sábado, 29 de setembro de 2012

Atitudes

 "Pela manhã semeie a sua semente, a tarde não retires a sua mão, porque não sabes qual prosperará, se esta ou aquela, ou se igualmente serão boas." Eclesiastes 11.6

Atitude é o comportamento ditado por uma disposição interior que nos leva a agir. Existem alguns elementos que devem estar envolvidos nas nossas atitudes:

I)  A motivação

Motivação significa despertar o interesse. A motivação leva ao entusiasmo!  Há um tempo atrás ouvi através de um professor uma definição sobre motivação que gostei muito: motivação é fazer acontecer na adversidade! O elemento que deve estar inserido nas nossas atitudes é a motivação! 

II)  Empenho
Empenho é uma grande disposição, uma insistência obstinada. Como você tomará atitudes na vida, se você não está disposto a tomá-las?

III) Dedicação
Significa entrega. Quem se dedica, se entrega. Dedicação é manifestação de amor. Há coisas na nossa vida que se não tivermos dedicação fracassaremos.

Esses três elementos envoltos nas nossas atitudes, nos levarão a conquistar nossos objetivos e o sustento desejado em todas as áreas das nossas vidas.

Existem algumas declarações a respeito das atitudes.

I) Mudança é um processo. Existem  pessoas que acreditam que mudarão da noite para o dia. Acreditam que mudanças sérias e fundamentais na vida acontecem como nos filmes. Mas as mudanças, são fruto
de um processo - exige renúncia, ruptura. 

Que atitudes você está precisando tomar nas áreas da sua vida? Toda mudança, gera uma crise inicial.
Mudança, exige tempo, aprendizado! 

Existem pessoas que acreditam que num culto mudarão toda a sua vida - quando na verdade, o culto sinaliza o  início do processo de mudança. Qual setor da sua vida é necessário realizar uma mudança? Se prepare para tomar atitudes!

II) Qualquer coisa que esteja sobre o seu cuidado, ou responsabilidade vai deteriorar sem sua
atenção e ação!

Como está sua família, seu casamento? Como está o setor que você trabalha e é responsável? Como
está a igreja que você é pastor? Qualquer área da vida que esteja sobre a sua responsabilidade, se não tiver a sua atenção e ação, deteriorará.

III)  Ler bons livros

Uma pessoa que não lê bons livros, leva ligeira vantagem sobre quem não sabe ler.Compre bons livros para que você seja bem instruído, nunca abandonando o principal livro que é a Palavra de Deus!


IV) Se você se prepara para o seu futuro, não precisará se preocupar com ele

Você se preocupa com o seu futuro, ou 'deixa a vida te levar'? Se você não tiver atitudes hoje, ficará muito preocupado com seu futuro! Você está se preparando? Profissional liberal, você paga o seu INSS? Pastor, você paga o seu INSS? Se a sua resposta for não, espere pelo futuro, para ver o que acontecerá!

Se você tem um nível melhor e pode fazer uma Previdência Privada? Faça! 

Você sabia que o Programa "Minha Casa, Minha vida" é um programa do Governo Federal que facilita a compra de um imóvel e há um monte de pessoas  vivendo de aluguel! (Não estou recebendo nada para fazer propaganda desse projeto).

Quer investir no futuro? Corra atrás, invista, procure saber o que é necessário para você melhorar!

Você deposita alguma 'mixaria' na caderneta de poupança, ou só vive gastando dinheiro com o supérfluo?
Você investe na educação do seu filho, se esmera em fazer o melhor? Se você se preparar para o futuro,  não ficará preocupado com ele! I Tm 4.7.

V) Sabemos que alguma coisa é significativa para nós, quando passa do cérebro para o coração e do coração para a açãoO que tem significado para a nossa vida sai do cérebro para o coração e do coração para a ação!
Há pessoas que o processo vai até o coração e não passa disso. O que tem significado na sua vida que o move a agir? A pessoa pensa a orar, mas nunca ora. Pensa em ler a Bíblia, mas nunca lê!

VI) Saber que você ama a Deus, sua esposa, sua família, a igreja não é o bastante, aprenda a demonstrar esse amor

Saber que você ama não é o suficiente, aprenda a demonstrar! Deus fez isso: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna!" João 3.16

O amor precisa ser demonstrado com atitudes! Deus quer ver nossos atos demonstrando o nosso amor por Ele. Existem maridos que tratam suas esposas com todo o tipo de ignorância!

Onde devemos tomar atitudes?

I) Na vida material

No seu trabalho, nas finanças... até para conquistarmos uma posição maior! Quais são seus objetivos para chegar ao seu alvo?

Nas finanças, quais atitudes você toma? Entra num Shopping e não se controla, sai comprando tudo que vê pela frente? Ou toma a atitude de não gastar com bobagens, com o supérfluo?

2) Na vida social

Que atitudes você tem tomado em relação a sociedade, a sua família, aos seus filhos? ... Um relacionamento pode abrir uma porta de grande vitória.

3) Na vida emocional

Precisamos cultivar coisas boas nas nossas emoções. Para muitos, nada está bom, nada presta...  Você já deu um sorriso hoje?

Pr. Silas Malafaia
Mensagem ministrada no Programa Vitória em Cristo (29/9/2012)
Edição: Renata G. Santana






Nenhum comentário:

Postar um comentário