quarta-feira, 5 de setembro de 2012

As pressões no ministério pastoral

Há dias duas noticias me impactaram muito – um pastor amigo me procurou e disse que sua esposa lhe comunicou que estava saindo de casa. Esse pastor tem um casal de filhos.  Imagine o coração do pastor diante dessa situação!

A segunda notícia foi que há poucos dias tive a estranha honra de realizar o funeral de um homem de Deus com 49 anos.

Na Palavra do Senhor existem caminhos  para lidarmos com o inesperado!

“E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá.
Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá.
E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao SENHOR.
E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do SENHOR, diante do pátio novo.
E disse: Ah! SENHOR Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir.
Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?
E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo:
Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.
Agora, pois, eis que os filhos de Amom, e de Moabe e os das montanhas de Seir, pelos quais não permitiste passar a Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram,
Eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar.
Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.
E todo o Judá estava em pé perante o SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos.
Então veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel.
Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.
Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando-o.
E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao SENHOR Deus de Israel, com voz muito alta.
E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;
E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao SENHOR porque a sua benignidade dura para sempre.
E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.” 
2 Crônicas 20:1-22

Na vida sempre corremos perigos e riscos. Quais são as principais fontes das ameaças no ministério?

- Nós somos nossa maior ameaça
É impossível termos um ministério proativo se morrermos dentro de nós mesmos. A Bíblia diz que assim como o homem imagina em sua alma, assim ele é.

- Somos ameaçados pelas circunstâncias e pelas pessoas

-  Somos ameaçados pelos nossos pecados, por nossos sentimentos hostis
Quantas pessoas são líderes, mas tem um pavio curto de mais? A língua é uma faísca muito rápida!

Quantos pastores líderes escutam? “Seus filhos estão nas drogas!” “Sua esposa vai sair de casa!”
Muitas vezes escutamos a frase: “Vem contra ti uma grande multidão!” Como lidar com isso sem perder a doçura e graça de Deus?

Josafá tomou algumas atitudes diante da ameaça:
- Temeu a Deus
- Buscou a Deus a sós
-Enfrentou o  perigo de pé

Diante da crise dimensione a situação e assuma que sem Deus não há saída! Peça ajuda, oração! No meu consultório já escutei situações muito dolorosas. Pessoas pedindo oração por precisarem de ajuda Lembre-se:  A dor a dois é dor pela metade e a alegria a dois é alegria em dobro.

Diante do problema peça ajuda! Diante da crise, enfrente-a de pé!
Não se prostre diante das aflições, quando o inimigo nos vê abatidos, nos tornamos vulneráveis e vulneráveis caímos mais rápido.

Existem 7 verdades que nunca podemos esquecer sobre Deus

I) Deus é soberano
II)  Deus é imutável
III) Deus é onisciente
Deus vê a nossa dor, Ele sabe o que estamos passando. 
IV) Deus é justo
V) Deus é fiel
VI) Deus é santo
Nosso Deus é santo e abomina coisas obscuras.
VII) Deus é Senhor
Josafá orou a Deus: “Senhor Tu tens nas mãos todo o poder e glória, quem é Ammom para lutar contra o teu servo oh Deus?!”
Traga à sua memória um grande feito que Deus realizou na sua vida e repita várias vezes: O meu Deus é um Deus de fidelidade! Deus  eu sei que Tu me amas!
O inimigo do homem é a oportunidade de Deus – o Senhor começa a agir quando já não sabemos mais o que fazer.
Aprendi na vida como pastor que há três coisas que ninguém faz por mim a não ser o Espírito Santo.
“Por que fazer? Como fazer?  E como fazer?” Não se vingue, deixe Deus agir! Não entregue a sua igreja, deixe Deus agir! 

Por que fazer? Porque o Senhor está no comando!
Como fazer? Espere o sinal de Deus!
O que fazer? Não faça nada, Deus já está operando!

Um dos mais lindos segredos do coração do pastor é saber que suas dores e temores cabem no coração de Deus – porque Ele sabe por que, como e o que fazer! Deus surpreenderá você

Mensagem ministrada no Congresso Segredos do Coração
Pr. Estevam Fernandes
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário