domingo, 21 de setembro de 2014

Sabedoria do alto ou sabedoria demoníaca?


“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.  Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.”  Tiago 3.13-18

Ouvimos tanto que toda sabedoria vem do céu, mas a Bíblia diz que há uma sabedoria que é  humana, carnal e demoníaca. O homem é um espírito que vem de Deus e no plano do Senhor volta pra Deus.

O homem é espiritual e sofre influências espirituais.  Recebemos do alto o que o Senhor tem pra nós. Deus se alegra com a vitória do seu povo, Ele é bom o tempo todo. A Bíblia diz que nós que somos maus sabemos dar boas dádivas aos nossos filhos, quanto mais o nosso pai que está nos céus.
O homem tem a chave para abrir portas para demônios ou para fechar portas. “Irai-vos mas não pequeis, não dê lugar ao diabo...”

Deus trabalha dentro de um princípio de equidade. Equidade é imparcialidade, é analisar casos semelhantes, com rigor semelhantes. 

No livro de Tiago diz, que nem toda a sabedoria vem do alto, muitas vezes nosso proceder é influenciado por uma sabedoria que não é de Deus.

Abraão foi para o Egito e por Sara sua esposa, ser muito linda, disse a ela que não deixasse que soubessem que era esposa dele, porque se importou apenas com a própria pele.  

Até que um dia Faraó entendeu que Sara tinha marido e foi até Abraão questionando: “Porque disse que Sarai era sua irmã?” A maldição veio sobre a descendência de Abraão fazendo com  que o povo fosse escravo no Egito, porque um dia ele entregou sua esposa a Faraó.


No mundo espiritual colhemos frutos.  Rebeca tinha ‘duas nações’ no seu ventre. Se Rebeca tivesse abortado seus filhos, hoje não existiria a nação de Israel. Quando uma mulher aborta uma criança, ela está abortando gerações. O aborto traz consequências espirituais terríveis na vida de uma pessoa.

Esaú e Jacó nascem, crescem, Esaú vende sua primogenitura para Jacó. Rebeca influencia Jacó para o mau e colheu então,  os frutos da má influencia sobre os filhos. Rebeca perdeu os filhos, os netos.
 
Ela perdeu muita coisa em consequência das suas más atitudes, porque induziu o filho a mentir para o pai.  Rebeca quebrou princípios!

Adão também colheu os frutos das suas más atitudes. Onde estava Adão quando Eva conversava com a serpente? Adão comeu do fruto e desobedeceu a Deus – quebra de princípios. 


Espiritualmente a desonra aos pais tem o mesmo efeito do adultério – fica uma janela aberta para o diabo agir. A desonra cometida há 40 anos, se não houve arrependimento, não houve mudança, abre uma janela aberta para o demônio matar, roubar e destruir.
 
No mundo espiritual não há tempo nem distancia, você leva com você a consequência espiritual do seu pecado!

Para a misericórdia de Deus ser acionada é necessário arrependimento! Tem muito casamento arrebentado porque não teve a bênção dos pais, os princípios de Deus são imutáveis.

O arrependimento e a confissão cancelam o pecado, mas o pecado ficou 'velho' e as pessoas pensam que não precisam fazer o conserto. 


Rebeca teve uma sabedoria demoníaca ao aconselhar seu filho a mentir para o pai. A Síndrome de Rebeca leva a mãe influenciar os filhos a mentirem para o pai. 

(As roupas das mulheres são ‘iscas’ se elas saem vestidas como uma prostituta pegarão um ‘vagabundo’, se vestirem como princesas, pegarão um cavalheiro.) 

A ordem de Deus é a submissão, muitas mulheres estão quebrando esses princípios e acabando com suas famílias. 

As mulheres ganham seus maridos com seu bom proceder.  Um homem mau, filho de Belial, chamado Nabal, se deu muito mau e Abigail ficou viúva e casou com o rei.

Se a sua mulher é santa, anda na presença de Deus e você é mau com ela,  está mexendo com Deus que é o Pai dela. 


A Bíblia manda os maridos viverem na vida comum do lar. Tratando a mulher com dignidade, como a parte mais frágil (aqui Deus vê um só), para que não se interrompam as orações, pois, ambos são herdeiros da graça divina.  

A Palavra de Deus manda os maridos viverem a vida do lar com discernimento. O marido é o cabeça do lar e a mulher precisa entender isso!


A sabedoria que vem do alto alinha-se com o céu e produz bons frutos!

Juíza Tânia Tereza
Edição: Renata G. Santana

Um comentário:

  1. Gênesis 20....diz que Deus advertiu Abimeleque, o rei que havia tomado Sara por esposa, antes de se achegar a ela, pra que não pecasse. Deus disse a ele em sonho Q Sara era casada. Então ele devolveu Sara a Abraão, mas não coabitou com ela como disse a pastora....creio ter havido um engano na interpretação do texto. A Palavra esclarece perfeitamente isso...



    ResponderExcluir