sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Força e coragem para eliminar Acã

“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:
"Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.
Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.
Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste.
Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
"Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.” 
Josué 1:1-6

Olhando para a história desse homem podemos observar coisas importantíssimas. Moisés havia morrido e Josué entra em cena, não para substituir Moisés, mas para viver a sua história com o Senhor.  Deus nos coloca nos lugares para vivermos com Ele a nossa história.

Quando Deus nos coloca no local que foi de outra pessoa é para vivermos a nossa história com Ele.
Moisés faleceu e agora Josué trilharia uma nova etapa em sua vida – o tempo de Moisés havia passado. Até então, Deus falava com Moisés, mas depois que Moisés morreu, passou a falar com quem estava vivo – Josué.

Josué não usurpou nada de Moisés – ele esperou seu tempo! As pessoas podem até não entender o porque de você está em determinado lugar, mas o importante é que você está lá, porque foi Deus que te colocou.

Deus disse a Josué: “Sê forte e corajoso!” Um líder sem força, sem posicionamento e coragem  em momentos difíceis é um líder que fracassa.

Josué  estava certo que Deus era com ele, agora ele tinha uma grande incumbência; levar o povo a Canãa. Mas quem falaria com o povo que Deus era com ele? Sabemos que contra fatos não há argumentos, então, Deus faz o povo atravessar o Rio Jordão.

“Assim como obedecemos totalmente a Moisés, também obedeceremos a você. Somente que o Senhor, o seu Deus, seja com você, como foi com Moisés.
Josué 1:17

Você não precisa fazer força para as pessoas te apoiarem e respeitarem desde que as pessoas vejam que Deus é contigo, porque Ele respalda o seu caráter, o seu comportamento.

O povo passou  o Rio Jordão e chegou  a Jericó. Então,  Deus dá uma estratégia a Josué para colocar à baixo as muralhas – rodeá-las e gritar! Às vezes Deus fala coisas com você que ninguém vai entender!
 
Olha que coisa maluca – essa estratégia tinha tudo para dar errado. Realmente Josué tinha que ser forte e corajoso! Muitas vezes seu caminho pode parecer necessitar de uma grande estratégia, mas tudo que você precisa é ouvir a voz de Deus!
As muralhas caíram e eles foram rumo a cidade de Ai. 
Quando eles chegaram nessa cidade, o exército dessa pequena cidade, encurralou  Israel e matou muitos deles. Quando Josué recebeu a noticia, a coisa ficou feia – a vitória e a derrota ecoou  nos ouvidos das outras nações, por isso Josué precisava da vitória.

“Chegando a matar trinta e seis deles. Eles perseguiram os israelitas desde a porta da cidade até Sebarim, e os feriram na descida. Diante disso o povo desanimou-se completamente.” 
Josué 7:5

Aprendemos aqui uma grande lição: Não se pode ganhar todas, até porque as derrotas nos ensinam mais que as vitórias!

Os grandes se revelam nas adversidades! Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se, rosto em terra, diante da arca do Senhor, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até à tarde.
Disse então Josué: "Ah, Soberano Senhor, por que fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir? Antes nos contentássemos em continuar no outro lado do Jordão!” 
Josué 7:6-7

Diante da adversidade Josué buscou auxílio no Senhor. Está comprovado que 80% das pessoas que escutam suas lamúrias, só escutam por pena, as outras 15% nem pena tem. Conte os seus problemas pra Deus!
O Senhor respondeu a Josué: “Levante-se! Por que você está aí prostrado?”Josué 7:10
Precisamos criar essa linha de comunicação com Deus – Ore, rasgue o seu coração pra Deus! Você pode dizer: “Ele já sabe!” Mas fale, Deus gosta de conversar – fazê o quê?

É muito bom falar com Deus porque Ele dedura: “Israel pecou. Violaram a aliança que eu lhes ordenei. Eles se apossaram de coisas consagradas, roubaram-nas, esconderam-nas, e as colocaram junto de seus bens.” Josué 7:11
De Deus ninguém esconde nada! A sequência do pecado é: vi, cobicei, tomei e escondi. Foi isso que Acã fez! Líder, cuidado com o que você anda olhando! Josué foi até Acã e disse: “Acã é tu!”

Não era possível ter dó de Acã, porque há pessoas que são nocivas pra nós. Há pessoas que sabem onde está o problema, mas não tem coragem de agir. O problema se potencializa e destrói o ministério.

Deus mandou Josué pegar todos que estavam com Acã e matar todo mundo! Tinha que ter muita coragem para fazer isso. O povo precisava entender que aquele que desobedecesse seria punido.

De repente aquele namorado que está te levando para o buraco é Acã. Tome uma decisão! Josué teve coragem para agir!

“E disse o Senhor a Josué: "Não tenha medo! Não se desanime! Leve todo o exército com você e avance contra Ai. Eu entreguei nas suas mãos o rei de Ai, seu povo, sua cidade e sua terra”  
Josué 8:1

Depois de eliminado o pecado, Deus foi com o povo na batalha contra Ai e ganhou aquela guerra.
Josué passou a viver um período de conquista e no último capítulo do livro que leva seu nome ele diz: “Meu tempo está acabando, mas eu e minha casa serviremos ao Senhor!” Josué deixou um legado!

Pare de se importar com a opinião dos outros e passe a se preocupar com a opinião de Deus! Se você precisa tomar uma decisão difícil, peça a Deus coragem e força! Força e coragem é o que precisamos para sermos vencedores!
Pr. Claudio Duarte ministrando no Congresso Segredos do Coração
Edição: Renata G.Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário