quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Não troque o que Deus falou por aquilo que está acontecendo

“Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre. E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre. E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia. Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca. Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.” I Samuel 1.5-13

"E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.
E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor." 1 Samuel 1.19-20



Às vezes Deus fala tantas coisas para nós, mas vivemos coisas diferentes do que Deus nos fala e como devemos proceder quando isso acontece? Vou dar a você o segredo: não troque o que Deus falou pelo que está acontecendo. Ana viveu isso, ela tinha sonhos, projetos e o seu sonho principal era gerar filhos.  O diabo usou de três estratégias para tentar impedir que o sonho de Ana nascesse.
1ª) Penina
Penina também era esposa de Elcana, ela não era estéril, mas era invejosa, uma mulher que a alegria dela era ver o choro de Ana. Existe uma ‘Penina’ na sua vida? Existem ‘Peninas’ em todos os lugares. 
la foi a primeira estratégia do diabo para matar o sonho de Ana.

2º O marido
Elcana deveria estar cansado de ver a insistência de sua esposa em ter um filho. Por fim disse: “Pare de lutar por esse sonho, não te sou melhor que dez filhos.” Ele desanimou Ana.  



3º) Eli

Eli era o sacerdote, quando viu Ana orando, clamando e achou que ela estivesse embriagada, porque seus lábios tremiam. Sabe o que sustentou Ana mesmo diante dos levantes? Ela ser uma provocadora de milagres.  ‘Penina’, ‘Eli’ e ‘Elcana’ verão ‘Samuel’ nos seus braços. Ana decidiu lutar contra tudo, contra a situação que vivia,  porque Deus estava com ela.

Ana fez quatro coisas para que o milagre acontecesse:

1º Ela não deu ouvidos as pessoas que estavam tentando pará-la e matar seu sonho

Não dê ouvidos a quem não acredita que você irá romper. Feche os ouvidos para o diabo e abra os ouvidos para o que Deus está falando.  Selecione com quem você está andando.

2º Orou demoradamente

Ana não orou se lamentando dos seus opressores,  ela não citou o nome de Penina, Elcana e Eli. Ana disse para o problema o tamanho do Deus que ela servia. Não dê vitamina para o inimigo, para o problema. Às vezes o problema é pequeno, mas, quanto mais falamos dele, mais, ele cresce. Problema é oportunidade para tirar você de onde está para onde você quer chegar um dia.

3º Ela definiu o sexo da criança e sua profissão

Ana não perdeu tempo falando de probleminhas, ela definiu o que queria. Ana enfrentava lutas, mas, ela não desistiu, ela definiu o que queria.

4º Ana fez  um voto

Quando Ana fez um voto com Deus, no tempo certo, Deus se lembrou dela.  Quando fazemos  votos com Deus, na primeira oportunidade que surge, Deus se lembra de nós.

Quem tem medo de perder o que tem não merece alcançar aquilo que deseja.

Não coma a semente, semeie, que você colherá frutos para a eternidade.
 O voto tem o poder de virar qualquer situação, não troque o que Deus falou pelo que está acontecendo na sua vida momentaneamente.

Qual é o seu maior sonho, seu maior projeto? O de Ana era um filho. Quando pedimos para Deus o que não podemos fazer, Ele sempre nos ouve!

Que passemos a aprender com Ana e paremos de dar ouvidos a quem não acredita nos nossos sonhos.

Pr. Flamarion Rolando no Congresso Segredos do Coração
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário