sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Sejamos Filadélfia

“Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.
Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento.
Por causa disto os judeus lançaram mão de mim no templo, e procuraram matar-me.”
 
Atos 26:19-21
O apóstolo Paulo recebeu a incumbência de ministrar perante reis e autoridades – seu ministério foi um ministério grandioso e foi acompanhado de muita perseguição e dor.

Todo pastor recebe uma visão para exercer seu ministério. Tanto faz ser pastor de uma igreja, líder de uma região,  diácono, ou missionário, cada um de nós recebe uma visão de Deus para a execução de um trabalho.

O Senhor Jesus tem uma visão particular para a igreja e cada um de nós deve se submeter a essa visão.
Onde encontramos a visão de Jesus para a igreja?

Vamos dar uma volta as sete cartas dirigidas as igrejas da Ásia.  Quando o Senhor Jesus mandou João escrever aquelas cartas, Ele começou se apresentando. “Eu sou o Alfa e ômega, a Raiz de Davi” em seguida o Senhor Jesus elogia: “Conheço as suas obras, sei que não tens me negado.” Na terceira parte da carta, ele apresenta uma reclamação: “Tenho contra ti” e na última parte da carta o Senhor traz consolação.

A primeira expectativa de Jesus em relação a igreja é que a mesma não perca o primeiro amor.

“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.”  Apocalipse 2:4 Mantenha o primeiro amor.

A segunda expectativa de Jesus em relação a igreja é que a igreja passe por tribulações:

“E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.Apocalipse 2:8-10
Cai por terra o evangelho da confissão positiva. As tribulações virão, o que temos que fazer é nos prepararmos para enfrentá-las.

A terceira expectativa de Jesus é que a igreja não aceite doutrinas falsas:

“E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Apocalipse 2:12-23

A quarta expectativa é que o Senhor Jesus não admite na igreja o pecado

“E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. 
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Apocalipse 2:18-23.

Se o pastor conhece o erro de um irmão e não toma uma posição quanto a isso, advertindo-a conforme a Bíblia orienta, o mesmo está sendo conivente com o erro. Não podemos tolerar o pecado!

A quinta expectativa de Jesus é que ele não aceita formalismo religioso

“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.

Apocalipse 3:1

A igreja prega que Jesus salva, mas não salva ninguém. Diz que deve abençoar a viúva, mas não ajuda nenhuma, diz que ama, mas não demonstra amor. Tem nome de que vive, mas está morto pela formalidade.

Onde está a vida espiritual, o amor, a essência do evangelho na vida das pessoas? A igreja tem que ser autêntica, transparente!
Todos querem ser Filadélfia

“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

Apocalipse 3:7-10

Vamos conservar o que a igreja tem de bom, pastores bons, diáconos bons, obreiros bons. O respeito uns pelos outros, a fidelidade a Palavra de Deus. Conserve o que tens para que ninguém tome a tua coroa.

O problema de ser Filadélfia é se tornar Laodicéia.

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

Apocalipse 3:15-17

O frio é o pecador que não conhece ao Senhor Jesus. O morno é o quente que vai esfriando. Vemos esse problema acentuadamente hoje na igreja.
E o quente é aquele que aceitou ao Senhor Jesus e está no primeiro amor! Que não percamos a essência do evangelho e voltemos ao primeiro amor. Que a igreja não tenha orgulho espiritual, como Laodicéia   Que sejamos igreja Filadélfia!

Pr. Walmir Cohen no Congresso Segredos do Coração
Edição: Renata G. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário