segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A história de Jó

"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.
E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
 Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.
E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito.”
Jó 1:1-13

O livro de Jó nos mostra a fragilidade dos projetos humanos. Existem muitas pessoas que pensamos dar sempre tudo certo pra elas , mas esse texto nos mostra que num instante uma pessoa pode perder tudo que tem.  Jó tinha saúde, estabilidade, filhos e filhas, mas de uma hora para outra perdeu tudo.

Percebemos nesse texto algumas características na luta de Jó:

- Jó não sabia o que estava acontecendo
Este pode ser o seu caso - quantas vezes  perguntamos: “Meu Deus será que fiz alguma coisa errada para estar passando por isso?”

Jó não havia feito nada errado – pelo contrário, Ele foi elogiado por Deus e a partir daí seus  problemas começaram. 
Jó tinha 7.000 ovelhas
A ovelha dava a lã, a carne, o leite – isso significava uma indústria de carne, roupas e laticínios.

Jó tinha 3.000 camelos
Ou seja; ele tinha uma frota de animais de carga.

Jó tinha 500 juntas de bois
É como se ele tivesse 500 caminhões.

Jó tinha 500 jumentos
É como se ele tivesse 500 tratores.

Jó tinha também muitos servos.  Ele era milionário, mas da noite para o dia a riqueza dele acabou.  Pode ser que você tenha perdido tudo e até esteja pensando que Deus te abandonou, mas o Senhor sabe o que você está passando, Ele conhece a sua dor!
- Jó tinha 10 filhos e perdeu todos eles
Se perder 1 filho é difícil, imagine 10! Os filhos de Jó foram mutilados. Vigas, toras de madeira, caíram sobre eles. Por certo os caixões devem ter sido lacrados, pois seus  filhos devem ter ficado irreconhecíveis.  Aconteceu isso com um homem irrepreensível - Jó se desviava do mal!

- Jó ficou doente

A doença é algo terrível. Se a pessoa tem saúde, ela pode perder tudo, mas ainda pode trabalhar. Agora se a pessoa está doente como irá trabalhar? Nenhuma empresa contrata alguém que está enfermo. Talvez você tenha perdido muita coisa, mas não perdeu sua saúde, agradeça a Deus por isso!

- Jó perdeu sua esposa
Sua esposa era seu esteio – a mulher de Jó cansou de tanto sofrimento.  Quando Jó abria boca nem ela aguentava ficar perto dele – ele tinha úlceras por todo o corpo, cheirava mal.

- Jó perdeu o respeito

Por fim a esposa de Jó disse a ele para amaldiçoar o Senhor.  Talvez satanás tenha soprado no seu ouvido: “Amaldiçoa Deus!”  Jó não blasfemou! Ele permaneceu firme!

- Jó perdeu os amigos

A Bíblia diz que os amigos dele não ofereceram a ele nenhuma palavra de consolo, antes eram acusadores!

- Jó perdeu a honra

Ele próprio se sentia envergonhado. É terrível quando estamos por baixo e deixamos de acreditar em nós mesmos. Jó desejou a morte – “Senhor porque eu nasci? Por que fui abortado?”

Jó experimentou uma das coisas mais terríveis - o silêncio de Deus! 

- Jó experimentou a falta de perspectiva do recomeço
Quem poderia querer investir em  Jó? Ele estava acabado – não tinha dinheiro, saúde, honra... Ele também não sabia que a mão de Deus estava sobre ele e que sua história serviria pelas gerações de alento como uma mola propulsora para abençoar milhares de pessoas.

O fim da história de Jó é um milagre! A sua fidelidade a Deus foi recompensada e descrita em Jó 42.

“E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.  Também teve sete filhos e três filhas.  E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.  E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias.” Jó 42:12-17
Talvez seus sonhos, sua família e bens estejam se esfacelando – mas o mesmo Deus que mudou a história de Jó, quer mudar a sua!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário