sábado, 8 de setembro de 2012

Como levantar quando tudo nos faz ficar prostrados?

"E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.
E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida."
 
2 Samuel 11:2-5

Quem era Davi? Ele não era ninguém, ele era o mais novo dos seus irmãos. Não tinha nenhuma perspectiva de futuro no contexto em que estava inserido. Mas Deus olhou para ele e resolveu abençoá-lo.

Davi matou o gigante, tornou-se herói nacional, assumiu o governo, porque era o projeto de Deus e os projetos de Deus não se frustram.  Um belo dia quando o exército saiu para pelejar, Davi ficou em casa e viu uma mulher tomando banho – acho que BateSeba era uma mulher muito moderna, porque não entendo como uma mulher toma banho para os outros olharem.

Davi ficou ‘doido’ por BateSeba, ele não tinha problema com mulher, ele tinha muitas, mas o posicionamento que ele ocupava, fez com que ele perdesse valores.

Era muito comum os reis se acharem deuses – mas Deus não divide a Sua glória com ninguém, e quem governa é Deus!

Ao invés de ficar olhando BateSeba ele tinha que ter ido orar, mas ele deu vazão a sua compulsão. Cuidado com as armadilhas que seus sentimentos podem causar a você.

Não deixe sua mente vazia, deixe sempre sua mente ocupada com as coisas de Deus!

Davi mandou chamar a BateSeba e ela foi. Na presença de Deus temos tudo que é necessário para sermos felizes e completos.

BateSeba chegou e Davi não perdeu tempo – depois do orgasmo finalizado a mulher mais linda do mundo é igualzinho a que você tem em casa. O homem mais lindo do mundo é tudo igual – não se engane com esses sentimentos, com essas compulsões.

Davi mandou BateSeba embora, tomou banho, ninguém viu e ficou por isso mesmo. O tempo passou e o mês seguinte veio – BateSeba  percebeu  que a menstruação havia atrasado, ela estava grávida.

Então ela diz a Davi que estava grávida! Davi muito inteligente, usou o que tinha nas mãos para resolver e tem uma ideia sensacional. Mandou uma carta para Joabe, seu sobrinho, para liberar Urias e assim o mesmo pudesse deitar-se com BateSeba e consequentemente ser  o ‘pai’ da criança.

Veja que agiu assim o homem segundo o coração de Deus – o que faz diferença numa situação são as nossas escolhas. 

Davi mandou Urias pra casa, mas ele não quis. Então Davi o chama novamente e o manda para casa, novamente Urias não foi. Então Davi teve outra ideia, escreveu uma carta para que Joabe colocasse Urias na frente de Batalha para morrer e colocou a carta na mão de Urias para entregar a Joabe.

Urias morreu e pegou BateSeba para si – ele satisfez seus desejos, só que havia alguém olhando lá de cima! “Tudo que o homem semear, ele também ceifará!”

Davi havia perdido a sanidade, esqueceu de quem o havia feito Rei. Natã foi até Davi e lhe contou uma história: “Tem uma cara no reino que tem 100 ovelhas e outro tem 1 só. O que tinha 100, pegou a ovelha do que tinha 1 só e a matou!” Davi ficou indignado e perguntou quem era esse cara. Natã respondeu: “Esse cara é tu!”

Não importa o posicionamento que você alcançou. Se você é alguma coisa é porque Deus o colocou onde você está!

“Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.
Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.” 
2 Samuel 12:14-15

Deus perdoou Davi, mas seu filho foi morto. Deus não acoberta o erro de ninguém. Não sei qual é a sua compulsão, mas o Espírito Santo nos ajuda a vencer em Cristo a nossa natureza pecaminosa. Deus disse a Caim: “O pecado está a porta, a você compete dominá-lo”

“Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.
E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.
E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria.
2 Samuel 12:15-18
Davi recebeu a noticia da enfermidade de seu filho e foi para a presença do Senhor. Quando vamos para a presença do Senhor podemos ter três respostas: - Sim, Não e Espera.

Sete dias depois o menino morreu e os homens ficaram na porta onde Davi estava deitado e relataram a ele o acontecido. Veja o que Davi fez depois de recebida a notícia
.
“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” 
2 Samuel 12.20.


-  Não permita que as coisas ruins que te aconteçam te prostrem

Quando as coisas ruins nos acontecem, normalmente tendemos a ficar prostrados, frustrados, decepcionados, mas Davi  se levantou. Quando as coisas ruins acontecerem fique de pé, porque Deus quer falar com você de pé!

- Davi tomou banho e trocou de roupa

Temos que lavar a nossa mente, nossa alma, nossa memória. Não podemos permitir que as coisas ruins sujem a nossa mente, até porque a Bíblia diz: “Quero trazer à memória aquilo que pode me trazer esperança.”  Tire o cheiro da derrota e passe o perfume de Cristo! Não permita que coisas ruins azedem o seu coração.

- Davi entrou na casa do Senhor e adorou

Por quê? Porque o verdadeiro adorador adora a Deus acima das circunstâncias. As nossas perdas não podem mudar a nossa ótica a respeito de Deus. Está tudo bem – Deus é bom! Não está nada bem, Deus continua sendo bom!

- Davi se alimentou

Davi podia matar o gigante? Podia, ele foi lá e matou! Ele podia trazer seu filho de volta? Não. E o que ele fez? Aceitou!

Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim. Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o SENHOR o amou.” 2 Samuel 12:23-24
Tem sempre alguém sofrendo mais que você, que você pode consolar. E alguém sofrendo menos que você, que você pode pedir ajuda!

Davi consolou BateSeba, deitou-se com ela e fez outro filho. O filho de BateSeba com Davi foi Salomão.

Na perda, esse homem se levantou, se limpou, adorou a Deus, comeu. (Ele comeu  porque o Reino é mais importante do que nossas perdas pessoais) e não desistiu (fez outro filho com BateSeba).

De tudo que se deve guardar, guarda o seu coração! O  que importa não é o seu posicionamento físico, mas como está o seu coração!

Pr. Claudio Duarte
Mensagem ministrada no Congresso Segredos do Coração
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário