quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O diabo é ladrão, a carne é fraca e o diabo mata

“Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.” Mateus 5.32.

“Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada” 
Cânticos 4.12.
O ideal divino é a monogamia. Quando casamos nos tornamos jardim fechado, no qual só o nosso cônjuge tem o acesso. 


No livro de Cantares, é uma mulher fazendo uma autoafirmação da sua maneira de ser.

“Eu sou um muro, e os meus seios são como as suas torres; então eu era aos seus olhos como aquela que acha paz.” Cânticos 8.10.

O grande desafio do casamento é a fidelidade.  A fidelidade é honrar o outro na ausência. Eva não soube honrar na ausência, Adão não soube honrar na ausência.

Jesus fez a oração do Pai nosso e nessa oração está escrito: “Não nos deixe cair em tentação.”

Eva caiu em tentação, Adão também, Saul e Davi caíram em tentação, Isaque e Judas também, ou seja; tentação é o desafio de cada dia.

Cada um é tentado pela própria cobiça, diz Tiago. “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.”  Tiago 1.14.

Acordamos sendo tentados. O fraco da mulher está na boca e do homem nos olhos.  Todo pecado é precedido por uma tentação, a tentação é a razão primária para desejarmos pecar.

Por que muitos se rendem a tentação arruinando sua vida, família e ministério? Por quê Davi, Pedro, Eva, Judas, Adão, caíram?

Primeiro: excesso de autoconfiança

Pedro achava que nunca trairia Jesus. Sansão brincou de se deixar amarrar e amarrado ele ficou. A tentação sempre é mais perigosa quando a pessoa acha que não cairá. Por isso Paulo disse: “Aquele pois que cuida estar em pé ore para que não caia.” O diabo continua sendo um ladrão que mata, rouba e destrói, ele não brinca de ser diabo.

Jesus disse: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação.” A carne é fraca, fuja da aparência do mau. Não subestime o poder do diabo, porque ele é um psicólogo milenar.

Nunca pense que você está no controle! Viva prudentemente, não vacile, não baixe a guarda, não dê mole para a carne, nem para o diabo. Muitos cedem, porque não impõe limites. Limites servem para demarcar um território que pertence a você.


Segundo: Coloque limites na sua casa, no celular, no seu local de trabalho... 

Falta de limite gera abuso e o diabo entra.  Digo para os homens: “Bem aventurado o homem que tem uma esposa bisbilhoteira” uma vida que não é monitorada  é uma vida descompromissada.

O que você está vendo na internet, no facebook? Você está tendo prazer no que faz Deus chorar?  Não podemos rir daquilo que gera morte!

Há um clamor do Espírito: santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.

Terceiro: Não brinque com as redes sociais, porque elas podem ser bênção para alguns e uma arapuca para outros.

A Bíblia compara a mulher adultera como um boi indo para o matadouro. (Pv 7)  quando há o adultério como fazer o caminho de volta? Há laços demoníacos que precisam ser quebrados.  Aquele que adultera é como um boi que vai para o matadouro!

O pecado sempre te prende por mais tempo do que você estaria disposto a ficar. Sempre cobra um preço mais alto que você esteja disposto a pagar.

Um caso pode começar no almoço de negócios, numa carona para uma mulher que não é sua, num ensaio do grupo de louvor...  Viva de forma prudente, vigie!

O que é construído em 30 anos pode ser implodido em uma frase. Quanto mais alto for o prédio, mais o investimento tem que ser feito na base, e a base se chama caráter.

Quarto: Confesse a tentação

Quem confessa a tentação, não confessa pecado. Quem confessa uma fraqueza não confessa fracasso. Se Sansão procurasse seu pai dizendo que estava sendo tentado por Dalila, não teria caído. O mesmo com Eva, se ela tivesse dito a Adão que estava sendo tentada pela serpente, não teria caído.

Não tente vencer a tentação sozinho (a)! O cordão de três dobras não se rompe facilmente.  Toda vez que você coloca a tentação na luz o diabo perde!

Que possamos acertar como José acertou que o Senhor encha o nosso coração de temor!

Pr. Josué Gonçalves
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário