sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O que os jovens precisam dos seus pastores?

“Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;
use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito.” 
Tito 2:6-8

É muito difícil ser um jovem cristão nos tempos atuais. Sou filho, neto e bisneto de pastores.  Cresci na igreja – minhas brincadeiras de infância eram brincar de pique esconde entre os bancos da igreja, comer o resto da Santa-Ceia na cozinha da igreja. Chegava em casa, brincava de igreja e pedia oferta para os meus pais.  São 26 anos dentro da casa de Deus. Comecei a ler Teologia Sistemática com 16 anos. Aos 15 preguei pela primeira vez no púlpito da Getsêmani. Aos 20, o Pr. Jorge me consagrou a pastor. Aos 24 casei com a Natália e em breve serei papai. Estou concluindo o Mestrado em Filosofia do Direito pela Puc.  Porém nada disso junto ajuda um jovem ser santo, puro nos dias de hoje.

É muito difícil ser um jovem cristão nos dias de hoje! Tenho visto em vários locais no Brasil, pastores aflitos sem saber como lidar com as crises do jovem atual. Nesse texto encontramos três ferramentas que o apostolo Paulo destacou para o Pr. Tito  educar os jovens de acordo com a Palavra de Deus.

- Encoraje os jovens a serem prudentes

Como jovens precisamos de encorajamento. Até os jovens se cansam e ficam exaustos.  O jovem precisa de encorajamento porque o mundo o encoraja desesperadamente  para o que não presta!

Os jovens estão com conflitos psicológicos terríveis. Alguns carregam a culpa pelo divórcio dos pais. Muitos sofrem pressões assombrosas, depravações, orgias, badernas.

O diabo quer destruir a juventude, a nova geração. É muito triste ver líderes que estão andando na contramão desse mandamento. Ao invés de encorajar os jovens a orarem, a participarem da vida da igreja, parecem que fazem tudo para que o jovem não se envolva com a igreja.
Há muitas pessoas atrapalhando o crescimento da juventude – Jesus nos envia a  encorajar a nossa geração. A juventude está cansada de pastores sem visão e precisa de pastores que os desafiem. Somos do tamanho da nossa visão!

- Seja  o exemplo

A juventude da igreja precisa desesperadamente de exemplos. Na sociedade em que vivemos não há como o mensageiro se separar da mensagem. Hoje infelizmente, a voz de Lady Gaga é mais importante para muitos jovens que a voz de Jesus.

Talvez porque há poucas pessoas resplandecendo a luz de Cristo. Por isso precisamos de mestres que vivam o evangelho de verdade.

O sucesso não é medido pelas posses, mas pelo caráter diante de Deus. Os jovens observam se seus pastores estão orando. Gosto de uma frase: “Para ser um ministro você não precisa de um cetro, mas de uma enxada!” Precisamos de líderes que passem mais tempo na presença de Deus. O 
Dr. Russel Sheed diz: “Deus usa vasos pequenos, mas não usa vasos sujos!”

- Ensine

“Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;”  Vs 7.

O jovem precisa de pessoas que o ensine a Palavra de Deus e estão cansados de pastores sem doutrina, pastores superficiais. Precisamos de líderes que manejem bem a Bíblia.
Precisamos de homens e mulheres impregnados da Palavra de Deus. Ignorância da Bíblia é ignorância de Cristo.

Evangelho não é uma teoria é poder para mudar de vida! A juventude está carente, sedenta da Palavra de Deus!

Vivemos numa juventude egoísta – que só olha para o próprio umbigo e quando o jovem vê sinceridade no coração do líder, ele é alcançado!

Jesus Cristo salvou as gerações passadas e tem poder para salvar a geração hoje e as que virão!
Jesus não é uma tendência, um modismo. Jesus é o caminho, a verdade e a vida!

O símbolo do cristianismo não é um carro importado, uma casa – o símbolo do cristianismo é a cruz, porque foi nela que recebemos a salvação e esse símbolo deve continuar sendo proclamado!

“Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.Salmos 145:4
Anuncie a grandiosidade dos feitos do Senhor e anuncie as gerações a salvação que há em Cristo Jesus!

Pr. Davi Lago
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário