terça-feira, 25 de setembro de 2012

Não negocie a sua herança

“E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.
Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.
Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
1 Reis 21:1-4

Deus nos dá alguns valores e a nossa felicidade, o nosso sucesso depende muitas vezes da maneira como estamos negociando esses valores. Muitos poderiam ser bem sucedidos na vida, mas não são por não saberem negociar esses valores. Que valores são esses?

Iº valor: O tempo Chronos

Precisamos observar o tempo Chronos. Às vezes por causa de um minuto de atraso as pessoas perdem concursos, perdem o avião, perdem grandes negócios. A boa administração do tempo é preciosíssimo para a nossa vida.


IIº valor: O tempo Káiros

O tempo Káiros é o tempo de Deus.  Devemos ter a clara visão da oportunidade de Deus para a nossa vida, porque a oportunidade perdida não mais será conquistada. Precisamos aproveitar todo o tempo oportuno.

A oportunidade nem sempre vem com uma placa escrita: “Essa é uma grande oportunidade para a sua vida!” Às vezes as oportunidades vem vestidas de dificuldades e precisamos ter discernimento para percebê-las.


III º valor: O Dinheiro

A boa administração do dinheiro produz prosperidade.  Se você não tirar o seu coração do Senhor e der ao dinheiro o valor que ele tem, você prosperará. Quanto mais fiéis a Deus formos, mais habilitados estaremos a receber suas bênçãos.


IVº valor: Bens Materiais

A Bíblia diz que o homem não tem coisa alguma se do céu não lhe for dado. Isso significa que tudo que você tem é fruto da bênção do Senhor na sua vida, porque tudo vem d’Ele. Sendo assim; seja grato por tudo que você tem.

Existem pessoas que recebem as bênçãos de Deus e não usufruem delas, ou compartilham com os outros. O Senhor nos dá suas bênçãos para que possamos administrar da melhor forma possível.


Vº valor: Talentos

Não há ninguém nessa terra que não tenha nascido com um talento. Todo talento que Deus nos deu tem que ser usado para a glória d’Ele. Quando usamos os talentos que o Senhor nos deu, somos abençoados. Deus tem compromisso com fiel – Pv 28. O homem fiel é cumulado de bênçãos!

Há muitas pessoas vivendo uma vida de escassez, falência, porque tem negociado valores que não devem ser negociados. Há valores que não devem ser negociados. Por isso devemos ser sempre direcionados pelo Espírito Santo.

Não negocie sua fé – muitos estão arrasados espiritualmente, emocionalmente porque negociaram sua fé, sua integridade, sua santidade, sua honestidade.

Deus deposita seus tesouros em vasos de barro que foram revestidos da glória d’Ele. O Senhor não coloca seus tesouros em qualquer vaso. Não negocie sua consciência!

O diabo é um anjo que caído que perdeu o posto, ele odeia a nossa comunhão com Deus, e faz de tudo para que percamos essa comunhão. E como ele faz isso? Fazendo-nos pecar!

Balaque tinha contratado Balaão para amaldiçoar Israel, mas o Senhor não permitiu porque Israel é povo de propriedade exclusiva de Deus e a quem Deus abençoa ninguém pode amaldiçoar. E Balaão teve que confirmar a maior promessa de todas – a vinda do Messias.

Balaão ficou triste por não ter podido amaldiçoar Israel e por isso satanás ensinou o povo o caminho da prostituição, assim o povo perderia a comunhão com o Senhor.

Acabe foi um rei reprovado por casou com uma feiticeira e a Bíblia diz que ele foi para uma guerra. Por causa das provocações do Rei Sírio (Ben Adabe), o Senhor resolveu colocar Ben Adabe nas mãos de Acabe e ao invés de Acabe destruir o inimigo, fez aliança com ele e foi repreendido duramente pelo Senhor. Nem tudo que dá certo está certo! Acabe se entristeceu porque sua vitória não foi conquistada da maneira correta.

Na sua casa de Veraneio ele vê uma parreira muito bonita, fica incomodado e pergunta de quem era aquela propriedade. Ele procura o dono da propriedade e diz a ele que queria ser honrado por ele com aquela propriedade. Nabote (dono da propriedade) não aceitou. Então, Acabe oferece outra propriedade no lugar daquela. (O melhor para nossa vida é o que Deus nos dá, não o que o mundo oferece).

Nabote não aceitou. (No mundo tudo tem um preço, mas o que Jesus conquistou pra nós na cruz do calvário, não tem preço). E novamente Nabote recusou e disse que não negociaria um valor inegociável que era aquela propriedade herança dos seus pais. Há pessoas negociando muito facilmente valores inegociáveis.

Não negocie o que é inegociável! Não abra mão da sua família, do seu casamento, dos seus filhos, do seu ministério...

Negociamos a nossa herança quando a idolatramos, quando não damos a ela o devido lugar, quando não cuidamos e quando não investimos nela! Aconteça o que acontecer, não negocie a sua herança!

Pr. Amaury Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário