quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Os quatro mundos que pertencemos que nos faz um ser total


“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”

Gênesis 1:26-28

Para sabermos o que nos faz um ser total primeiramente precisamos definir o significado de mundo – a totalidade das coisas que pertencem ao  mesmo domínio. Exemplo: mundo animal: tudo que é relativo aos animais. Mundo das crianças: tudo que é relativo as crianças e assim sucessivamente.

I) Mundo biológico
Todos pertencemos a esse mundo. O mundo biológico tem algumas máximas: já nascemos morrendo. Todos nós estamos limitados a tempo, espaço e circunstâncias.  O mundo biológico tem necessidades. Água, alimento, descanso, abrigo.
Há pessoas que pensam que são máquinas! Precisamos tirar férias, descansar. Eu me programo, aprendi isso com meu pai. “Não trabalho mais que ninguém, mas trabalho tanto quanto os que trabalham!”

Existem mães que são empregada doméstica do filho, trabalha, trabalha, trabalha e depois fica cuidando dos netos.
Esposas que trabalham, trabalham, trabalham e depois ficam acabadas e aí vem o marido e a troca por uma de 20.
Como você tem vivido a sua vida em todos os campos e áreas? Você tem uma vida para viver. Estamos inseridos no mundo biológico e a maneira como vivemos nesse mundo podemos produzir doenças ou longevidade.
II) Mundo pessoal, mundo psicológico

Somos indivíduos, somos parecidos, iguais não. Como você se vê ao pertencimento do mundo no qual você está inserido?

- A auto estima

A auto estima é algo fabuloso para aumentar ou diminuir a motivação de como você agirá!
Se você se vê um zero a esquerda – assim será. Somos  a coroa da criação de Deus! “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança!” Pare de ser a vítima.
Uma coisa fundamental que ajuda a auto estima é o elogio – produz auto confiança!
- A auto realização

O que você quer ser, onde quer chegar, quais são os seus sonhos? Não queira se realizar nos seus filhos. Você pode orientá-los não obriga-los a ser o que você quer eles sejam. Se você assim fizer, criará um frustrado. No mundo pessoal, Jesus sabia quem era: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida!” Quem é você!

III) Mundo da cultura, mundo sociológico

Não existe ser que seja do outro. O ser  humano é o mais ignorante quando nasce para tornar-se o mais inteligente quando cresce. Ninguém é em si mesmo o tempo todo. Existem uma definição da psicologia social: “Você não é uma ipseidade, você é uma identidade.”
Você tem uma identificação a partir dos relacionamentos.
O que é um ser humano saudável mentalmente?
- É um ser humano que constrói relacionamentos profundos e duradouros com outros seres humanos.

Deus compara a igreja ao corpo – Ele conhece a necessidade do ser que criou. Precisamos de relacionamentos.
- Desenvolvemos vários papeis sociais

Da mesma forma que somos pais, somos filhos. Da mesma forma que somos patrões, podemos ser empregados. O segredo é saber desempenhar cada papel social de forma correta. Aprenda a desempenhar o seu papel social no lugar certo!

Seu filho pode ser seu amigo, mas você nunca deixará de ser pai dele. Se você tratar seu filho como seu igual você arrumará problema! Como pai você tem que corrigir, punir, disciplinar.
O papel social na igreja

Você é criado na igreja com uma pessoa, que é seu amigo, vocês crescem e o seu amigo torna-se seu pastor. Como você irá tratá-lo? Pelo apelido?  Não, você irá tratá-lo como seu pastor. Na intimidade você poderá tratar seu amigo pelo apelido, na frente dos outros não.

- Quem vai vencer na pós modernidade, no mundo da competitividade? Não há vaga mais para bom, só para excelente!
I) Quem tiver o domínio do conhecimento

 Hoje a pessoa tem que ser ‘fera’ em uma área e ter domínio de tudo que era ‘afim’ incluindo o inglês!
Quanto mais cursos você tiver, vencerá na área. Por isso jovem; enquanto você tiver comida e roupa lavada, ‘bota pra quebrar’!

II) Quem tiver o domínio da comunicação!
Quem se comunica tem o poder de comover, influenciar, marcar a sua presença no mundo!

Um crente morava num prédio de nível e era um grosso, sem educação. Ele estava concorrendo a uma vaga de executivo numa grande empresa. Passou no processo de seleção até ficarem ele e mais dois.

No outro dia o diretor da empresa daria o voto final. Quando ele abriu a porta da sala do diretor, percebeu que ele era o morador da cobertura e o diretor o identificou como o vizinho mau humorado.  Precisa continuar? Se comunique!

III) Quem for resiliente

O resiliente é otimista, cheio de fé, enfrenta o obstáculo de cabeça erguida e não se deixa abater diante das dificuldades da vida. Os dez espias não eram pessoas resilientes – mas Josué e Calebe eram!
IV) Quem for proativo

O proativo toma decisões em princípios, não em achismos! Onde você quer chegar? Fico triste de ver os crentes reclamando de tudo, sem otimismo!
Na juventude da minha igreja lancei um desafio. O primeiro jovem até 28 anos comprovadamente membro da igreja que passar em Harvad, terá  todo o curso pago pela igreja.  A Terra está aí para ser conquistada por qualquer um.  “Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens.” Salmos 115:16
Se botarem na minha mão 20 milhões de reais eu sei o que fazer e se botarem 50 milhões eu sei o que fazer também – é questão de mentalidade!
Deus não tirou o Egito do povo por que a mentalidade está arraigada através de crenças e valores.
Jesus no mundo sociológico

Qual foi o sinal de Judas para codificar Jesus entre os outros? O beijo! Por que? Jesus era igual no contexto social. Você pode estar inserido no contexto social sem ser ridículo – senhoras vistam-se bem, mas de acordo com a sua idade. Tem senhora que quer se vestir como garotinhas.
Jesus andava com as multidões. Ele foi a uma festa de casamento. (Lucas 2.52) Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.
Jesus tinha cinco níveis de relacionamento: Deus não faz acepção de pessoas para salvação! Ele disse que Davi era um homem segundo seu coração. Abrãao era seu amigo. Com Moisés ele falava face a face.
Se Jesus trabalhasse com todos da mesma maneira como privilegiaria a lealdade.
Com a multidão Jesus falava por parábolas, com os discípulos era outra conversa. Com os 12, ele se retirava à parte. Haviam três que estavam sempre com Ele – Pedro, Tiago e João. João o discípulo amado recostava no seu peito.
Como vamos honrar a lealdade se tratarmos todos iguais?
Jesus escolheu doze porque ninguém constrói nada sozinho.
IV) Mundo Espiritual

Esse mundo influencia os outros mundos. Ou Deus influencia você, ou o diabo. Quando Deus fez o homem, o fez para dominar. Deus só não fez o homem para dominar outro homem. O diabo usou uma planta para dominar o homem – o que é o cigarro, as drogas? Uma planta mata, destrói, acaba com a família, com os sonhos. O diabo está por trás dos governos fascistas, ditadores. Deus nos fez para liberdade em Cristo!
Toda história da civilização humana está sustentada na estrutura nuclear. Aí vem o diabo e coloca  homem com homem e mulher com mulher, invertendo os papeis sociais. Por isso a família esta sendo desmantelada. O homossexualismo é comportamental. Não tem genes homossexual, hormônio sexual. Falo isso amparado pelo artigo V.

No deserto Deus tratou o povo nos quatro mundos! Na Bíblia vemos o Senhor nos tratando nos quatro mundos! Mundo biológico, sociológico, psicológico, espiritual. O problema dos crentes hoje é que eles investem em todos os mundos e esquecem do mundo espiritual.
“Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas!”
Que Deus vos abençoe em nome de Jesus!


Pr. Silas Malafaia no Congresso Segredos do Coração
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário