domingo, 16 de setembro de 2012

Eu era uma bênção até ser disciplinado

“Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;

Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.” 
Mateus 18:15-18

O que significa disciplina? No dicionário significa ordem, ajuste, correção, exortação, recuperação. Essa palavra causa arrepios em todos, mas a Bíblia diz que a disciplina existe para as pessoas que erram.

“Ele salva o oprimido da espada que trazem na boca; salva-o das garras dos poderosos.

Por isso os pobres têm esperança, e a injustiça cala a boca.
"Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso.
Pois ele fere, mas dela vem tratar; ele machuca, mas suas mãos também curam.
Jó 5:15-18


Se não houver disciplina os alunos agridem os professores, o trânsito, a cidade vira um caos,  e assim sucessivamente.

Certa vez adoeci por falta de disciplina. Comia muito indiscriminadamente e adquiri um diabetes. Agora, meu prato é colorido, como de tudo, mas em menor quantidade.

A disciplina é uma escola na vida e na vida vemos que líderes foram disciplinados. Você já ouviu falar do pastor norte americano Jimmy Swargat? Ele foi um grande pregador que fez coisas erradas e foi disciplinado. A disciplina atinge a todas as pessoas: autoridades, políticos..., quem não se lembra do ex-presidente Collor?


Algumas pessoas que foram disciplinadas na Bíblia


- Adão: 

"O homem foi mandado para fora do paraíso. “Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado.
Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.” 
Gênesis 3:23-24

- Caim: 


“Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: "Vamos para o campo". Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.
Então o Senhor perguntou a Caim: "Onde está seu irmão Abel? " Respondeu ele: "Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?"
Disse o Senhor: "O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando.
Agora amaldiçoado é você pela terra, que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão.
Quando você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo". 
Gênesis 4:8-12


Não podemos achar que faremos coisas erradas e ficaremos impunes! Todo ato errado, sofre uma consequência. Se o pastor vê algo errado e não disciplina, Deus cobra do pastor.

Não é qualquer pessoa que aceita a disciplina! A Bíblia diz que uma pessoa endurece a cerviz é quebrada de repente!


Certa feita um rapaz da nossa mocidade, que pregava maravilhosamente bem, foi chamado atenção pelo nosso pastor – ele sentiu-se humilhado, como se o pastor tivesse tido falta de ética com ele e não aceitou a disciplina.

Ao encontrar com o pastor no corredor, o rapaz falou: “Pastor, a próxima vez que encontrar com o senhor no corredor, não me responsabilizo!” Por quê ele fez isso?  Porque estava acostumado a ser somente elogiado!

“Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão,

pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.” 
Provérbios 3:11-12

Se não formos disciplinados, seremos considerados bastardos. A disciplina começa em casa e na igreja às vezes temos que colocar as coisas no lugar certo.  O pastor, às vezes,  precisa jogar duro com a própria família, para não perdê-los.

Quando Deus estava disciplinado Jonas, toda a tripulação teve problemas, quando disciplinava Davi, toda a nação sofreu. Quando alguém for disciplinado não adule essa pessoa, do contrário a disciplina atingirá você também!

Não rejeite a disciplina, ela vem para o nosso bem, para nos ajudar!


“Agora, então, meu filho, ouça-me; não se desvie das minhas palavras.
Fique longe dessa mulher; não se aproxime da porta de sua casa,
para que você não entregue aos outros o seu vigor nem a sua vida a algum homem cruel,
para que estranhos não se fartem do seu trabalho e outros não se enriqueçam à custa do seu esforço.
No final da vida você gemerá, com sua carne e seu corpo desgastados.
Você dirá: "Como odiei a disciplina! Como o meu coração rejeitou a repreensão!
Não ouvi os meus mestres nem escutei os que me ensinavam.
Provérbios 5:7-13

Quantas pessoas vivem com o velocímetro acima do limite permitido? Essas pessoas precisam ir ao Hospital Arapiara e ver a quantidade de pessoas amputadas em consequência do excesso de velocidade no trânsito.

Quantos pais estão sofrendo por terem guardado arma em casa e seus filhos ao brincarem com a arma se acidentaram e morreram? Eles não ouviram a disciplina e colheram os frutos dos seus atos.

Quem ama a disciplina, ama o conhecimento

Há pais que exortam os filhos para não terem um namoro avançado, e os mesmos não entendem. “Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo.” Provérbios 12:1 Eu não quero ser chamado por Deus de estúpido!

Todas as disciplinas são úteis

“Um olhar animador dá alegria ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos.

Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios.
Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento.
O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.” 
Provérbios 15:30-33

Disciplina do membro

Existem pessoas que qualquer admoestação que recebem na igreja, logo querem sair da igreja. Essas pessoas só sabem receber elogios, serem disciplinados não - são pessoas inconstantes!

Disciplina de pastores

Há pastores que quando disciplinados abrem outra igreja ou vão para outro ministério – quer dizer que a pessoa não pode ser disciplinada, somente elogiada? Aceite a disciplina, que lá na frente você receberá a promoção!


Disciplina de empresários

É preferível ter na igreja, 100 pessoas que ofertam  R$100,00 do que uma que oferte R$10.000,00 e pensa que é o dono da igreja. Deus é o dono da igreja. Pode sair uma pessoa que tenha o dízimo mais alto da igreja, que o Senhor coloca 100, que cumprem o mesmo propósito. Jesus morreu na cruz pelo ser humano não pelo dízimo que ela dá! 

A decisão é sua! Tome a decisão de aceitar a disciplina. Se você errou, ore: “Senhor, pode me disciplinar, porque sei que o Senhor disciplina com amor.”  Davi fez isso!  O amor por Jesus tem que ser maior que as varadas! Aceite a disciplina!
O Apóstolo Paulo organizando a igreja 



“Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate,

mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.
Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.” 
1 Timóteo 1:18-20

Dois crentes que eram servos de Deus e fizeram coisas erradas. O apóstolo Paulo disse que os entregou a satanás. Uma vez eu (Pr. Jorge Linhares) fiz isso. Uma mulher terrível, que fazia sofrer e causava divisão na igreja, eu a entreguei a satanás. Depois tive uma tristeza grande, tentei buscar essa pessoa, mas não consegui e essa pessoa está colhendo os frutos dos seus atos até hoje. 

“Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai.

E vocês estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez isso?
Apesar de eu não estar presente fisicamente, estou com vocês em espírito. E já condenei aquele que fez isso, como se estivesse presente.
Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor.
O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?
Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.” 
1 Coríntios 5:1-7

Há pessoas que temos que entregar para o diabo, outras para Deus, na nossa casa nós disciplinamos, na igreja o pastor disciplina.

"Se algum de vocês tem queixa contra outro irmão, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos ímpios, em vez de levá-la aos santos?
Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?
Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida!
Portanto, se vocês têm questões relativas às coisas desta vida, designem para juízes os que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes.
Digo isso para envergonhá-los. Acaso não há entre vocês alguém suficientemente sábio para julgar uma causa entre irmãos?
Mas, ao invés disso, um irmão vai ao tribunal contra outro irmão, e isso diante de descrentes!" 
1 Coríntios 6:1-6 

No céu há disciplina - Para aceitarmos a Cristo, não é conforme queremos, mas como Cristo quer! Uma cidade tem disciplina, os políticos precisam ter disciplina, os pastores, os filhos, a esposa, na igreja é necessário termos disciplina... 

Aceite a disciplina! 


Pr. Jorge Linhares

Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário