quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O pastor que eu queria ter!


Quais os sonhos que habitam no coração da ovelha? E se ao invés de sermos pastores fossemos ovelhas?

Quando nos reunimos no meu estado no qual sou presidente do Conselho de Pastores, vemos expressões de alegria pelas bênçãos de Deus no rosto dos pastores e no rosto de outros vemos perplexidade pelas lutas. Já em alguns há certa deflexão entre o que fazem e o que Deus os chamou para fazer.

Há coisas que pastores que tem muitos anos de ministério tem autoridade para falar. Sou marido há 32 anos de uma mesma mulher, estou no ministério há décadas e faria tudo novamente. Então perguntei-me: Quem minhas ovelhas gostariam que eu fosse?

Descobri que minhas ovelhas tinham carências  e expectativas que eu não estava cumprindo.

“Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.”
1 Pedro 5:1-4

Que pastor lê um texto desse e fica do mesmo jeito? Impossível!  Pergunto aos pastores como podemos resistir essa palavra?

Me escutem pastores – não sou aventureiro, não sou mercenário, não sou picareta e com certeza tenho lágrimas no púlpito e alegrias.  A imagem aqui não é de uma estrutura denominacional, a imagem é de um aprisco.

A função do pastor é apascentar o rebanho - Tome conta do povo de Deus, traga um norte, traga consolo. Houveram dias que eu não queria ir onde era necessário ir - minha esposa é medica e deixa o celular ligado. Muitas vezes procuram-me através do celular dela.

Quantas vezes cheguei ao UTI e as pessoas diziam: “Meu pastor, chegou um pedaço da minha esperança!” Da herança de Deus prestamos conta.

Se eu fosse ovelha gostaria de um pastor que me ensinasse paixão pelos valores da fé, desapego pelas coisas carnais.

Queria um pastor que ao contemplá-lo visse nela a encarnação da graça.  Escrevi essa mensagem quando percebi que muitas ovelhas minhas queriam coisas que não vinham em mim.

Se eu fosse ovelha gostaria de ter um pastor que ao olhar para ele visse um rio corrente cheio da graça de Deus – eu gostaria de orar como ele e ser santo como ele. 

Se eu fosse ovelha gostaria de ter um pastor que orasse

Em determinado ponto do meu ministério tomei a decisão de orar mais – de me levantar pelas madrugadas para orar pelas ovelhas e assim as mesmas pudessem dizer: “Meu pastor é um homem de oração.”

Se eu fosse ovelha gostaria de ter um pastor que carregasse a graça de Deus
Grande parte dos pastores não sorriem, são insípidos, sérios, não brincam, não vibram com a graça de Deus!

Ovelha gosta de pastor que emane a alegria e a graça do Senhor! Deus é Deus de alegria! O pastor tem que refletir na sua vida, nos seus olhos a graça do Senhor no meio do rebanho.

Se eu fosse ovelha gostaria de ter um pastor que me inspirasse a santidade

Gostaria de ter um pastor de integridade, que rejeitasse totalmente o pecado, que tivesse uma vida totalmente no altar de Deus. O pastor precisa ter vida santa – as ovelhas querem se inspirar no seu pastor.

Se eu fosse ovelha gostaria de ter um pastor que o filho dele desejasse ser como ele e que escutasse de sua esposa que ele é um presente na sua vida!

Se eu fosse ovelha gostaria de ter um pastor coerente

Pastores assim fazem falta na nossa vida!

Se eu fosse ovelha gostaria de ter um pastor que me inspirasse nas crises da vida

Passamos por muitas crises na vida. Todos os dias as pessoas nascem, morrem, ficam doentes, deixam de conquistar algo e o pastor não pode dizer a ovelha: “Isso é problema seu!” Ninguém é tão significativo para a ovelha quanto o seu pastor!

Há momentos que a ausência do pastor nunca será esquecida! A voz do pastor é tão singular que a Bíblia diz que a ovelha conhece a voz do pastor. 

Se eu fosse ovelha gostaria de ter um pastor sem máscaras

Para mim isso é a maior crise do púlpito, as máscaras escondem a nossa humanidade. Não se esconda atrás da Bíblia, do paletó, da gravata. O pastor deve se mostrar humano, verdadeiro.

Quanto mais humano o pastor for a ovelha saberá que o pastor é gente como ela e gente ajuda gente! O pastor é a ponte de Deus para dizer que a vida continua e que Deus é conosco sempre!

Se eu fosse ovelha, gostaria de ter um pastor que seja apaixonado por Jesus e por seu reino

Você já percebeu que cada vez menos ouvimos pastores apaixonados por Jesus e por seu reino. Os púlpitos estão cheios de fórmulas para prosperidade, para conquistas - mas sem Jesus nada podemos fazer!

Vemos coisas em ovelhas que não vejo em pastores – vejo ovelhas entregarem carros para a igreja e os pastores não entregam nem um centavo para Jesus.

A ovelha quer ver o pastor apaixonado por Jesus. Pastor volte a pregar o Sermão da Montanha.  Hoje vivemos uma grande crise: A falta Jesus em muitos de nossos púlpitos.

Se eu fosse ovelha gostaria de ter um pastor que me inspirasse ser como Jesus

A Bíblia diz: “Imitai a fé de vossos pastores!” Que os pastores possam crer na providência de Deus!

Tenho 56 anos de idade, às véspera de fazer 57, não tenho muitos ilusões mais, mas tenho uma certeza: Se não fosse por Jesus não seria mais pastor, não estaria mais casado... ! Foi Jesus quem cuidou de mim!

Se eu fosse ovelha gostaria de ter um pastor que me inspirasse ter uma vida de oração
Se eu fosse ovelha gostaria de ter um pastor que me inspirasse a amar, crer e viver a Palavra de Deus!

Quando um jurista fala, vemos através das palavras dele a constituição do país. Quando ouvimos um pastor falar ele tem que manejar bem a Palavra de Deus para que vejamos Jesus – o pastor precisa ser  o oráculo de Deus.  O pastor precisa ter coragem para dizer: “Assim diz o Senhor!”

Se eu fosse ovelha gostaria de ter um pastor que me amasse tanto como eu sou com meus  defeitos, virtudes, inseguranças a ponto de não me sentir mais um no rol de membros, mas ovelha e nada mais!

As estatísticas do número de membros é muito bom, mas também um perigo. As ovelhas querem ser ovelhas e nada mais. Passei a ter um respeito muito grande pelas ovelhas quando estava de férias – imagine você num domingo de férias, trocar uma praia, ficar de bermuda, à vontade para ir ao culto – só mesmo Deus empurrando.

As ovelhas acordam cedo de manhã, tomam banho e vão para a igreja e dizem: “Pastor, tudo que gostaria de ouvir o Senhor falou!”
As ovelhas dizem: “Eu quero um pastor segundo o coração de Deus para que eu seja ovelha e nada mais!”

Pr. Estevam Fernandes
Congresso Segredos do Coração 2012
Edição: Renata G. Santana

2 comentários:

  1. O pastor que eu quero ter, só o tenho encontrado no próprio Jesus, que tem me ajudado e me ensinado a amar.
    Quando o Senhor me der uma parte de seu rebanho, eu quero agir como Ele.
    Não quero um trono de glória, sentar-me separado e distante. Quero sentir o pulsar do coração das ovelhas.Quero ensinar como é lindo fazer parte do aprisco do Pai, como ser filho amado e precioso.

    ResponderExcluir