamentos do Senhor: OBEDEÇA
Pr. Jocymar Fonseca
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário