domingo, 9 de setembro de 2012

Estão jogando pedras em você?

 “E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.
E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.
E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos.  Atos 7:54-60/ Atos 8:1


 Um dos primeiros sermões que ouvi no início da minha caminhada cristã, foi justamente sobre este texto - a morte de um mártir chamado Estevão. Por que ele foi apedrejado? O que o levou a não temer a morte? Porque este texto está na  Bíblia? O que ele fez de mal para deixarem um monturo de pedras sobre o seu corpo? Ele foi um assassino, um estuprador? Não, nada disso.

Lendo os feitos dos Apóstolos tirei algumas lições a respeito de Estevão – um cristão que venceu o mundo.
- As pessoas mandavam pedras em Estevão e ele tinha uma atitude contrária a que as pessoas esperavam que ele tivesse.

Seguir o mundo significa seguir o curso do que todos acham normal. Estevão trouxe para mim a visão do cristão que vence isso! Lembro-me que aos 17 anos quando anunciei na minha casa que era cristão, minha mãe perguntou-me porque eu não aproveitava o mundo primeiro e deixava para ser crente quando eu estivesse velho. Eu estava na contramão do que as pessoas consideravam normal. Estevão me mostrou que ele tinha realmente uma visão de cristianismo.

- Estevão mostrou que a vida é muito mais que casa própria, casa, carro, casamento, filhos
Estevão estava sendo apedrejado e recebia uma visão de Deus! Talvez sua vida se resuma ao trabalho, estudo,  e  você não tem a mínima perspectiva do eterno. Na hora de estudar, estude, na hora de trabalhar, trabalhe, na hora de dormir, dorma. Mas  saiba que mais importante que tudo isso é a nossa fé em Deus!

- Estevão me ensinou que para suportar as provas preciso de um poder sobrenatural
Estevão foi provado e aprovado. Todas as lutas que tive na luta, na hora que as vivenciava não tinha visão do futuro, mas Deus me mostrou que quando as provas vêm, logo depois vem a promoção. Passe pela prova sem blasfemar - tem uma bênção pra você!

-Estevão foi apedrejado porque pregava a verdade

Muitas vezes seus parentes, familiares, não aceitam a verdade. Não brigue com eles. Às vezes pensamos que Deus não está observando, mas Ele está! Pregue a verdade com amor, fale do amor de Jesus.
- Estevão não olhou para quem o estava apedrejando, ele olhava para o céu

Todas às vezes que procurei saber quem estava falando mal de mim, deu errado. As pessoas não atiraram rosas em nós, por isso, olhe para Jesus. Vale a pena não responder quem atira pedras em nós. Estão jogando pedras em você? Olhe para o céu. Quanto mais as pessoas o acusarem, o ridicularizarem, não olhe para eles. Olhe pra Deus!

- A visão de Estevão não era apenas dessa terra

Quando Deus resolveu abençoar a Davi, a Salomão, ele abençoou.  O homem que Deus abençoa é porque Deus quis. Os irmãos de Salomão não gostaram que ele estava sendo abençoado, mas ele foi abençoado porque  Deus quis.

- Estevão em meio a pedradas conseguiu pedir perdão para seus apedrejadores
“Pai perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem!” Estevão repetiu as palavras de Jesus na cruz do calvário. Estevão morreu, mas seu nome não morreu – sua mensagem ficou. Ele estava recebendo aquelas pedradas, mas seus olhos estavam fitos em Jesus.

Saulo de Tarso consentiu em sua morte, certamente ele foi impactado pela morte de Estevão e mais tarde tornou-se o apóstolo Paulo.

A maneira como enfrentamos as adversidades falará profundamente ao coração de quem está lhe jogando pedras. Aquele que está hoje rindo de você,  futuramente poderá ser um grande homem ou mulher de Deus!
Ensina-nos Senhor a olhar não para os apedrejadores, mas para o Senhor.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário