quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O significado do sábado

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará." 
Salmos 91:1

Como líderes é muito importante encontrarmos esse lugar sobrenatural em Deus – Esse lugar existe.
O Salmista coloca algumas coisas que é importante relevarmos:

- Lugar permanente

Precisamos encontrar essa habitação em Deus e esse lugar é um lugar permanente, é um estilo de vida. Isso é algo que precisar ser aprendido e envolve disciplina.

- Lugar escondido

Se esse lugar é escondido a grande maioria não o encontra. Existem muitas pessoas soltando fumaça, por não encontrá-lo. O mapa do esconderijo de Deus é a cruz de Cristo!

- Lugar alto

Davi encontrou esse lugar nas guerras: “Mil cairão ao teu lado, dez mil a tua direita e tu não serás atingido!” por mais que você esteja inserido numa batalha, numa guerra, se você encontra esse lugar, você não será abalado.

Muitos líderes estão presos em barreiras emocionais sendo impedidos de chegar onde precisam estar em Deus – o fardo de Deus é leve e o seu jugo é suave. O arado; o ministério não precisa ser um fardo!
 
A lei do sábado é uma das mais comentadas em toda a Bíblia – quando pensamos nessa lei, percebemos que a sua essência é o descanso. Descanso não é passividade. O excesso do descanso é preguiça e o falta dele é a ansiedade!

A lei do sábado tem uma conotação múltipla. A Bíblia é um livro de leis e é muito  importante sabermos classificar essas leis. Sei que muitos tentam dividir a Bíblia em duas partes (Velho e Novo Testamento) e acabam jogando fora toda uma construção que Deus levou séculos para fazer.

O sábado nos traz a conotação de descanso

Existem leis nutricionais, cerimoniais, memoriais e é muito importante sabermos classificá-las. O sábado nos lembra que Deus criou todas as coisas em seis dias e no sétimo descansou. Deus incluiu o descanso na criação – a criação seria incompleta sem o descanso!

A morte, a depressão, muitos problemas da alma se infiltram na mesma proporção que a adoração sai.

O sábado nos traz uma conotação cerimonial

O sábado por um dia serviu de sinal – “Quero que vocês saibam que Eu sou o Senhor que santifica!”

Não trilhamos a santificação  pelos nossos méritos, ela tem haver com o nosso  quebrantamento.

O sábado nos traz uma conotação moral

Todo cerimonialismo na Bíblia tem um cunho moral que precisamos entender. “Aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas, porque meu jugo é leve e meu fardo é suave!”
Talvez a área da vida que as pessoas mais transgridam é a ansiedade – a doença do século! Ansiedade vicia – há pessoas viciadas na sobrecarga!

Há pessoas que literalmente tentam carregar o cônjuge, os filhos, a igreja nas costas. O compasso de andar com Jesus é encontrarmos o lugar de descanso – esse é um dos maiores segredos da vida espiritual. 

Praticamente todos os milagres que Jesus fez acontecia no sábado e isso chocava os fariseus porque eles não entendiam que milagre não é resultado do nosso suor, mas do nosso descanso em Deus!
Quando descansamos afinamos os nossos ouvidos com a voz de Deus – Isso é fé!

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados!” Esse desafio é um chamado – se você quer andar com Jesus, na pegada d’Ele, terá que encontrar esse lugar, onde a sobrecarga não tem vez.

Existem pessoas que não sabem o que é descansar há anos. Isso não tem haver com ter um dia de folga na semana, mas com o descanso da alma – que é um estilo de vida! A ansiedade é pecado

Jesus disse: “Não andeis ansiosos!”

“E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram;

E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.
E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos.
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?
E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho.
Mateus 8:23-28

Para avaliarmos o episódio da tempestade é muito importante sabermos para onde eles estavam indo – eles iam para Gadara. Satanás não é o protagonista do destino humano. O nosso problema maior somos nós mesmos e  ele se aproveita de tudo que colocamos ao dispor dele.

Na cidade de Gadara havia um homem que carregava uma dor insuportável, ele andava pelos montes se ferindo, se retalhando. Ele carregava um tipo dor onde ele se consolava ferindo-se fisicamente.

Sabemos que existem dores internas que levam as pessoas a estarem suscetíveis a uma exploração demoníaca. Existia uma dor que fez com que esse  homem se transformasse no que ele se transformou e quando ele foi liberto, ele desejou seguir Jesus, mas o Senhor o enviou para a sua casa, porque haviam coisas que ele precisava resolver.

Onde Jesus queria chegar?

Em Mateus 16, Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja. Naquela tempestade aconteceu uma resistência anormal – alguém não queria que eles chegassem do outro lado.

Os discípulos de Jesus não eram marinheiros de primeira viagem. Aquela tempestade assumiu uma postura tão intimidadora - a situação ficou tão feia, que apesar disso, Jesus dormia, mas os discípulos ficaram apavorados!

O livro de Lucas relata que Jesus estava recostado numa almofada e os discípulos diante do quadro entraram em colapso e começaram a tomar a forma da tempestade. Muitas vezes acabamos tomando a forma das circunstâncias contrárias e aí perdemos as batalhas.

Jesus confrontou a incredulidade dos discípulos – Deus não nos coloca numa travessia para pararmos no meio.  Jesus externalizou a paz que havia dentro dele quando mandou o vento calar e o mar se acalmar. Descanso gera autoridade! “Quem é esse que até o mar e o vento lhe obedecem?” O Príncipe da paz!

Quando Jesus e os discípulos chegaram em Gadara a batalha já havia sido ganha no descanso. “E o Deus de paz esmagará a satanás debaixo dos nossos pés.”
Quando entendemos alguns segredos do coração de Deus e encontramos esse lugar de descanso, ouvimos o que o Senhor tem a nos dizer e vencemos!

O grande segredo do descanso é a entrega! A paz é o diferencial entre uma glória e outra. Quando encontramos esse lugar no coração de Deus, (aquele que habita no esconderijo do Altíssimo) a sombra do onipotente descansamos. O descanso é um dos principais princípios para renovação de forças. Se você não sabe descansar emocionalmente terá problemas até com a sua cama.


Quando desaprendemos a ansiedade, o que requer um esforço, desfrutamos de saúde emocional, equilíbrio espiritual e amortecemos as pancadas que nos sobrevém.

Se você está próximo da fadiga, do colapso, descanse no Esconderijo do Altíssimo!
Pr. Coty
Mensagem ministrada no Congresso Segredos do Coração
Edição: Renata G.Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário