domingo, 2 de setembro de 2012

Honra a quem merece honra


"O filho honra seu pai, e o servo o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem? ", pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. "São vocês que desprezam o meu nome! " "Mas vocês perguntam: ‘De que maneira temos desprezado o teu nome? ’
"Trazendo comida impura ao meu altar! "E mesmo assim ainda perguntam: ‘De que maneira te desonramos? ’ "Ao dizerem que a mesa do Senhor é desprezível.
"Na hora de trazerem animais cegos para sacrificar, vocês não vêem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também não vêem mal algum. Tentem oferecê-los de presente ao governador! Será que ele se agradará de vocês? Será que os atenderá? ", pergunta o Senhor dos Exércitos.
"E agora, sacerdotes, tentem apaziguar a Deus para que tenha compaixão de nós! Será que com esse tipo de oferta ele os atenderá? ", pergunta o Senhor dos Exércitos.
"Ah, se um de vocês fechasse as portas do templo. Assim ao menos não acenderiam o fogo do meu altar inutilmente. Não tenho prazer em vocês", diz o Senhor dos Exércitos, "e não aceitarei as suas ofertas.
Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações", diz o Senhor dos Exércitos.
"Mas vocês o profanam ao dizerem que a mesa do Senhor é imunda e que a sua comida é desprezível.
E ainda dizem: ‘Que canseira! ’ e riem dela com desprezo", diz o Senhor dos Exércitos. "Quando vocês trazem animais roubados, aleijados e doentes e os oferecem em sacrifício, deveria eu aceitá-los de suas mãos? ", pergunta o Senhor.
"Maldito seja o enganador que, tendo no rebanho um macho sem defeito, promete oferecê-lo e depois sacrifica um animal defeituoso", diz o Senhor dos Exércitos; "pois eu sou um grande rei, e o meu nome é temido entre as nações. "

Malaquias 1.6-14.

Pregar a Palavra de Deus é um grande desafio. Essa palavra vem ardendo no meu coração há mais de um ano. Honrar significa distinguir, dignificar, enobrecer e dar crédito. O Senhor dizia a nação de Israel: “Se eu sou Deus porque vocês não me honram como Deus?”

Israel não oferecia ao Senhor o que de melhor eles tinham, mas o de pior – Deus questionou Israel quanto a isso.

Quando honramos a Deus devolvemos a Ele o que já é d’Ele – não fazemos nada sobrenatural quando O honramos. “Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.” I Cr 29.11.

Se honrarmos a Deus – Ele nos honrará! Se não tivermos vergonha do Senhor diante dos homens, Jesus também não terá vergonha dele diante do Pai. Muitas vezes deveríamos honrar ao Senhor e não honramos! Dê honra a Deus agradecendo por todos os seus benefícios para com a sua vida!

Herodes foi comido por bichos porque não deu glória a Deus! Tudo que conquistamos na vida é resultado da misericórdia de Deus.

 A honra aos Pais

A Palavra de Deus diz que os filhos que honram os pais serão abençoados! “Honra o Teu pai e Tua mãe para que se prolonguem os seus dias sobre a Terra!”

Há filhos que desprezam os pais e os tratam como se fossem um enfado. Colocam os pais em asilos, sem nenhum cuidado e amor.

O Filho Pródigo não honrou seus pais – Sansão não honrou seus pais. Muitas vezes como pais dizemos para os nossos filhos não tomarem determinadas decisões, mas os mesmos não aceitam a admoestação e quebram a cara.

Absalão queria ser o Rei de Israel – ele queria que Davi morresse e então teve uma estratégia: assentou-se na entrada da cidade e quando o povo chegava com demandas ele dizia que se fosse o rei de Israel resolveria aquele  problema.

Salomão dividiu tanto a nação que os conselheiros de Davi o advertiram quanto à sua própria vida. Davi teve que fugir de Absalão – mais tarde o exército de Davi foi obrigado a enfrentar o exército de de Absalão e o Senhor entregou a Absalão nas mãos do pai – Joabe matou Absalão contra a vontade de Davi e o Rei lamentou: "Absalão, Absalão, meu filho Absalão!"

Honra (Casal)

Honre seu cônjuge com a sua presença, com sua atenção. A rainha Vasti perdeu seu posto e tornou-se uma mulher amargurada, porque não honrou o Rei Assuero.

Muitos maridos não dão a mínima para a esposa e outro homem na rua, fala coisas que ela gostaria de ouvir e vice-versa.

Se você souber honrar as pessoas que foram bênção na sua vida, você será duplamente honrado!

Se eu não puder falar o nome de Jesus, se não puder falar de Jesus seja qual for a situação – tô fora!

A história de Pedro

Pedro negou Jesus – ele não O honrou! Tome cuidado para não negar Jesus no seu trabalho, na sua casa, com suas atitudes!  A história de Pedro ficou registrada na Bíblia por ter negado o Mestre.

Algumas formas de honrar!

 - Jesus

Coloque o nome de Jesus no seu convite de formatura, nos discursos, nos eventos importantes da sua vida, com suas atitudes no dia a dia, com o amor por Sua palavra, com seu dízimo e oferta. “Tudo que faço é porque vi meu Pai fazer...” Jesus honrava o Pai!

- No casamento
Sara honrava Abraão chamando-o de Senhor.  “Como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor ...” Pedro 3.6.

Usar aliança é uma forma de honrar seu cônjuge. Existem casais que não usam aliança! Marido abra a porta do carro para a sua esposa entrar. Ambos procurem ser gentis. Demonstrem o quanto aquela pessoa é importante. Tenham cuidado no trato, no falar.

- Os amigos

Lembre-se deles nas formaturas, no convite de casamento, seja grato pelos momentos que vocês passam juntos...

- Os pais

Honre seus pais no convite de formatura, de casamento, no falar, no trato, no cuidado, com o respeito, com a sua presença...

- Os pastores

Lembre-se daqueles que dedicaram tempo ouvindo seus problemas, o aconselhando. Tenha orgulho de chamá-lo de “Meu pastor” – mostre a pessoa que você se importa e é grato pela vida dele.

Existem pessoas que não honram ninguém – devemos aprender a honrar as pessoas.

“Aquele que me honrar diz o Senhor, eu o honrarei!”
Quando honramos a Deus, atraímos honra pra nós. Honre e na hora certa você será honrado!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário