sábado, 8 de setembro de 2012

A capacidade de triunfar sobre o sofrimento

Sofrimento é um ambiente onde todos nós vivemos. Olhamos para todos os lados e podemos ver um ambiente de sofrimento. O Senhor disse a Adão: “Porque comestes do fruto que disse para não comer? Maldita é a  terra por tua causa...”
Entretanto podemos viver no ambiente de sofrimento sem que o mesmo impregne em nós. Sofrer é um verbo e o verbo só se efetiva quando conjugado, se não o conjugarmos ele não se efetivará em nós.  Nós é quem decidimos se vamos conjugá-lo ou não. Mesmo que o aconteça nos cause dor, o sofrimento tem haver como a forma que reagimos a ele.

Conjuge os verbos amar, perdoar, esperar, confiar, cooperar, reagir, lutar, participar, revolucionar...,  parece impossível diante do sofrimento? O que é impossível aos homens é possível a Deus.

Os que  em tudo tem plena dependência do Pai, Filho e Espírito Santo e os que para viver dependem do poder do Espírito Santo conseguem vencer o sofrimento.

Paulo e Silas foram presos, chicoteados, foram jogados na pior cela, naquele momento eles poderiam ter conjugado o verbo sofrer, mas eles escolheram louvar.

Nunca permita que o ambiente de sofrimento invada você – decida não conjugar mais o verbo sofrer não importando o que aconteça.

No começo da humanidade por causa do pecado, passou a viver na escuridão. Jesus Cristo para nos tirar dessa escuridão.

Nenhum ser humano escapou da escuridão, porque a vontade de Deus deixou de ser a que dava a direção certa. Agora o homem não obedecia mais a Deus, mas o que estava em sua própria cabeça.

Muitas coisas tornaram-se tormento nas nossas vidas porque não consultamos a Deus antes de decidir. Só Deus sabe o que é certo e errado. Converter é o dar o direito a Deus de decidir o que é certo e errado na nossa vida – sendo assim, só fazemos o que a trindade falou que é para fazer.

Permita que o Senhor decida o que é certo ou errado na sua vida para que você não sofra.

A maldade passou a habitar o coração humano e o ambiente que passamos a viver tornou-se um ambiente de sofrimento. Ambiente criado por pessoas cheias de maldade no coração, não poderia ser um ambiente de céu.

A trindade perdoou as nossas ofensas – Jesus disse aos seus discípulos: “Quem quiser me seguir, nega-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”

Desde antes da fundação do mundo,  Jesus assumiu a cruz. I Pedro 1.18-20, diz: “Não foi com prata ou ouro, que fostes resgatados do vão procedimento dos vossos pais, mas, pelo sangue sem mácula, o sangue do cordeiro, conhecido desde antes da fundação do mundo, porém manifestado nos últimos tempos por amor de vós.” Quando olhamos para a cruz, vemos a manifestação do amor de Deus por nós antes da fundação do mundo. Isso significa que antes de Jesus dizer: “Haja luz, Ele disse, haja cruz!”

Atos 17.28 “Em Deus nos movemos e existimos” Mas o próprio Ap. Paulo diz que de Deus nos extraviamos – Rm 3.10. Fora de Deus não pode existir nada, mas estamos aqui porque Jesus assumiu a cruz antes da fundação do mundo! Quando morremos aqui, a morte d’Ele nos sustenta do outro lado!

Jesus se esvaziou da Sua glória para que a humanidade não deixasse de existir e através do sacrifício de Jesus fomos perdoados.  Todo membro da humanidade que concordar que apenas pelo ato de Jesus Cristo na cruz é reconciliado com Deus é tirado do inferno.
Na natureza de Jesus não há lugar para o pecado, mas na nossa tem. Precisamos ser salvos não por causa das coisas que fazemos, mas por causa das coisas que podemos fazer.

Será salvo todo aquele que admitir que a sua natureza humana o levará para o inferno e reconhecer que carece da misericórdia de Deus! Ser salvo é ter uma nova natureza!

Deus nos recebe de volta quando a nossa natureza é regenerada!
Jesus morreu no nosso lugar e trocou a nossa natureza carnal!

Se acharmos que somos ‘meio bonzinhos’ não adianta – só nasce de novo quem reconhece que está morto!  Como Jesus resolveu o problema que a humanidade tinha com Deus, ninguém precisa ir para o inferno. Se acreditarmos de fato que só por causa de Jesus Cristo Deus  pode nos receber de volta, somos salvos!  Quando acreditamos verdadeiramente nessa verdade, o Espírito Santo vem morar em nós!

Muitas vezes pensamos que o problema é maior que Deus e esquecemos que não há nada que o Senhor não possa fazer ou resolver, esquecemos que o Senhor tem uma aliança conosco  e  por causa dessa aliança podemos conjugar o verbo louvar ao invés do verbo sofrer!

Sendo assim, não se esqueça que a última palavra é de Jesus, não é do homem. A filha de Jairo, estava morrendo, Jairo foi até Cristo para que Ele a curasse e Jesus ia com Jairo até sua casa – Jairo apressado quase corria, mas de repente Jesus parou, Ele foi  tocado por alguém que tinha muita fé – A mulher hemorrágica!  A fé daquela mulher a curou e Jesus continuou o caminho com Jairo, quando chegaram na casa de Jairo a menina havia morrido. O Senhor disse a Jairo: “Não tenha medo, continue acreditando em mim!” Jairo acreditou em Jesus!

Cristo disse então aos que estavam na casa: “A menina está dormindo!” Jesus estava dizendo que o Senhor ali era  Ele e enquanto ele não disser que está morto, não está!

Enquanto Jesus não falar, não acontece nada – a última palavra é d’Ele! Só entraram para ver o milagre, os pais, Pedro, Tiago e João.

Jesus entrou e disse para a menina: “Desperta!” Simples assim! E mandou que dessem comida para a ela.

 Jesus é nossa cobertura espiritual e temos que lembrar disso! Ore ao Senhor para sustentá-lo enquanto você espera por Sua Palavra! Fomos adotados pelo Pai e o Espírito Santo passou a morar em nós!

Todo dia se levante para obedecer ao Senhor e o Espírito Santo leva você lá! A força do Espírito Santo é que conta. O Espírito Santo nos faz amar as pessoas do jeito que Jesus de Nazaré ama!
Só tem ambiente de sofrimento, a questão é como você reage.

Só há mar revolto, o problema é que alguns deixam-se se submergir por ele e outros pela fé andam por sobre ele com Jesus.

Vida cristã não é baseada em sofrimento, é baseada em fé e fé obedece!
Jesus perdoa todos os erros que você cometeu e admite que errou – não fique se justificando! Não conjugue mais o verbo sofrer, conjugue o verbo louvar, obedecer, servir!

Relacione-se bem com você mesmo, não se trate como uma ameba, mas como alguém que tem o Espírito Santo dentro de si.

Jesus está numa campanha há dois mil anos e a sua campanha é “Vamos iluminar o mundo!’ A lâmpada com a qual Jesus conta é você!
Sempre que errar admita! Conjugue o verbo amar, louvar, abençoar!!!

Pr. Ariovaldo Ramos
Edição: Renata G. Santana

2 comentários:

  1. Pr. Ariovaldo sempre nos surpreendendo.. com a simplicidade de suas escritas, apesar da profundidade.. no esforço de nos trazer a mensagem de forma simples e clara.
    Sua fé e sua perseverança tem estimulado minha vida e creio que muitas tb.
    Agradeço a Deus.. e agradeço por não me sentir tão só nessa caminhada.. Eliana Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Obrigada irmao Ariovaldo. Esta mensagem quebrantou meu coraçao e mais uma vez vejo a misericordia de Deus usando pessoas como o irmao.Esta mensagem me socorreu. Que o Senhor lhe abençoe. Leila Dufva

    ResponderExcluir